ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. 24ª Kegelfest reúne cerca...

24ª Kegelfest reúne cerca de 10 mil pessoas em Rio do Sul

“Em outubro, Santa Catarina é mais alemã! E o Alto Vale é mais Kegelfest!”. O slogan da 24ª Festa Nacional do Bolão – a Kegelfest se confirmou e a Comissão Central Organizadora estima que 10 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Hermann Purnhagen entre os dias 11 e 13 de outubro.

A alegria invadiu a Alameda Aristiliano Ramos na noite de sexta-feira, quando 32 grupos com 1,7 mil pessoas desfilaram abrindo a festa. O diferencial do desfile foi a participação de dois bonecos com 4 metros de altura, chamados de Fritz e Frida. Como é tradição, rainha e princesas pegaram carona no Chevrolet 1927 do empresário Germano Purnhagen.

O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, abriu oficialmente o evento, em que foram vendidos três mil litros de chopp ao som da banda Munich, de Santa Cruz do Sul.

Sábado

No sábado, 12, as crianças puderam festejar o seu dia na Kinderfest na minipista de bolão e no parque de diversões com brinquedos infláveis. Elas também interagiram com bonecos gigantes e participaram de oficinas de pintura facial, painel de pintura coletiva.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Rio do Sul, Willian Sieverdt, um dos coordenadores da Kinderfest, a música e os espetáculos teatrais foram prestigiados pelas crianças. Elas puderam acompanhar as apresentações de Música para Crianças – da Musnova Projetos Musicais, A Roupa Nova do Rei –  da Companhia de Teatro Zulu Canibal Ator e Bonecos, a apresentação de Dança de Rua Hora de Brincar – do grupo Street Kings, e coreografia de Juliano Correira no Flautista de Hamelin, da companhia Trip Teatro de Animação.

Ainda no sábado, 12, às 21h, houve o concurso de escolha da rainha e das princesas da Kegelfest 2014. A 2ª Princesa é Andreia Hoeltgebaum – da Sociedade Albertinense; como 1ª Princesa foi eleita Tailine Eliane Diel – representante do DCE-Unidavi; e a Rainha da Kegelfest 2014 é Priscila Gabriela Moretto, representante do Grupo de Tradições Germânicas Rote Rosen.

As competições de Chopp no Pino contaram com participação de estudantes de Rio Claro (SP), que estavam em Rio do Sul aproveitando a Kegelfest. As competições de Bolão – o esporte oficial da Kegelfest, duraram todos os dias da festa, com jogadores de diversas entidades e clubes de bolão do Estado disputando as premiações. No naipe feminino, a Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul foi campeã, com 1.174 pinos derrubados e 266 perdidos, média de 146,75, ficando à frente das equipes Bola de Ouro, de Santa Cecília, com média de 143,63, e Sociedade Albertinense, com 137,63.

No individual, a Braço de Ouro foi Joana Luisa Vehmuth, da FMD Rio do Sul, com 636 pinos derrubados e 84 pinos perdidos, uma média de 159,00. A Braço de Prata foi Luciane Pereira, também da FMD Rio do Sul, com média de 156,25. Outra atleta da FMD Rio do Sul ficou com o Braço de Bronze, Emanuele Scheuer, alcançou média de 154,75.

No naipe masculino, a equipe da FMD Rio do Sul ficou em primeiro lugar, com 1.364 pinos derrubados e 76 pinos perdidos, média de 170,50. Em segundo ficou a equipe da Sociedade Albertinense, de Rio do Sul, com 1.282 pinos derrubados, 158 perdidos, média de 160,25. A terceira colocação ficou com a equipe Continental, de Agrolândia, que derrubou 1.278 pinos, perdeu 162 e alcançou média de 159,75.

No individual masculino o Braço de Ouro foi Vilmar Werlich, da Sociedade Albertinense, com 517 pinos derrubados, 23 perdidos e média de 172,33. O Braço de Prata foi Andrei Dias, da FMD-Rio do Sul, com média de 172,00 e o Braço de Bronze ficou com Pitter Hasse, da equipe Continental de Agrolândia, com média de 168,67.

Domingo

No domingo, 13, a gastronomia típica e as competições de bolão foram as grandes atrações da festa. A comissão organizadora estima que foram consumidos 900 pratos típicos. Para a comissão da festa, o objetivo de resgatar as tradições  e trazer as famílias ao evento foi alcançado. O foco agora é organizar a edição de 2014, que será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro do ano que vem.

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Email:imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47) 3526-3014

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support