13ª turma de Protetores Ambientais é formada em São Miguel do Oeste
Os 26 alunos de escolas da rede de ensino estadual, municipal e particular de São Miguel do Oeste que participaram do Programa Protetores Ambientais foram formados na noite desta quinta-feira, 17. O ato solene foi realizado no auditório do Sicoob São Miguel, parceiro do projeto, e contou com a presença dos alunos, familiares e autoridades. Esta é a 13ª turma formada pela Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste.
A turma iniciou as aulas no mês de abril de 2016. Com uma carga horária de 180 horas/aulas, os alunos têm aulas teóricas e práticas em temas relacionados ao meio ambiente. Os alunos também receberam material didático e uniforme do programa.
Conforme o comandante da Polícia Ambiental de São Miguel do Oeste, tenente Everton Roncaglio, os alunos foram preparados por instrução que muitas crianças e até mesmo adultos não possuem. “Mas a responsabilidade pelo meio ambiente não é só deles, é principalmente nossa. Eles terão papel fundamental nesse processo de mudança de cultura”, afirma.
O capitão Sadiomar Antonio Dezordi participou da solenidade, representando o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó. Ele lembrou da importância do programa para todo o Estado. “São mais de seis mil crianças formadas como protetores ambientais em toda Santa Catarina. O programa só cresceu e hoje representa muito mais que educação ou prevenção, representa uma cultura que devemos adotar”, declara.
O Programa Protetor Ambiental é desenvolvido com jovens de 12 a 14 anos. No Estado, o projeto é executado desde 1999. Na região do Extremo-Oeste, a primeira turma se iniciou no ano de 2009. A ação conta com o apoio e parceria do Poder Judiciário, Ministério Público, Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, prefeitura e Banco Sicoob.
{article Gisele Vizzotto – ADR Sao Miguel do Oeste}{text}{/article}