Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Educadores participam do I...

Educadores participam do I Encontro Regional de Altas Habilidades em Araranguá


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O Governo do Estado, por meio de parceria entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Secretaria de Estado da Educação (SED) e Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá/Gerência Regional de Educação, reuniu nesta quarta-feira, 5, em Araranguá, cerca de 200 educadores no Primeiro Encontro Regional de Altas Habilidades/Superdotação, que aconteceu no auditório do Center Shopping.

A abertura do evento foi feita pelo gerente Regional de Educação, Nilson Costa; diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, supervisora da Gered Araranguá, Cleusa Maria Felisberto Tavares, além das palestrantes – coordenadora do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, Andréia Rosélia Alves Panchiniak, e a artista plástica e professora da Oficina de Artes do Núcleo, Vânia Pires Franz de Matos.

O encontro, com seis horas de duração, abordou os temas “Altas habilidades/Superdotação na Educação Especial”, “Características das AH/SD e mitos presentes nessa temática”, “Identificação de alunos com AH/SD”, “Modelos de Atendimento” e “Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação”.

O gerente Regional de Educação, Nilson Costa, destacou a importância do encontro para a sociedade e em especial para os educadores. “Teremos a grande oportunidade de aprender a desmistificar e identificar um aluno superdotado, que muitas vezes além de não identificado é mal interpretado. Não devemos mais desperdiçar estes talentos e nós, educadores, temos em nossas mãos esta responsabilidade. Podemos fazer a diferença na vida destes alunos”.

No seminário, foi disseminada a política de educação especial na área das altas habilidades, e os profissionais ligados à área da educação foram capacitados a identificar os alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. “Nossa meta é que possamos instrumentalizar os professores para que eles conheçam e assim reconheçam os alunos com indicadores”, destacou a coordenadora do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação.

Andréia Panchiniak ressaltou que além de instrumentalizar todo o Estado por meio de capacitações presenciais e à distância, no Núcleo são realizadas avaliações e atendimento de alunos da Grande Florianópolis. Porém, desde 2015 a Fundação promove a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular. “Santa Catarina não pode ficar no anonimato, precisamos sair, ampliar os serviços e por isso a criação de pólos em 16 importantes regiões educacionais do Estado, em parceria com as ADRs”.

joomplu:23657

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, professor Pedro de Souza, cita que pela primeira vez um Estado Brasileiro implanta na rede estadual de ensino um serviço educacional especializado, que trabalha a inclusão. “Estima-se que 5% dos estudantes tenham habilidades acima da média, e certamente teremos a proporcionalidade aqui na Região de Araranguá. Começa-se a partir de hoje a implantação de um Núcleo, através de uma importante parceria. O primeiro passo é trabalhar na identificação dos alunos que apresentam o indicativo. Eles passarão a ter um espaço próprio, com metodologia adequada, já que o nível de raciocínio, de compreensão, de aprendizagem destes alunos é diferenciado. Não podemos perder talentos que podem ajudar a sociedade”.

Tão logo sejam mapeados os alunos, a Regional deverá ganhar um polo de serviço educacional especializado no atendimento a pessoa com indicativo em altas habilidades/superdotação, que provavelmente será sediado na EEB Araranguá. Ele contará com um pedagogo e um professor capacitados para prestarem atendimento, no contraturno das aulas.

Informações adicionais para a imprensa

Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support