2016 foi marcado pelo incentivo ao empreendedorismo na Rede Estadual de Ensino da região de São Lourenço
Para Samira Hellen de Souza, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da EEB Olga Nunes de Abreu, de Coronel Martins, um dos municípios da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, inserir atividades voltadas ao empreendedorismo no currículo escolar é de fundamental importância para promover impulso ao desenvolvimento.
Samira é uma das centenas de estudantes que participaram de um Programa da Gerência Regional de Educação (Gered), lançado no ano de 2015 em algumas instituições de ensino da região, cujo objetivo é incentivar o empreendedorismo nos estudantes da rede estadual de ensino.
Intitulado Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), o programa conta com a inserção de conteúdos voltados ao empreendedorismo no próprio currículo escolar do ensino fundamental durante o período de vigência do projeto, que é de seis meses a oito meses. O trabalho final realizado com os estudantes consiste na realização de uma feira, onde os estudantes, por meio da apresentação de trabalhos, levam a público o resultado do que aprenderam em sala de aula.
Samira conta que o programa a auxiliou no desenvolvimento de novas ideias e aguçou nela o empreendedorismo. “Precisamos ser audaciosos”, conta ela, que pretende futuramente ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe em qual área atuar.
Para Lenice Burato dos Santos, diretora da EEB Olga Nunes de Abreu, a importância da ação se justifica pelo incentivo na busca do autoconhecimento, de novas aprendizagens, além de trabalhar o espírito de coletividade. “Esta ação favorece o envolvimento do aluno no ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais dos comportamentos empreendedores, auxiliando o aluno na tomada de decisões e a perceber ao seu redor, oportunidades e inovações, mesmo em situações desafiadoras. Desse modo, o programa contribui significativamente para que a escola cumpra com seu papel social”, conclui.
Para o gerente de Educação João Valdemir Patinho, o incentivo ao empreendedorismo é tratado com prioridade pela Gered, que vê nesta ação uma maneira de impulsionar o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a qualidade de vida nos sete municípios da região, através de um trabalho realizado dentro das instituições de ensino.
Sobre o projeto
O projeto é fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Gerência Regional de Educação, Sebrae SC/Chapecó e Sicoob Noroeste, uma instituição financeira com atuação muito relevante na região, que tem como um de seus princípios o incentivo a atividades educacionais que estimulem o desenvolvimento econômico.
Nos municípios de Coronel Martins, Galvão e Jupiá, o programa já foi executado. O projeto foi realizado em duas etapas, a primeira delas, com uma capacitação ministrada aos docentes e, outra, com a inserção de conteúdos voltados ao empreendedorismo no próprio currículo escolar do ensino fundamental durante o período de vigência do projeto.
Nestes três municípios, o projeto foi encerrado com a feira realizada pelos próprios estudantes. A criatividade dos trabalhos encantou o público. Em diversos trabalhos, os estudantes aliaram empreendedorismo à sustentabilidade. Atualmente, o projeto está em andamento em duas instituições de ensino do município de São Lourenço do Oeste, mas desta vez, com estudantes do ensino médio e intitulado Crescendo e Empreendendo.
O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço, Walmor José Pederssetti, salienta que a ação é de fundamental importância para aguçar ainda mais o empreendedorismo nos jovens da região. “Tal projeto, que já era fundamental para que possamos colher frutos positivos futuramente, agora também será abraçado pelo Programa de Redução das Desigualdades Regionais, que deverá contemplar a região de São Lourenço do Oeste de forma relevante”, salienta o secretário.
O gerente regional de Educação João Patinho ressalta que a ação está sendo desenvolvida com olhos no futuro e que, certamente, serão colhidos frutos positivos decorrentes deste trabalho. Para 2017, a meta é atender as demais escolas da região de abrangência da ADR, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental.
Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste