Conheça Santa Catarina

PTOLOMEU

DE ASSIS BRASIL

Em 25 de outubro de 1930, o gaúcho Ptolomeu de Assis Brasil  instalou o governo provisório de Santa Catarina.

Entre seus auxiliares, estava o catarinense e professor Barreiros Filho. A campanha publicitária da Revolução ficou a cargo de Oswaldo de Mello, Haroldo Callado e outros que passaram a dirigir o jornal A República, ex- órgão oficial do governo deposto de Fúlvio Aducci.

O general Assis Brasil aplicou uma política de conciliação no Estado. Visitou Blumenau, onde estava o maior foco de resistência à Revolução de 30, pois ali estava a base eleitoral de Victor Konder, ministro da Viação do Governo deposto de Washington Luís, e de toda a sua família. Assis Brasil também visitou a região Serrana e o Sul do Estado.

Em 1932, Assis Brasil renunciou ao Governo de Santa Catarina, alegando problemas de saúde, motivos particulares e de foro íntimo. Um dos principais motivos de sua saída foi o apoio não-oficial que deu à Revolução Paulista. Seus problemas também estavam ligados ao fato de ter governado durante dois anos à margem dos políticos catarinenses ou, em especial, das lideranças que conduziram a AL (Aliança Liberal) até a Revolução. Isto provocou restrições ao seu nome e falsas interpretações sobre seus atos.

O interventor que sucedeu Assis Brasil foi o major Rui Zobaran. A nomeação mexeu com os brios dos políticos catarinenses que se sentiram marginalizados diante da escolha de mais um gaúcho.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 51.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS