Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. 3º Encontro Catarinense de...

3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental termina nesta sexta-feira

Após três dias de trabalho o 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental terminou na manhã desta sexta-feira, 31. O evento reuniu cerca de 300 participantes em Piratuba, no Meio-Oeste catarinense. “Tivemos um amplo debate sobre a importância da educação ambiental e da adoção de práticas que visem à sustentabilidade”, relatou o diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Luiz Antônio Garcia Corrêa.

Na quarta-feira, 29, abertura do evento, foi lançado o portal de Educação Ambiental de Santa Catarina. Segundo a presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e gerente de Planejamento e Educação Ambiental da SDS, Maureen Gonçalves, o portal atende o eixo do Programa Estadual de Educação Ambiental para disponibilização de informações. “Queremos que o site esteja no ar o mais breve possível, já com as informações deste encontro, que trouxe subsídio para implantação e fortalecimento dos eixos propostos”, contou.

Maureen destacou a participação de educadores formais e não formais, além dos protetores ambientais. “Foi uma oportunidade de interação entre os participantes e muitos puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da educação ambiental em Santa Catarina”, disse. A Comissão recebeu 94 resumos com as temáticas de produção e divulgação de material educativo, acompanhamento e avaliação continuada, disponibilização permanente de informações, integração através de cultura das redes sociais, e fontes de recursos. Destes, 76 trabalhos foram aprovados e apresentados.

Os participantes contaram com palestras sobre comunicação, ambientes de aprendizagem e sustentabilidade. Foram realizadas, ainda, oficinas com temas como água, energias alternativas, compostagem, cores da terra, reciclagem, entre outros.
O evento foi promovido pela Comissão, SDS, Secretaria da Agricultura e da Pesca (SAR) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Contou com apoio da Secretaria de Educação (SED), SC Rural, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Banco Mundial e Prefeitura de Piratuba.

Informações adicionais para a imprensa:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail:michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998