Conheça Santa Catarina

PTOLOMEU

DE ASSIS BRASIL

Em 25 de outubro de 1930, o gaúcho Ptolomeu de Assis Brasil  instalou o governo provisório de Santa Catarina.

Entre seus auxiliares, estava o catarinense e professor Barreiros Filho. A campanha publicitária da Revolução ficou a cargo de Oswaldo de Mello, Haroldo Callado e outros que passaram a dirigir o jornal A República, ex- órgão oficial do governo deposto de Fúlvio Aducci.

O general Assis Brasil aplicou uma política de conciliação no Estado. Visitou Blumenau, onde estava o maior foco de resistência à Revolução de 30, pois ali estava a base eleitoral de Victor Konder, ministro da Viação do Governo deposto de Washington Luís, e de toda a sua família. Assis Brasil também visitou a região Serrana e o Sul do Estado.

Em 1932, Assis Brasil renunciou ao Governo de Santa Catarina, alegando problemas de saúde, motivos particulares e de foro íntimo. Um dos principais motivos de sua saída foi o apoio não-oficial que deu à Revolução Paulista. Seus problemas também estavam ligados ao fato de ter governado durante dois anos à margem dos políticos catarinenses ou, em especial, das lideranças que conduziram a AL (Aliança Liberal) até a Revolução. Isto provocou restrições ao seu nome e falsas interpretações sobre seus atos.

O interventor que sucedeu Assis Brasil foi o major Rui Zobaran. A nomeação mexeu com os brios dos políticos catarinenses que se sentiram marginalizados diante da escolha de mais um gaúcho.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 51.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support