Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. 1º Seminário Regional da...

1º Seminário Regional da Uva e do Vinho e de Culturas Alternativas é realizado em Iraceminha

seminario uva 20160809 1896139620

O município de Iraceminha recebeu, nesta terça-feira, 9, o 1º Seminário Regional da Uva e do Vinho e de Culturas Alternativas. Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)  encontro buscou promover atividades para trazer desenvolvimento ao meio rural da região e também, procurar resolver problemas que tem se mostrado recorrentes àqueles que tem na vitivinicultura o seu modo de vida.

 

O Extremo-Oeste Catarinense tem sua estrutura fundiária baseada em pequenas propriedades rurais com uso intensivo de mão de obra familiar. Levando-se em consideração esta realidade torna-se indispensável à busca por atividades contextualizadas a ela, e a vitivinicultura mostra-se como uma excelente alternativa, aliada a outras culturas não tradicionais que, em função de microclimas específicos tem tido boa adaptação.

“A escolha pelo município de Iraceminha se dá pelo pioneirismo de seus agricultores, tanto na vitivinicultura, quanto em culturas alternativas, tendo neste território um grande número de produtores, o que destaca o município como produtor de uvas, tanto para vinho, como para mesa. Por outro lado, reconhecendo as iniciativas regionais dos demais municípios, fez-se a opção por fazer deste seminário, um evento regional que proporcione conhecimento a todos e proporcione destaque à fruticultura regional como nova alternativa de renda para o enfrentamento dos problemas de falta de renda e êxodo rural”, pontuou o gerente Regional da Epagri, Mircon Fruhauff.

seminario uva 20160809 1090718558Para o secretário executivo da ADR Maravilha esta é uma iniciativa fundamental para desenvolver o setor tanto da vitivinicultura quanto de culturas alternativas nos municípios da região. “O que foi repassado hoje pelos palestrantes do seminário incentivam os produtores a investirem em novas técnicas para se profissionalizar e melhorar sua produção. Esta iniciativa contribui para o desenvolvimento da região e reflete em mais qualidade de vida para muitas famílias que obtiveram hoje maiores conhecimentos sobre uma produção diversificada buscando a sustentabilidade em sua propriedade”, destaca.

O evento contou com a participação da gerente de Políticas Públicas Socioeconomicas Rurais e Urbanas Rosana Vendrame; do gerente Regional da Epagri de São Miguel do Oeste Jonas Marcelo Ramon; do prefeito de Iraceminha Bruno Pan; do secretário municipal de Agricultura Moises Brandalise; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais José Kunz; além de estudantes e agricultores da região.

Palestras

Os presentes puderam acompanhar ao longo do dia diversas palestras, sendo a primeira Nutrição de Plantas com o engenheiro agrônomo João Peterson Gardin da EPAGRI – Estação Experimental de Videira. Logo após o engenheiro agrônomo Richard Junglaus da Regional da Epagri de Palmitos abordou o tema Culturas Alternativas Apresentação de Experiências em Unidades de Referência Tecnológica no Oeste Catarinense.

Pela parte da tarde o tema foi Legislação de Vinho e produtos da Videira com o engenheiro agrônomo Juliano Simioni do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Videira – SC. O último tema do seminário foi a Sanidade da Videira que foi proferida pelo engenheiro agrônomo Emilio Dela Bruna da Epagri Estação Experimental de Urussanga – SC.

Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha