29º SDR participa do 4º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira
Diretor-geral e gerentes da 29º Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos participaram do 4º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira e 8º Reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, em Dionísio Cerqueira, na última quarta-feira, 03. O objetivo do evento promovido pelo Ministério da Integração Nacional era fazer um balanço das atividades realizadas pelos Núcleos Estaduais de Fronteira e promover o debate e a troca de experiências, além de planejar a forma de atuação e as ações previstas para 2015.
O diretor-geral, Claudemir Felchilcher, avaliou como positiva a participação no evento. “É um bom momento para trocar experiências. Sempre é positivo quando podemos participar de promoções como essa, porque temos contato com outros núcleos de regiões diferentes”. Também participaram a gerente de saúde, Celiti Schenatto, e o gerente de desenvolvimento econômico sustentável e agricultura da 29º SDR de Palmitos, Claudecir Camargo, que aprovou a realização. “Cada vez mais precisamos buscar soluções para as regiões de fronteira. Com os núcleos, teremos um planejamento muito bom”.
No primeiro painel do dia, o reitor da UDESC, Antônio Heronaldo Sousa, juntamente com os professores Weber da Silva Robazza e Suzane Miorelli, apresentou o projeto sobre a consolidação da Rota de Integração do Leite na Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina e anunciou a Implantação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite em Pinhalzinho.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Social de Fronteira, Luciano Stremel Barros, e o Diretor de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios, Celso Vedana, ofereceram um painel dos estudos e diagnósticos socioeconômicos da fronteira e sistema de indicadores de desenvolvimento municipal sustentável. O diretor da Secretária de Planejamento e Investimentos estratégicos do Ministério do Planejamento, Leopoldo Vieira, falou sobre os municípios de fronteira e o planejamento governamental para o desenvolvimento regional. E ainda o Cônsul do Brasil em Puerto Iguaçu, Roland Stille, fez um balanço da situação do Brasil e a situação de suas fronteiras.
{article Tiago Spezzatto – SDR Palmitos}{text}{/article}