ADR Ibirama comemora sucesso do 1º Encontro de Mulheres Agricultoras
Com uma exposição de trabalhos artesanais, brinquedos caseiros, além de produtos de confeitaria como doces, geleias, compotas, variados tipos de frutos e produtos da agricultura dos nove municípios da região, o 1º Encontro de Mulheres Agricultoras da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Ibirama, foi um grande sucesso, como informa a gerente Edna Beltrame Gesser.
Realizado na Sociedade Desportiva União, o evento contou com a presença do secretário executivo da ADR, José Adalcio Krieger; do prefeito de Vitor Meireles, Lourival Lunelli; do gerente Regional da Epagri, Cesar Augusto Lodi; de secretários municipais de Agricultura, técnicos da Epagri e Cidasc, presidentes de sindicatos de Trabalhadores Rurais e de CMDRs; assistentes sociais dos municípios e cerca de 200 agricultoras.
Na abertura do evento, o secretário José Adalcio destacou o trabalho que as mulheres desenvolvem no meio rural junto às suas famílias, lembrando que é na lavoura que se produzem os alimentos para o mundo, ao mesmo tempo em que agradeceu a presença de todas. E agradeceu o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
Em seguida, falaram inúmeras lideranças, sempre destacando a importância da mulher no contexto rural, seu trabalho, sua dedicação à família, jornadas extras e principalmente o cuidado e a educação dos filhos.
Na parte da tarde, foram apresentados três cases de sucesso por mulheres agricultoras da região. Roseli May Kniess, do Sítio Colina, na comunidade de Rio Bandeira, em Presidente Nereu, que integra o Projeto Acolhida na Colônia, destacou os serviços de hospedagem, alimentação e diversos outros atrativos que oferece em sua propriedade.
A agricultora Verginea Aparecida Vieira destacou sua atividade na agroindústria caseira de conservas e geleias do Sítio em Apiúna. Ela falou das dificuldades enfrentadas e que nesta semana foi exportado o primeiro caminhão de pepino em conserva para a Argentina.
A jovem Iara, de Vitor Meireles, falou sobre a produção de bolachas e doces caseiros, que comercializa no município, com mais de 10 produtos diferentes. E está com projeto para ampliar a produção obedecendo a legislação sanitária.
Na avaliação da gerente de Agricultura Edna Beltrame Gesser, o objetivo do encontro foi alcançado, após ouvir avaliações de mulheres que falaram no final do evento. Para Edna, estas iniciativas devem se repetir sempre.
Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3357-8904 e (47) 8434-4810
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama