Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Proerd ganha nova turma...

Proerd ganha nova turma de instrutores

Nesta sexta-feira, 9, a 19º turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) recebeu o certificado de conclusão do curso. A formatura foi pela manhã no Hotel Itaguaçu, em Florianópolis. Com a formação de 31 policiais, o programa conta, agora, com 311 instrutores para crianças e adolescentes. A professora Rosimari Koch Martins, coordenadora das políticas de educação e prevenção às violências na escola, esteve no evento representando o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Foto: Neiva Daltrozo / Secom

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, também prestigiou os formandos e disse que o programa é para prevenir o uso de drogas, educando as crianças em seu ambiente. Marcineiro explicou que o Proerd está em 55 países, sendo que, no Brasil, todos os Estados e o Distrito Federal possuem o programa.

O formando Felipe Augusto Freyesleben disse que a missão é nobre e desafiadora e acrescentou que prevenção não gera estatística, mas faz a diferença. “Se uma só criança for salva, já terá valido a pena”, disse o policial. A professora Rosimari Martins esclareceu que o Proerd articula a educação com a segurança pública. “O programa é muito importante porque vem fortalecendo as ações de prevenção trabalhadas na escola”, concluiu.

Para ser um instrutor, o policial tem que estar há dois anos atuando na Polícia Militar e passar por um estágio de formação de 106 horas/aula. Essa formação, cujo objetivo é transformar o policial em um educador, é precedida de uma rigorosa seleção, que considera critérios como comportamento, prova de redação, entrevista e ausência de vícios em drogas lícitas ou ilícitas.

O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. O programa é coordenado pela Polícia Militar, em que policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.

O Proerd tem por base o projeto norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), criado em 1983. No Brasil, o DARE chegou em 1992, recebeu adaptações para a realidade cultural brasileira e começou a ser executado na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), quando recebeu o nome Proerd.

Em Santa Catarina, o programa foi implantado em 1998 e abrangeu mais de 4 mil crianças catarinenses no primeiro ano. Em 2011, atingiu a marca de 1 milhão de crianças formadas. Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o entorno social da escola, orientando e participando de reuniões e palestras para a comunidade.

Saiba mais em www.pm.sc.gov.br.

Confira o boletim produzido pela Rádio Secom

  Baixar áudio



Informações adicionais:
Cláudia Menezes
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: claudia@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3014

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support