Conheça Santa Catarina

GEOGRAFIA DE

SANTA CATARINA

SC é o menor Estado em território do Sul do país

A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 95,4 mil km², o menor Estado do Sul do Brasil. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas. O Estado é dividido em oito principais regiões: Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Meio-Oeste e Oeste.

Santa Catarina fica no centro geográfico das regiões de maior desempenho econômico do país, Sul e Sudeste, e em uma posição estratégica no Mercosul. O Estado faz fronteira com o Paraná (ao Norte), Rio Grande do Sul (ao Sul), Oceano Atlântico (Leste) e Argentina (Oeste).  O horário é o de Brasilía (DF). Uma vez por ano – geralmente entre outubro e fevereiro – adota-se o horário de verão, quando os relógios são adiantados uma hora para poupar energia.

O clima subtropical úmido, predominante em SC, proporciona temperaturas agradáveis, que variam de 13 a 25° C, com chuvas distribuídas durante todo o ano. Ao contrário da maior parte do território brasileiro, aqui as quatro estações são bem definidas. Os verões são quentes e ensolarados. E no inverno, a região do Planalto Serrano, com altitudes que atingem 1.820 metros, é onde há a maior ocorrência de neve no Brasil. A vegetação é variada, sendo encontrados mangues, restingas, praias, dunas e Mata Atlântica.

O Estado tem 295 municípios e a Capital é Florianópolis. Entre as maiores cidades, destacam-se Joinville, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Lages e Jaraguá do Sul.

MUNICÍPIOS DE

SANTA CATARINA

ABDON BATISTA

O município de Abdon Batista está  localizado no Planalto Sul de Santa Catarina e integra a microrregião da AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense). Sua população estimada pelo IBGE em 2010 era de 2653 habitantes, com um número de eleitores de 2.063. Emancipado em 26 de abril de 1989, o município vem mostrando grande potencial para o desenvolvimento. A economia é baseada na agricultura e no turismo.

Informações Gerais:

Município: Abdon Batista
Data de Emancipação: 26/04/1989
Área: 235,6km2.
Altitude: 716m do nível do mar
Clima: Mesotérmico úmido
Temperatura: média anual 16,1°
Dens Demográfica: 11,26 hab/km²
População: 2.653 (fonte IBGE)
Gentílico: abdonense
Número de eleitores: 2.063
Colonização: Italiana e Alemã
Cidades próximas – Campos Novos, Vargem, Anita Garibaldi, Cerro Negro e São José do Cerrito.
CEP: 89636-000
DDD: (49)   

ABELARDO LUZ

Abelardo Luz, situado a 80 km de Chapecó e a 574 km de Florianópolis, é um dos pólos turísticos da região. As cachoeiras, algumas com mais de 20 m de altura são as principais atrações deste simpático município de 16.400 habitantes.

Nestas terras, como em quase todo o Oeste viviam índios guaranis e kaingangs. O primeiro nome oficial de que se tem registro, Passo das Flores, foi dado por tropeiros, impressionados com o intenso perfume das flores. Mas é só a partir da chegada de migrantes gaúchos, paranaenses e paulistas – em sua maioria descendentes de italianos e alemães – que ocorreu o povoamento definitivo.

Abelardo Luz é um dos maiores produtores de grãos do Estado. Produz arroz, feijão, milho e fumo. Com destaque especial para a soja, sua principal atividade agrícola.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: São Domingos, Ipuaçu, Bom Jesus, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Vargeão e Passos Maia
Área: 955,38 km²
População: 17.584 hab. est. IBGE
Altitude: 760 m
Região Turística: Grande Oeste

AGROLÃNDIA

O município de Agrolândia está localizado no Alto Vale do Itajaí, no vale do Rio Trombudo e de seus afluentes que desembocam num dos principais rios do estado de Santa Catarina, o Rio Itajaí.

Agrolândia está integrada na região turística chamada “Caminhos do Vale” que além da cultura se destaca pelo turismo rural, turismo de aventura, religioso e compras. Cercado por belos morros e serras, Agrolândia traz em suas raízes a tradição e cultura herdadas de seus colonizadores alemães vindos do Médio Vale e também a cultura dos tropeiros vindos das Serras de Lages.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Braço do Trombudo, Trombudo Central, Agronômica, Atalanta, Petrolândia e Otacílio Costa
Área: 207.12 km² (fonte: IBGE)
População: 9957 habitantes
Altitude: 405 m

AGRONÔMICA

A “capital do arroz” começa a despontar para o turismo, especialmente o rural, tendo como atrativos também cachoeiras e parques tradicionalistas. Agronômica foi colonizada por alemães e italianos, que chegaram nesta região do interior catarinense em 1909. O solo fértil era o grande trunfo para para o desenvolvimento da agricultura. As primeiras famílias aproveitaram o local para criar gado. Em 1964, o distrito emancipou-se de Rio do Sul e recebeu o nome de sua verdadeira vocação, Agronômica.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Agrolândia, Trombudo Central, Laurentino, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Atalanta
Área: 129.99 km²
População: 5172 habitantes
Altitude: 347 m

ÁGUAS MORNAS

A origem do nome “Águas Mornas”, vem das fontes termais existentes no Município. A água emerge na fonte com uma temperatura de 39º C e apresentam teor de radioatividade, termalidade e baixa meneralização que as qualificam entre as melhores do mundo.

A base econômica do município é a agricultura(mandioca, milho, feijão), avícultura e turismo. Águas Mornas é ainda o maior produtor de hortifrutigrangeiros da região da Grande Florianópolis.Águas Mornas possui uma população de 4. 410 habitantes e limita-se com os municípios de Angelina, Anitápolis, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara.

Informações gerais:

Data de instalação: 29/12/1961.
Gentílico: aguasmornense.
Principais vias de acesso: rodovias BR 282 e SC 431
Etnias predominantes: alemã e portuguesa.
Santo Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus.
Área territorial: 360,76 km².
Distância da Capital: 36 km.

ALFREDO WAGNER

O município de Alfredo Wagner está localizado  na região do Alto Vale do Itajaí, numa área de transição entre o litoral e o planalto catarinense, distante 105 quilômetros da capital, Florianópolis. Possui uma área total de 733,4 quilômetros quadrados, onde se destaca na geografia local, os relevos da Serra Geral, Serra da Boa Vista e Serra dos Faxinais.

Alfredo Wagner integra a Bacia Hidrográfica do rio Itajaí, através do afluente rio Itajaí do Sul; sendo que é em seu território, na microbacia hidrográfica do rio Caeté, que estão localizadas as nascentes do rio Itajaí. É no ambiente rural que está concentrada a maior parte da população do município, e onde se desenvolve o cultivo da cebola, base da economia local.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião do Itajaí do Sul
Municípios limítrofes: Anitápolis, Bom Retiro, Chapadão do Lajeado, Ituporanga, Imbuia, Leoberto Leal, Águas Mornas e Anitápolis
Área: 732.28 km² (fonte: IBGE)
População: 9737 habitantesAltitude: 480 m

ALTO BELA VISTA

O município de 2 mil habitantes tem seu forte na agropecuária. É a Capital Catarinense do Coalho. A história da cidade, que teve áreas alagadas com a construção da Usina Hidrelétrica de Itá, é conservada na Casa da Memória. Possui atrativos naturais, como a seqüência de três quedas d’água no Rio Velho Vicente. Outro passeio é travessia pela ponte rodoferroviária sobre o lago do Rio Uruguai, com 457,8 metros de comprimento, que faz a ligação com o Rio Grande do Sul. Em abril acontece a Kerbfest e, em julho, a Festa do Município.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Concórdia, Peritiba, Ipira e Piratuba
Área: 103.59 km² (fonte: IBGE)
População: 2007 habitantes
Altitude: 395 m

ANCHIETA

O município de Anchieta está localizado na região Oeste do Estado e possui uma população de 6.145 habitantes. Além da agropecuária, responsável pela ocupação de 70% da população economicamente ativa, a exploração da madeira por muito tempo serviu de fonte de renda para o município. A principal lavoura é a de milho. Na pecuária, destaca-se a criação de suínos e de gado de leite.

Informações gerais:

Região turística: Caminhos da Fronteira
Microrregião: Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: São José do Cedro, Guaraciaba, Barra Bonita, Romelandia, Campo Erê e Palma Sola.
Área: 228.58 km² (fonte: IBGE)
População: 6145 habitantes
Altitude: 710 m

ANGELINA

O município de angelina está localizado na região da Grande Florianópolis e limita-se com os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Leoberto Leal, Major Gercino, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara. Possui uma população de 5.250 habitantes e ocupa uma área territorial de 500,037 quilômetros quadrados. possui destaque no turismo religioso.

Informações gerais:

População:5.250 hab.
Área: 500,037 km2
Bioma: Mata Atlântica
Instalação: 30/12/1961

ANITA GARIBALDI

Anita Garibaldi é um município localizado na Serra Catarinense. Sua população estimada pelo IBGE em 2010 era de 8.623 habitantes. Emancipado em 04 de dezembro de 1961, o município tem a economia baseada na agricultura, pecuária, e turismo. Possui uma área total de 587,768 Km e é conhecida como “Cidade dos Lagos”.

Informações gerais:

Data de Emancipação: 04/12/1961
Área: 587,768km².
Altitude: 911m do nível do mar
Clima: Mesotérmico úmido
Temperatura: média anual 15,6°
População: 8.623.
Colonização: Italiana e Alemã

ANITÁPOLIS

Inicialmente fazendo parte de Santo Amaro da Imperatriz, o município de Anitápolis foi emancipado em 1961 e recebeu este nome em homenagem à heroína Anita Garibaldi. Localizado numa área de rica vegetação com várias nascentes, Anitápolis possui potencial para o turismo rural e ecológico e principalmente para a prática de canoagem e pescaria. Colonizada por Alemães, a maioria da população trabalha no campo, sendo que a agricultura permanece como a base econômica da cidade desde os seus primeiros tempos e a pecuária é apenas para a subsistência.

Informações gerais:

Região turística: Grande Florianópolis
Microrregião: Microrregião da Grande Florianópolis
Municípios limítrofes: Alfredo Wagner, Bom Retiro, Urubici, Santa Rosa de Lima, São Bonifácio, Águas Mornas e Rancho Queimado.
Área: 542.38 km² (fonte: IBGE)
População: 3259 habitantes
Altitude: 430 m

ANTÔNIO CARLOS

Os parque aquáticos são a principal atração do município Antônio Carlos que chama a atenção também pela forte fé católica representada por suas igrejas e grutas. Com 6 mil habitantes, a cidade mantém um clima rural, e é conhecida pelos seus produtos artesanais: farinha de mandioca, proveniente de 10 engenhos e a aguardente, reconhecida pela qualidade.

Guarda a maior reserva perticular de Mata Atlântica do Estado, ainda não aberta ao público. Devido a sua altitude, que chega a 886 m, é a região mais próxima do litoral com incidências de araucárias e a única em que esta espécie, característica da Serra, aparece junta com coqueiros e palmeiras.

Informações gerais

Região turística: Grande Florianópolis
Municípios limítrofes: Angelina, São Pedro de Alcântara, São José, Biguaçu, São João Batista e Major Gercino.
Características geográficas
Área: 229.12 km² (fonte: IBGE)
População: 7906 habitantes
Altitude: 30 m

APIÚNA

APIÚNA

Apiúna foi colonizada a partir de 1878 por alemães, poloneses e italianos e teve outros nomes, como Ribeirão do Bugre e Ribeirão Neisse antes de receber o seu atual nome no ano de 1944. A origem do seu nome vem dos índios tupi e significa “cabeço-negro”, em referência à montanha de forma arredondada e escura que fica na região. Localizada na região do Médio Vale do Itajaí, Apiúna foi emancipada em 1988 e hoje tem como base econômica a agricultura, o comércio e a indústria. O turismo de aventura é o principal atrativo do município, sendo praticados esportes como rafting, canyoning, rapel e montanhismo.

Informações gerais:

Região turística: Médio Vale do Itajaí
Microrregião: Microrregião de Blumenau 
Municípios limítrofes: Ascurra, Ibirama, Indaial, Lontras e Presidente Nereu
Área: 492,644 km² (fonte: IBGE)
População: 10.636 hab (IBGE/2018)
Altitude: 87 m

ARABUTÃ

A maior parte dos 4.270 habitantes do município se dedica à agropecuária. O lugar ostenta o título de Capital Catarinense da Descendência Germânica, com 97% da população apresentando essa origem.

As tradições dos primeiros colonizadores são mantidas com a existência de diversos grupos de corais e de bandas típicas e nas festividades. No primeiro final de semana do mês de fevereiro é realizada a Kerbfest, com três dias de duração. No segundo domingo do mês de dezembro o município sedia o “Encontrão de Bandas”. Ainda pouco exploradas devido à dificuldade de acesso, na região também há cachoeiras e cavernas.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Itá, Seara, Ipumirim e Concórdia.
Área: 132.23 km²
População: 4270 habitantes
Altitude: 408 m

ARAQUARI

O município de Araquari está localizado na região Norte de Santa Catarina. Colonizado por imigrantes açorianos, o município possui uma população de 29.593 habitantes e ocupa uma área territorial de 383,993 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Área da unidade territorial (km²): 383,993
População: 29.593 hab. Censo IBGE/2013
Densidade: 64,61 hab./km²
Altitude: 9 m
Clima: Mesotérmico úmido, com verão quente
Mesorregião: Norte Catarinense
Municípios Limítrofes: Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, São Francisco

ARARANGUÁ

Araranguá é conhecida como a “Cidade das Avenidas”. Pertence a Microrregião do Extremo Sul Catarinense e tem uma população, segundo o IBGE/2012 de 62.308 habitantes. A área territorial é de 2.135 quilômetros quadrados.

A cidade é banhada pelo Rio Araranguá e está localizada próxima da BR-10. Possui largas avenidas, comércio intenso, agricultura em destaque na produção de arroz irrigado, fumo e milho., entre outras culturas.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Sul Catarinense
Aniversário: 03/04
Habitantes: 64.405
Eleitores: 45.518
IDH: 0.76
PIB: 1.039.477.639,00

ARMAZÉM

A região era chamada de Capivari, devido ao rio que banha o município, mas passou a chamar-se Armazém com a instalação de um estabelecimento comercial na localidade de Sertão dos Corrêas pertencente a José Manoel Corrêa, onde os serranos faziam suas paradas para pernoite para comercialização de produtos em Laguna e Tubarão por meio do Rio Capivari. Em 1959, Armazém emancipou-se do município de Tubarão.

É produtor de leite, fumo, milho e mandioca, suínos e produtos têxteis. Armazém possui uma área de 138,6 Km², cerca de 8 mil habitantes e foi emancipado de Tubarão em 19 de dezembro de 1958.

Informações gerais:

Colonização – Alemã e portuguesa.
Principais etnias – Alemã e portuguesa.
Localização – Sul do Estado, a 30km de Tubarão e 160km da capital.
Municípios limítrofes: Braço do Norte, Rio Fortuna, São Martinho, Imarui e Gravatal.
População: 8159 habitantes

ARROIO TRINTA

Localizado no Meio-Oeste do Estado, o município de Arroio Trinta possui uma população de 3.562 habitantes e ocupa uma área de 94.33 quilômetros quadrados. O município inclui o idioma italiano na sua rede escolar e é conhecido pela produção de pêssegos. Suas três grutas são locais de peregrinação de fiéis.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Alto Vale do Rio do Peixe
Municípios limítrofes: Salto Veloso, Treze Tilias, Iomerê, Videira, Caçador e Macieira.
Características geográficas
Área: 94.33 km²
População: 3562 habitantes
Altitude: 840 m

ARVOREDO

Descendentes de italianos vindos do Rio Grande do Sul colonizaram o município de Arvoredo, que possui características essencialmente rurais. Até hoje, somente 400 de seus 2,3 mil habitantes vivem na área urbana. O município tem como principal fonte de renda a produção de grãos e a suinocultura. As áreas verdes próximas ao Rio Irani são propícias ao Camping e ao lazer.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Seara, Xavantina, Xanxerê, Xaxim e Chapecó.
Área: 90.71 km²
População: 2281 habitantes
Altitude: 362 m

ASCURRA

A colonização de Ascurra se deu com a chegada dos Italianos, que trouxeram a cultura da produção de vinhos artesanais, tornando-se esta a sua principal atividade econômica. Ascurra foi emancipada em 1963, possui uma população de 7.683 habitantes e ocupa uma área de 111.67 quilômetros quadrados no Médio Vale do Itajaí.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião:Médio Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Ibirama, Ipiúna, Indaial, Rodeio e Benedito Novo.
Área: 111.67 km²
População: 7683 habitantes
Altitude: 88 m

ATALANTA

O município de Atalanta localiza-se na região do Alto Vale do Itajaí. Limita-se ao Norte com os municípios de Agronômica e Agrolândia, ao Sul com o município de Petrolândia, ao leste com o município de Ituporanga e a Oeste com o município de Agrolândia.

Possui uma população de 3.429 habitantes e ocupa uma área de 98,1 qilômetros quadrados.

Informações gerais:

Microrregião:  Alto Vale do Itajaí
Aniversário: 27/12
Habitantes: 3.310
Eleitores: 2.862
IDH: 0.733
PIB: 51.144.503,00

AURORA

O município de Aurora conta com uma área de 215 quilômetros quadrados, numa altitude de 350 metros, com temperatura média anual de 18,4ºC, tendo um relevo de superfície plana e ondulada, chamadas “Cuestas”, pertencente à bacia do Rio Itajaí. Tem um clima predominantemente mesotérico úmido, sem estações secas e com verões predominantemente quentes, com chuvas médias anuais entre 1500 e 1700 milímetros.

Aurora limita-se ao norte com os municípios de Lontras e Rio do Sul; ao sul, com Ituporanga; ao leste, com Presidente Nereu; e a oeste com Agronômica.

Informações gerais:

População: 5661 habitantes
Principal atividade econômica: Agricultura
Principais atividades turísticas: Pousadas e Refeições

Situado no extremo-Sul de Santa Catarina, a 229 km de Florianópolis via BR-101, o município de Balneário Barra do Sul possui uma área de 94,60 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Araranguá, Balneário Gaivota e Sombrio.

Balneário Arroio do Silva é conhecido nacionalmente pela Arrancada de Caminhões, realizada durante a temporada de verão.

Informações gerais:

Área: 94,60 km²
População: 10.876 hab. est. IBGE
Altitude: 5 m
Região Turística: Caminho dos Cânions

Site da prefeitura de Balneário Barra do Sul

O Município de Balneário Barra do Sul está localizado na região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina. Atualmente conta com uma população de mais de 8.430 habitantes – na alta temporada a população flutuante é estimada em até 120 mil pessoas. Sua extensão territorial é de 111,273 Km2. O balneário é conhecido pelos aspectos preservados, ainda nativos – mata Atlântica, restingas, dunas, lagoa e também as ilhas: dos Remédios (maior delas); Feia; Araras; Instriptinga e Islobo. O turismo é motivado por praias limpas e pela “lagoa”, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação para pequenas embarcações.

Informações gerais:

População: 8.430 habitantes
Área: 111.273 Km²
Densidade demográfica: 75,76 hab/km²

Site da prefeitura de Balneário Barra do Sul

Um dos principais destinos turísticos do Estado, Balneário Camboriú está localizado no Litoral Norte de Santa Catarina e ocupa uma área territorial de 46,238 quilômetros quadrados. Limita-se com os municípios de Itajaí, Camboriú e 

Colonizado por açorianos, o município de Balneário Camboriú possui uma população de 120.319 habitantes. As principais atividades econômicas são o turismo e o comércio.

Informações gerais:

Área em Km/2: 46,238 (IBGE 2010)
População: 120.319 habitantes
Eleitores: 82.926
Colonização: Açoriana
Data de fundação: 20 de Julho de 1964

Site da prefeitura de Balneário Camboriú 

O território onde hoje está localizado Balneário Gaivota vem de sua co-irmã Sombrio, onde ambas tiveram como primeiros habitantes os índios Carijós. O município foi emancipado em 29 de dezembro de 1995.

Balneário Gaivota está localizado no Litoral Sul do estado, ocupa uma área territorial de 145,762 e possui uma população de 8.234 habitantes.

Informações gerais:

População 2010: 8.234 habitantes
Área da unidade territorial: 145,762 Km²
Densidade demográfica: 56,49 hab/km²
Gentílico: gaivotense
Municípios limítrofes: Sombrio, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres

Site da prefeitura de Balneário Gaivota

O município de Balneário Piçarras possui uma área de 85,4km² e está situado na meso-região do Vale do Itajaí e faz parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu.

Com uma população de 19.329 habitantes, o município tem a economia baseada no turismo e na construção civil.

Informações gerais:

Região turística: Costa Verde e Mar
Microrregião: Foz do Rio Itajaí
Municípios limítrofes: Penha, Navegantes, Luiz Alves e Barra Velha.
Área: 99.40 km² (fonte: IBGE)
População: 19329 habitantes
Altitude: 18 m

Site da prefeitura de Balneário Piçarras

O município de Balneário Rincão está localizado na região Sul de Santa Catarina. Possui 13 quilômetros de orla marítima, com duas plataformas de pesca e seis lagoas de água doce. De acordo com o IBGE, sua população no ano de 2010 era de 11.628 habitantes. Na alta temporada, a população chega a 150 mil pessoas. O município foi criado inicialmente como distrito de Içara em 15 de julho de 1999. Em primeiro de janeiro de 2013 foi oficialmente instalado.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião da Região Carbonífera
Aniversário: 03/10
Habitantes: 11.628
Eleitores: 9.773

Site da prefeitura de Balneário Rincão

A comunidade de Bandeirante foi constituída principalmente pelas origens italiana e alemã. Sendo que ainda hoje estas tradições herdadas dos colonizadores estão presentes na vida familiar. A localidade recebeu esta denominação por influência do modo de colonização usado pela colonizadora em dispor bandeiras nas áreas de instalação.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 29/09
Habitantes: 2.865
Eleitores: 2.716
IDH: 0.672
PIB: 39.939.400,00

Site da prefeitura de Bandeirante

Colonizado por descendentes de imigrantes italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul, município de Barra Bonita está localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina. Possui uma população de 1.842 habitantes e ocupa uma área territorial de 62,3 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 29/12
Habitantes: 1.842
Eleitores: 1.911
IDH: 0.701
PIB: 25.333.750,00

Site da prefeitura de Barra Bonita

Barra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infra-estrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis. Com aprox. 24 mil habitantes fixos, ela recebe mais de 80 mil visitantes entre dezembro e março. São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central. Este belo balneário colonizado por açorianos foi considerado o porto de pesca de baleias no início do século XIX. A região próxima à Barra Velha e hoje conhecida por Armação, era o grande habitat das baleias.

Informações gerais:

Região turística: Costa Verde e Mar
Microrregião: Microrregião do Vale do Itapocu
Municípios limítrofes: Piçarras, Luiz Alves, Araquari e São João do Itaperiú.
Área: 140.18 km²
População: 24943 habitantes
Altitude: 35 m

Site do município de Barra Velha

Com um patrimônio natural formado por cachoeiras e grutas ainda inexploradas, a cidade de 5.700 habitantes vive da agricultura e tem como principal produto o fumo. Colonizada por alemães, poloneses, italianos e ucranianos, os maiores eventos da cidade são realizados pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Uma festa bastante concorrida é a da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em agosto. Possui áreas de pesque-pague e um parque aquático.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Contestado
Municípios limítrofes: Canoinhas, Major Vieira, Santa Cecília e Timbó Grande.
Área: 534.62 km²
População: 6191 habitantes
Altitude: 752 m

Site da prefeitura de Bela Vista do Toldo

Belmonte originou-se com a chegada de imigrantes poloneses vindos do estado vizinho, Rio Grande do Sul. O município  está situado no Extremo Oeste de Santa Catarina, na divisa com a Argentina. Sua área é de 93,61km² e sua população de 2.692 habitantes.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 09/01
Habitantes: 2.692
Eleitores: 2.273
IDH: 0.705
PIB: 37.425.179,00

Site da prefeitura de Belmonte

Fundado em 29 de dezembro de 1961, o município de Benedito Novo localiza-se no médio Vale do Itajaí, microrregião de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, nos contrafortes da Serra do Mar e ao longo da Bacia do Rio Benedito, afluente do Rio Itajaí-Açú a uma altitude de 130 metros da sede. Está a aproximadamente, 40 km de Blumenau, 100 km do litoral e 180 km da capital Florianópolis.

Informações gerais:

Área total: 385,402 km2.
Localização: Médio Vale do Itajaí.
Microrregião: Blumenau.
Comarca: Timbó (21ª Circunscrição Judiciária - intermediária).
Colonização: Alemã, italiana e polonesa.
População: 10.331 (Fonte: IBGE Censo 2010).
Número de eleitores: 7.831 (Fonte: TRE/SC).
DDD: 47
CEP: 89124-000

Site da prefeitura de Benedito Novo

Localizado na região da grande Florianópolis, o município de Biguaçu está a 28 km da capital do Estado. O principal acesso ao município é dado através da BR-101, que corta Biguaçu em uma vasta extensão. Limita-se com os municípios de Canelinhas, Tijucas, São José, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e São João Batista.

Informações gerais:

População 2010: 58.206
Área da unidade territorial: 370,874 km²
Densidade demográfica: 156,94 hab/km²
Gentílico: biguaçuense

Site da prefeitura de Biguaçu

Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características européias, principalmente na arquitetura, gastronomia e nas festas.

O município está localizado no Vale do Itajaí, possui uma população de 309.011 habitantes e ocupa uma área de 519,8 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Latitude: 26º 55' 10" Sul
Longitude: 49º 03' 58" Oeste
Altitude: 21 metros acima do nível mar
Área Total: 519,8 Km²

Site da prefeitura de Blumenau

Emancipado em 1994 de Lages, o município de Bocaina do Sul está localizado na região da Serra Catarinense. Possui uma população de 3.393 habitantes e ocupa uma área territorial de 513,05 quilômetros quadrados.

A economia de Bocaina do Sul está baseada na pecuária, apicultura, extrativismo vegetal através de reflorestamento, extração do vime, plantação de milho, feijão e fumo. As pequenas empresas são tipicamente familiares e se concentram na fabricação de produtos coloniais.

Informações gerais:

Área: 513,05 km²
População: 3.393 hab. est. IBGE
Altitude: 860 m
Região Turística: Serra Catarinense
Municípios limítrofes: Painel, Rio Rufino, Bom Retiro, Otacílio Costa e Lages.

Site da prefeitura de Bocaina do Sul

O município de Bom Jardim da Serra está localizado na Região serrana do Estado, possui uma população de 4.395 habitantes e ocupa uma área territorial de 935,872

A economia está baseada na produção rural, principalmente na fruticultura (maçã), que detém 80% da produção. Também possui grande potencial turístico através da Serra do Rio do Rastro.

Informações gerais:

População: 4.395 habitantes
Área da unidade territorial (km²): 935,872
Densidade demográfica (hab/km²):4,70
Municípios limítrofes: Urubici, Orleans, Lauro Muller, Siderópolis e São Joaquim

Site da prefeitura de Bom Jardim da Serra

O município de Bom Jesus está localizado na região Oeste do Estado e possui uma área de 63,60 Km2. A sua população é de 2.721 habitantes.

As principais culturas econômicas do município são o milho, a soja, o fumo, o trigo e o feijão. A pecuária caracteriza-se pela produção leiteira e pela produção de gado de corte em sistema extensivo.A piscicultura e a apicultura são desenvolvidas em pequena escala.

Informações gerais:

Área: 63,55 km²
População: 2.721 hab. est. IBGE
Altitude: 669 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Ipuaçú, Abelardo Luz, Ouro Verde, Gaxinal dos Guedes e Xanxerê

Site da prefeitura de Bom Jesus

O município de Bom Jesus do Oeste está localizado na região Oeste de Santa Catarina. Sua população é 2.132 habitantes e possui uma área territorial de 67,093 km². Limita-se com os municípios de Tigrinhos, Maravilha, Modelo, Serra Alta, Saltinho e Santa Rita do Progresso.

Informações gerais:

Área: 67,90 km²
População: 2.160 hab. est. IBGE
Altitude: 618 m
Região Turística: Grande Oeste

Site da Prefeitura de Bom Jesus do Oeste

Localizado na Serra Catarinense, o município de Bom Retiro ocupa uma área territorial de 1.055,553 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Urubici, Anitápolis, Chapadão do Lageado, Otacílio Costa e Petrolândia. Sua população é de 8.942 habitantes.

Destaca-se como um dos poucos municípios situado na Serra Catarinense e no Vale do Itajaí. Com um dos melhores climas do Brasil, a cidade está localizada na altitude de 890 metros e o ponto culminante está a 1.827m no Morro da Boa Vista, na região denominada Campo dos Padres na Serra Geral - o mais alto do Estado.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião Serrana
Aniversário: 14/01
Habitantes: 9.397
Eleitores: 7.106
IDH: 0.699
PIB: 139.165.826,00

Site da prefeitura de Bom Retiro

O município de Bombinhas está localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, na península de Porto Belo, a uma distância de 12km da BR-101. Possui uma população de 14.293 habitantes e ocupa uma área territorial de 34,489 habitantes.

As principais atividades econômicas do município são o turismo, a pesca e a maricultura.

Informações gerais:

Mesoregião: Vale do Itajaí
Altitude: 32 metros em relação ao nível do mar
População: 14.293 habitantes
Densidade Populacional: 414,4 hab/km²
Eleitores: 9.981 eleitores.
PIB: R$ 112.331 mil (IBGE/2005)
Área: 34,489 km²

Site da prefeitura de Bombinhas

O município de Botuverá está localizado no médio Vale do Itajaí e apresenta uma área total de 303,02 quilômetros quadrados. Faz limite com os municípios de Guabiruba, Indaial,Blumenau, Nova Trento, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Brusque

Na economia, devido ao tamanho das propriedades rurais, Botuverá desenvolve uma agricultura familiar com características de subsistência com o cultivo do milho, arroz sequeiro, aipim, batatas, cana-de-açucar e outros produtos. A maior fonte de renda dos agricultores está na comercialização do fumo.

Informações gerais:

Área Total: 303,02 km2
População: 4.032
Emancipação: 09 de junho de 1.962
Eleitores: 3.051
Altitude: 85 m

Site da prefeitura de Botuverá

Braço do Norte está localizado na região Sul do Estado, a 173 km de Florianópolis. Possui uma população de 30.868 habitantes e ocupa uma área de 211,63 quilômetros quadrados.

Na agricultura, Braço do Norte destaca-se no cultivo de fumo, além de batata-inglesa, batata-doce, feijão, cana de açúcar, mandioca, melancia, milho, laranja, repolho e tomate. O destaque no setor industrial são indústrias de máquinas, acessórios para molduras e vidraçarias, indústrias alimentícias, bebidas, doces, metalúrgicas, plásticos e tecidos.

Informações gerais:

Área: 211,63 km²
População: 30.868 hab. est. IBGE
Altitude: 75 m
Região Turística: Encantos do Sul
Municípios limítrofes: Orleans, São Ludgero, Gravatal, Armazém, Grão Pará e Rio Fortuna.

O município de Braço do Trombudo está localizado na região do Alto Vale do Itajaí, possui uma população de 3.599 habitantes e ocupa uma área de 89.17 quilômetros quadrados.

As principais atividades econômicas são agrícolas, como a produção de leite e queijos e o cultivo de milho, mandioca, feijão e hortifrutigranjeiros.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Vale do Itajaí
Aniversário: 26/09
Habitantes: 3.599
Eleitores: 3.078
IDH: 0.78
PIB: 153.093.684,00

Site da prefeitura de Braço do Trombudo

Com 2741 habitantes, o municípío de Brunópolis está localizado no Planalto sul de Santa Catarina e limita-se com os municípios de Vargem, Campos Novos, Frei Rogério, Curitibanos e São José do Cerrito.

Possui grandes plantações de feijão e soja, que fazem desses produtos a maior fonte de renda do município formado por uma população descendente dos colonizadores italianos, alemães e de caboclos.

Informações gerais:

Microrregião: Planalto Sul de Santa Catarina
Aniversário: 29/12
Habitantes: 2.741
Eleitores: 2.823
IDH: 0.661
PIB: 50.223.832,00

Site da prefeitura de Brunópolis

Localizado no Vale do Itajaí, o município de brusque possui uma população de 99.917 habitantes e ocupa uma área territorial de 283,45 quilômetros quadrados. 

Brusque é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, peculiaridades históricas e por seu grande potencial em compras de vestuário e tecidos.

Informações gerais:

Área: 283,45 km²
População: 99.917
Densidade demográfica: 335 hab/Km2
Emancipação Política: 23 de Março de 1881

Site da prefeitura de Brusque

O município de Caçador está localizado no Alto Vale do Rio do Peixe, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Possui uma área de 1.009,80 Km² e limita-se com os municípios de Calmon, Lebon Régis, Rio das Antas, Videira, Arroio Trinta, Macieira e Água Doce, e com o Estado do Paraná.

O município  destaca-se na produção da olericultura (tomate, alho e cebola principalmente), a fruticultura de clima temperado (uva, maçã, milho, feijão, pimentão e outros) e as culturas anuais de milho, feijão, batata, arroz e fumo. Também possui mais de 230 estabelecimentos industriais, tendo a madeira como matéria-prima principal.

Informações gerais:

População:70.762 hab.
Área:984,285 km2
Densidade demográfica: 71,89
Instalação: 01/01/1939

Site da prefeitura de Caçador

Localizado no Oeste de Santa Catarina, Caibi possui uma àrea de 171,71 km², numa altitude de 337m, com uma população de 6.199 habitantes.

O município se destaca economicamente pela força do comércio e da agricultura, além de apresentar belezas naturais, como o Parque da Água Mineral, a Praça Pedro Antônio Bigaton e o Santuário de Nossa Senhora da Salete. Caibi localiza-se a 80 km de Chapecó e a 776 km de Florianópolis.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 06/06
Habitantes: 6.274
Eleitores: 4.754
IDH: 0.821
PIB: 93.826.464,00

Site da prefeitura de Caibi

O município de Calmon tem a sua história marcada pela Guerra do Contestado; o maior conflito armado do Estado. Como provas de tal acontecimento, a cidade possuiu construções e monumentos históricos dos descendentes (e testemunhas) do início do século. Tendo testemunhado este acontecimento, o município de Calmon tem um grande potencial para o turismo histórico e cultural do Estado de Santa Catarina.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Contestado
Municípios limítrofes: Caçador, Matos Costa, Timbó Grande e Lebon Régis.
Área: 639.53 km²
População: 3416 habitantes
Altitude: 1 m

Site da prefeitura de Calmon

A colonização de Camboriú aconteceu na segunda década do século XIX, com Baltazar Pinto Corrêa, natural da cidade de lamego, Concelho de Viseu, norte de Portugal.
O município está localizado na região do Vale do Itajaí e ocupa uma área territorial de 212,344 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Balneário Camboriú, Brusque, Canelinha, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Tijucas. A população do município de Camboriú é de 62.361 habitantes.

Informações gerais:

População 2010: 62.361
Área da unidade territorial (km²): 212,344
Densidade demográfica (hab/km²): 293,68
Gentílico: camboriuense

Site da prefeitura de Camboriú

Ao chegarem no topo da serra na Estrada Dona Francisca, os construtores, felizes por terem vencido o percurso mais íngreme, exclamaram: “Froeliches feld!”, que significa “Campo Alegre”. O nome da Cidade é, portanto, uma alusão às belas paisagens naturais, especialmente seus campos cobertos de araucárias. Além da localização privilegiada, pois a Serra Dona Francisca tornou-se caminho obrigatório entre Santa Catarina e Paraná, Campo Alegre ainda contou com o ciclo da erva-mate para seu desenvolvimento. Era o ponto de parada dos carroceiros que seguiam de São Francisco e Joinville para o Paraná.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Príncipes
Microrregião: Microrregião do Alto Rio Negro
Municípios limítrofes: São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville e Garuva.
Área: 496.15 km²
População: 11972 habitantes
Altitude: 870 m

Site da prefeitura de Campo Alegre

Emancipado em 3 de dezembro de 1961, o município de Campo Belo do Sul está localizado na Serra Catarinense e possui uma população de 7.486 habitantes. A economia é baseada na silvicultura, e o município também trabalha suas potencialidades turísticas, com a formação dos lagos.

Informações gerais:

Microrregião: Serra
Área: 1027.41 km² (fonte: IBGE)
Data de criação: 17/07/1961
Data de instalação: 03/12/1961
Altitude: 1017 m
População: 7.486 habitantes (fonte: IBGE / ano 2010)

Site da prefeitura de Campo Belo do Sul

O município e Campo Erê está localizado no Oeste de Santa Catarina, acima do nível do mar a uma média de 900 metros A lei que emancipou juridicamente Campo Erê foi a Lei Estadual nº 348 de 21 de Junho de 1958. A colonização iniciou nos anos de 1630, quando Campo Erê era distrito de Chapecó que foi colonizado por gaúchos especialmente de origem Ítalo-Germanica. A existência de áreas de campo, na maior parte das terras que compreende o atual território do município de Campo Erê, era coberta por matas de araucárias e erva mate, além de madeiras nobres.

A atividade da exploração da erva mate persiste em pequena escala, com algumas indústrias instaladas, podendo ser consideradas de pequeno porte. Hoje cerca de 2.225 famílias residem em todo o município, destas 1.555 pertencem a zona urbana.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 27/07
Habitantes: 9.203
Eleitores: 7.146
IDH: 0.69
PIB: 179.643.442,00

Site da prefeitura de Campo Erê

O município de Campos Novos pertence à região turística do Vale do Contestado e está localizado no Planalto Sul do Estado. Possui uma população de 34.386 habitantes e ocupa uma área de 1.719,18 quiLômetros quadrados.

As principais fontes econômicas de Campos Novos são a geração e transmissão de energia, o agronegócios e a indústria metal mecânica e de celulose e papel.

Informações gerais:

Área: 1.719,18 km²
População: 34.386 hab. est. IBGE
Altitude: 946 m
Municípios limítrofes: Zórtea, Capinzal, Erval Velho, Herval d'Oeste, Ibicaré, Tangará, Monte Carlo, Frei Rogério, Brunópolis, Vargem, Abdon Batista, Anita Garibaldi e Celso Ramos.

Site da prefeitura de Campos Novos

O município de Canelinha foi emancipado no ano de 1962 e está localizado no Vale do Rio Tijucas, com uma área de 151 quilômetros quadrados. Limita-se ao norte com o município de Brusque, a nordeste com Camboriú, a leste com Tijucas, ao Sul com Biguaçú, a Oeste com São João Batista e a Noroeste com Nova Trento.

Informações gerais:

Área: 151,41 km²
População: 11.286 hab. est. IBGE
Altitude: 17 m
Região Turística: Vale Europeu

Site da prefeitura de Canelinha

O município de Canoinhas está localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, possui uma população de 51.631 habitantes e ocupa uma área territorial de 1.143,5 quilômetros quadrados.

Na economia, destaca-se a produção histórica de erva-mate, que atualmente divide importância com outros produtos agrícolas e com a indústria de beneficiamento de papel.

Informações gerais:

Área: 1.144,84 km²
População: 53.969 hab. est. IBGE
Altitude: 839 m
Municípios limítrofes: Irineópolis, Timbo Grande, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras.

Site da prefeitura de Canoinhas

O município de Capão Alto está localizado no Planalto Serrano, entre Lages e Campo Belo do Sul. A área do município é de 1.350 Km², e a sede tem altitude de 1.022m acima do nével do mar, limitando-se ao norte e leste com o município de Lages, ao sul e sudoeste com Vacaria-SC, e a oeste com Campo Belo do Sul. Entre a população predominam as etnias italiana, turca e luso-brasileira.

A economia de Capão Alto é baseada na agricultura e na pecuária. O município produz maçã, milho, feijão, soja, hortaliças, gado leiteiro e de corte, além de aves e suínos. Atualmente, está em desenvolvimento a piscicultura, com a criação de trutas e carpas e também a apicultura. Sua área reflorestada é extensa,fornecendo matéria prima para a indústria madeireira e papeleira da região.

Informações gerais:

Área:1.350 Km²
Microrregião: Microrregião Serrana
Aniversário: 29/09
Habitantes: 2.711
Eleitores: 2.906
IDH: 0.654
PIB: 58.251.892,00

Site da prefeitura de Capão Alto

O município de Capinzal está localizado no baixo vale do Rio do Peixe, no Meio-Oeste do Estado. Poussui uma população de 20.769 habitantes e ocupa uma área de 243,90 habitantes.

Na economia, destaca-se como importante centro comercial e de prestação de serviço da região, além de ter um forte parque industrial metal-mecânico.

Informações gerais:

Área: 243,90 km²
População: 20.769 hab. est. IBGE
Altitude: 480 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Piratuba, Ipira, Ouro, Lacerdópolis, Erval Velho, Campos Novos e Zortéa.

Site da prefeitura de Capinzal

O município de Capivari de Baixo está localizado no Sul do Estado de Santa Catarina, na microrregião de Tubarão, à 142km de Florianópolis. Sua população é de 21.674 habitantes e ocupa uma área de 53,164 quilômetros quadrados.

Capivari de Baixo sedia o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, a maior usina a carvão da América Latina e principal fonte econômica da região.

Informações gerais:

Data de fundação: 30 de março de 1992. 
População: 21.674 habitantes. 
Colonização: Açoriana. 
Área: 53,164 km2. 
Clima: Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,5°C. 
Altitude: 12m acima do nível do mar. 
Cidades próximas: Tubarão, Gravatal, Pescaria Brava, Laguna e Jaguaruna.

Site da prefeitura de Capivari de Baixo

DCIM100MEDIADJI_0467.JPG

O município de Catanduvas está localizado no Meio-Oeste de Santa Catarina e ocupa uma área de 221,3 quilômetros quadrados. Limita-se com os municípios de Joaçaba, Jaborá, Irani, Vargem Bonita e Água Doce.

Na economia do município destacam-se o setor madeireiro, de transportes de cargas, o comércio, o setor de prestação de serviços. Além da agricultura, do reflorestamento de pinus e a prudução de erva-mate.

Informações gerais:

Microrregião:  Meio-Oeste Catarinense
Aniversário: 16/03
Habitantes: 10.112
Eleitores: 7.267
IDH: 0.714
PIB: 151.919.317,00

Site da prefeitura de Catanduvas

O município de Caxambu do Sul está localizado na região Oeste do Estado de Santa Catarina, fazendo divisa ao norte com o município de Planalto Alegre, ao Oeste com Águas de Chapecó, ao Leste com Guatambu e ao Sul com o Estado do Rio Grande do Sul.

A economia do município baseia-se fundamentalmente na agricultura, caracterizada por pequenas propriedades. A bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura, a piscicultura e plantação de eucaliptos em áreas mais íngremes, bem como a produção de grãos (soja, milho e trigo) também tem destaque.

Informações gerais:

Área: 140,58 km²
População: 4.208 hab. est. IBGE
Altitude: 318 m
Região Turística: Grande Oeste

Site da prefeitura de Caxambu do Sul

Celso Ramos é um município emancipado em 26 de abril de 1989 e localizado no Meio-Oeste de Santa Catarina. Ocupa uma área de 198 qilômetros quadrados e possui uma população estimada de 2771 habitantes, de acordo com dados do Ibge.

Informações gerais:

Aniversário: 26/04
Habitantes: 2.792
Eleitores: 2.171
IDH: 0.719
PIB: 39.820.944,00

Site da prefeitura de Celso Ramos

O município de Cerro Negro está localizado no Planalto Sul de Santa Catarina e limita-se com os municípios de São Jose do Cerrito, Abdon Batista, Campo Belo do Sul e Anita Garibaldi, e com Estado de Rio Grande do Sul. Possui uma população de 3.581 habitante.

O município tem sua economia baseada na agricultura familiar, principalmente no plantio de milho, feijão soja e fumo. Além de áreas de reflorestamentos,criação de gado, apicultura, plantio de moranga e morango, kiwi orgânico e produção de leite.

Informações gerais:

Área: 416,78 km²
População: 3.472 hab. est. IBGE
Altitude: 996 m
Região Turística: Serra Catarinense

Site da prefeitura de Cerro Negro

O município de Chapadão do lageado está ocalizado na região catarinense do Alto Vale do Itajaí e foi colonizado por descendentes alemães por volta de 1922. Com uma área de 125 km2, Chapadão do Lageado tem altitude média de 600 metros acima do nível do mare possui uma população de 2.871 habitantes.

A economia local é baseada na agricultura, principalmente na produção de fumo, milho, cebola e feijão.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Vale do Itajaí
Aniversário: 29/11
Habitantes: 2.871
Eleitores: 2.277
IDH: 0.704
PIB: 46.075.943,00

Site da prefeitura de Chapadão do Lageado

Pólo agroindustrial do sul do Brasil e centro econômico, político e cultural do oeste do Estado, Chapecó possui uma população de 183.530 habitantes e ocupa uma área 626,060 de quilômetros quadrados

Destaca-se economicamente na exportação de produtos alimentícios industrializados de natureza animal. É também considerada a Capital Latino-Americana de Produção de Aves e Centro Brasileiro de Pesquisas Agropecuárias. 

O turismo rural também vem ganhando espaço, aproveitando a natureza preservada, a culinária típica e os traços culturais que atraem cada vez mais visitantes de todas as partes do país.

Informações gerais:

Área da unidade territorial: 626,060 km²
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,790
População: 183.530 habitantes
Data de fundação: 25 de Agosto de 1917.
Colonização: Italiana.
Principais etnias: Italiana, alemã e polonesa.
Localização: Oeste catarinense, a 550 Km de Florianópolis (através da BR 282)
Clima: Mesotérmico, com temperatura média entre 15ºC e 25ºC.
Altitude: 670m em relação ao nível do mar

Site da prefeitura de Chapecó

O município de Cocal do sul está localizado na região Sul de Santa Catarina e ocupa uma área de 71,21 quilômetros quadrados. Com 15.860 habitantes, possui uma economia voltada para a pecuária e a extração de argila para a indústria cerâmica.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Morro da Fumaça, Criciúma, Siderópolis, Urussanga, Pedras Grandes e Treze de Maio.
Área: 71,21 km²
População: 15.860 hab. est. IBGE
Altitude: 58 m
Região Turística: Encantos do Sul

Site da prefeitura de Cocal do Sul

O município de Concórdia situa-se na região Oeste Catarinense, na Microrregião do Alto Uruguai, a 493 km de Florianópolis.
Ocupa uma área de 797,260 Km² e limita-se com os município de Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã, Irani, Alto Bela Vista, Peritiba, Jaborá, Presidente Castelo Branco, Ipira e Itá, e com o Estado do Rio Grande do Sul.

O município possui na agricultura e pecuária, e sedia entidades tecnológicas e empresariais de expressão estadual e nacional.

Informações gerais:

População: 68.621 habitantes
Área:799,879 km2
Instalação: 01/01/1939

Site da Prefeitura de Concórdia

O município de Cordilheira Alta está localizado no Oeste de Santa Catarina e possui uma população de 4.043 habitantes, de acordo com dados do Ibge. Cordilheira Alta ocupa uma área de 83.768 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Coronel Freitas, Chapecó e Xaxim.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 30/03
Habitantes: 4.043
Eleitores: 3.473
IDH: 0.747
PIB: 162.259.544,00

Site da prefeitura de Cordilheira Alta

O município de Coronel Freitas está localizado na região Oeste de Santa Catarina e ocupa uma área de 234.4 quilômetros quadrados. Limita-se com os municípios de Quilombo, Marema, Xaxim, Cordilheira Alta, Chapecó, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Águas Frias, União do Oeste.

A economia de Coronel Freitas está baseada na agropecuária e nas agroindústrias, com destaque para a avicultura, a suinocultura e a produção de grãos e de leite, além da industria moveleira.

Informações gerais:

Área: 234,16 km²
População: 10.272 hab. est. IBGE
Altitude: 375 m
Região Turística: Grande Oeste

Site da prefeitura de Coronel Freitas

O município de Coronel Martins possui uma área de 107,4 quilõmetros quadrados e está situado na região Oeste de Santa Catarina.A população do município é de 2.458 habitantes, de acordo com o censo 2010 do Ibge.

A economia de Coronel Martins está baseada na exploração das atividades agropecuárias, com destaque para a suinocultura integrada, o cultivo de lavouras temporárias de feijão, soja e milho. Atividades como a piscicultura, a produção de laranja e erva-mate, o reflorestamento, a bovinocultura de leite e a bovinocultura de corte também estão em desenvolvimento.

informações gerais:

Municípios limítrofes: São Domingos, Galvão, Novo Horizonte e Santiago do Sul.
Área: 107,41 km²
População: 2.2.458 hab. est. IBGE
Altitude: 695 m
Região Turística: Grande Oeste

O município de Correia Pinto está localizado na Serra Catarinense e ocupa uma área de 107,41 quilômetros quadrados. Possui uma população de 2.520 habitantes, de acordo com o censo 2010 do Ibge.

A principal atividade econômica do município - cujo nome homenageia o fundador de Lages - é o cultivo de madeira, com extensas áreas de reflorestamento.

Informações gerais:

Área: 651,62 km²
População: 14.301 hab. est. IBGE
Altitude: 847 m
Região Turística: Serra Catarinense
Municípios limítrofes: Curitibanos, Ponte Alta, Palmeira, Lages e São José do Cerrito.

Corupá está localizado na região norte do Estado de Santa Catarina, cercado pela cadeia de montanhas da Serra do Mar. A economia do Município, apesar de diversificada, se fundamenta principalmente na agricultura, especificamente à bananicultura. No ramo industrial destaca-se na área moveleira, metalúrgica e têxtil. Outro destaque é dado pelo cultivo de plantas ornamentais.

Informações gerais:

Microrregião: Vale do Itapocu
Aniversário: 07/07
Habitantes: 14.716
Eleitores: 11.219
IDH: 0.78
PIB: 297.664.289,00

Site da prefeitura de Corupá

Colonizado por italianos, alemães, poloneses, portugueses e africanos, O município de criciúma está localizado no Sul do Estado e possui uma população de 202.395 habitantes.

O município é conhecido por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico, mas também se destaca nos setores metalúrgicos, supermercadista, vestuário, construção civil e setor químico.

Informações gerais:

População: 202.395 habitantes,
Localização: Extremo sul, a 200km de Florianópolis.
 235,627km2.
Clima: Subtropical, com temperatura média entre 15ºC e 30ºC.
Altitude: 46m acima do nível do mar.
Cidades próximas:Araranguá, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza.

Site da prefeitura de Criciúma

Colonizado basicamente por alemães e italianos, o município de Cunha Porã foi fundado em 20 de julho de 1958 e está localizado no extremo Oeste de Santa Catarina. Sua população, segundo o IBGE, é de 10.639 habitantes. Possuí uma área de 217,87 Km².

A economia de Cunha Porã está baseada no setor agrícola, com destaque na produção de leite, milho, soja, trigo, suinocultura e avicultura. Além das áreas de reflorestamento, da fruticultura e piscicultura. No centro urbano, destacam-se indústrias de confecção de vestuário, moveleiras, beneficiamento de trigo e artesanato, além do comércio em geral.

Informações gerais:

Aniversário: 20/07
Habitantes: 10.905
Eleitores: 8.511
IDH: 0.742
PIB: 215.026.067,00
Microrregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina

Site da prefeitura de Cunha Porã

O município de Cunhataí está localizado no Oeste de Santa Catarina, a uma distancia de 750km da Capital de Florianópolis, e ocupa uma área de 54.51 quilômetros quadrados. Sua população é de 1.882 habitantes, segundo dados do Ibge.

Informações gerais:

Área: 54,51 km²
População: 1.931 hab. est. IBGE
Altitude: 450 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: São Carlos, Saudades, Cunha Porã e Palmitos.

Site da prefeitura de Cunhataí

O município de Curitibanos está localizado na região do Contestado e possui uma população de 38.890 habitantes.  Ponto de passagem de tropeiros e palco de diferentes conflitos históricos, Curitibanos conserva diversos marcos, monumentos e tradições. A culinária tropeira típica é uma delas, com arroz de carreteiro, paçoca de pinhão, carne de porco frita, virado de feijão e couve refogada. Outra atração são as fazendas especializadas na criação do cavalo campeiro, espécie descendente dos cavalos deixados por uma expedição espanhola na região há mais de 350 anos. Destaque também para a Expocentro, com o melhor da indústria, do comércio e do artesanato da cidade.

Informações gerais:

Microrregião: Contestado
Aniversário: 11/06
Habitantes: 38.890
Eleitores: 29.626
IDH: 0.721
PIB: 589.848.079,00

Site da prefeitura de Curitibanos

O município de Descanso está localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina, distante 700 Km da capital do Estado.  Tem como divisas ao Norte o Município de São Miguel do Oeste, ao Sul, Iporã do Oeste, ao Leste, Flor do Sertão, Iraceminha e Riqueza, e ao Oeste, Belmonte, Bandeirante e Santa Helena.

Possui área de 286 Km² e uma altitude de 552 metros acima do nível do mar. A avicultura e a suinocultura são as principais atividades econômicas do município.

Informações gerais:

Área: 285,57 km²
População: 8.612 hab. est. IBGE
Altitude: 552 m
Região Turística: Caminhos da Fronteira

O município de Dionísio Cerqueira está localizado na divisa do extremo noroeste de Santa Catarina com o Paraná e na fronteira com a Argentina, devido a essa peculiaridade, em 1903, foi inaugurado o Marco das Três Fronteiras. A cidade foi colonizada por italianos e alemães vindos das colônias gaúchas e pertenceu a Chapecó até se desmembrar no final de 1953.

Informações gerais:

Área: 377,70 km²
População: 14.801 hab. est. IBGE
Altitude: 830 m
Região Turística: Caminhos da Fronteira
Municípios limítrofes: Princesa, Guarujá do Sul e Palma Sola.

O Município de Dona Emma está situado no Vale do Itajaí do Norte, pertence à microrregião do Alto Vale do Itajaí. Possui uma extensão territorial de 181,018km².

O município de Dona Emma apresenta uma economia baseada no setor primário, caracterizando-se pôr uma tipografia acidental onde predominam as pequenas propriedades rurais (minifúndios), visto que 92,8% das propriedades possuem área de até 50 hectares, sendo que a produção agrícola destaca-se o fumo, milho, a mandioca, feijão, cebola e produção leiteira. Nos números da economia, o resultado do trabalho no campo.

Informações gerais:

Área: 181,02 km²
População: 3.912 hab. est. IBGE
Altitude: 370 m
Região Turística: Vale Europeu
Municípios limítrofes: José Boiteux, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Taió e Witmarsum.

Site da prefeitura de Dona Emma

O município de Doutor Pedrinho localiza-se no Médio Vale do Itajaí e limita-se com os municípios de Rio dos Cedros, Benedito Novo, José Boiteux, Itaiópolis e Rio Negrinho.

Informações gerais

População: 3.828 habitantes
Eleitores: 2.758
Aniversário: 01/06
IDH: 0.716
PIB: 47.504.939,00
Microrregião: Médio Vale do Itajaí

Site da prefeitura de Doutor Pedrinho

O município de Entre Rios está situado na região sul do Brasil, e no oeste do Estado de Santa Catarina, ficando cerca 560 km. da capital do estado, Florianópolis.

O município é essencialmente agrícola e se destaca pelo cultivo em grande escala de milho, soja, feijão, trigo, fumo e citrus. Na pecuária destaque para a suinocultura e avicultura, por conta do trabalho de criadores integrados às agroindústrias da região.Também está em franco desenvolvimento nas propriedades rurais, a piscicultura, a produção leiteira, a bovinocultura de leite e corte, caprinocultura e apicultura.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Irani
Aniversário: 19/07
População: 3.118 habitantes
Eleitores: 2.656
Relevo: Planalto forte ondulado
Hidrografia: Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó
Vegetação: Mata Atlântica Umbrófila Mista
Clima: Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 17,2°C.
Altitude: 400m acima do nível do mar

Site da prefeitura de Entre Rios

O município de Ermo está localizado no Extremo sul catarinense e limita-se com os municípios de Turvo, Araranguá, Sombrio e Jacinto Machado. Possui uma população de 2.081 habitantes, de acordo com o censo 2010 do Ibge, e ocupa uma área de 63,88 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Sul Catarinense
Área: 63,88 km²
População: 2.081 hab. est. IBGE
Aniversário: 19/09
Eleitores: 2.617
IDH: 0.726
PIB: 39.605.686,00

Site da prefeitura de Ermo

O município de Erval Velho está localizado no Planalto Sul de Santa Catarina e limita-se com os municípios de Campos Novos, Capinzal, Lacerdópolis e Herval d'Oeste.

A economia do município é baseada na agropecuária e nas indústrias de reciclagem de plástico.

Informações gerais:

Área: 207.24 km²
População: 4448 habitantes
Altitude: 674 m
Latitude: 27°16\\\'3
Longitude: 51°26\\\'3
Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina

Site da prefeitura de Erval Velho

O município de Faxinal dos Guedes, situa-se no Extremo Oeste de Santa Catarina, no Vale do Rio Uruguai.Possui uma população de 10.797 habitantes e ocupqa uma área de 273 quilômetros quadrados.

O município já teve como fonte de economia a extração de madeira e de erva-mate, passando mais tarde a agricultura e a pecuária, predominando a produção de erva-mate e criação bovina, suína e avícola. Na agricultura se destaca também como grande produtor de semente de soja e de milho.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Irani
Aniversário: 26/07
Área: 273Km²
Habitantes: 10.797
Eleitores: 8.196
IDH: 0.758
PIB: 265.392.743,00

O município de Flor do Sertão está localizado no Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina. Possui uma área de 58 Km2 e está situado 505 m acima do nível do mar. O clima apresenta grande amplitude térmica, com temperaturas variando até os 40º no verão e até abaixo de zero no inverno. Quando aumenta a umidade relativa do ar há ocorrências de neblinas cerradas que vem absorver as geadas.

Informações gerais:

Área: 58,71 km²
População: 1.605 hab. est. IBGE
Altitude: 302 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Iraceminha, São Miguel d\'Oeste, Maravilha, Descanso, Romelandia e São Miguel da Boa Vista.

Site da prefeitura de Flor do Sertão

Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, conhecida também como "Ilha da Magia". Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporado à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz - 820 m de comprimento - que ligou a ilha ao continente. Encontra-se aproximadamente entre 20 e 40 metros de altitude.

Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos, e farta distribuição anual de chuvas. Isto em conjunto com suas 42 praias, contribuiu para que ela se tornar-se a capital turística do mercosul, pois possui um intenso movimento turístico durante todo o verão, principalmente com argentinos, gaúchos e paulistas.

Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem se firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação, e outras) que circulam a ilha e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana.

Informações gerais:

População 2010: 421.240
Área da unidade territorial (km²):675,409
Densidade demográfica (hab/km²): 623,68
Gentílico: florianopolitano

Site da prefeitura de Florianópolis

O município de Formosa do Sul está localizado no Oeste de Santa Catarina e a 626 km da Capital. De acordo com dados do IBGE no Censo de 2010, o município possui 2.603 habitantes e ocupa uma uma área territorial de 99,9 quilômetros quadrados.

A economia do município está diretamente ligada à agropecuária.Na agricultura, destacam-se os cultivos de milho, feijão e trigo. Na pecuária, as criações de suínos, aves e bovinos (gado de corte e leiteiro).O município também conta com algumas indústrias de móveis, de madeira e comércios.

Informações gerais:

Área: 99,9 km2.
Aniversário: 09/01
Habitantes: 2.603
Eleitores: 2.234
IDH: 0.715
PIB: 41.514.214,00
Microrregião: Oeste de Santa Catarina

Site da prefeitura de Formosa do Sul

Colonizado por famílias de origem alemã, italiana, japonesa, polonesa e luso-brasileira, o municipío de Forquilhina está localizado na região Sul do Estado e possui uma população de 22.548 habitantes.

Forquilhinha ocupa uma área de 183,134 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Nova Veneza, Criciúma, Maracajá e Meleiro.

Informações gerais:

População: 22.548 habitantes
Área: 183,134 km2
Instalação: 01/01/1990

Site da prefeitura de Forquilhinha

Fraiburgo é conhecida como a "terra da maçã", já que o cultivo de maçãs corresponde a 51% de toda a produção catarinense e a 26% da produção Nacional.

O município, localizado no Meio-Oeste do Estado, possui uma população de 34.553 habitantes e ocupa uma área territorial de 547.854 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

População 2010: 34.553
Área da unidade territorial (km²): 547,854
Densidade demográfica (hab/km²): 63,07
Instalação: 29/12/1961
Principais etnias: Cabocla, Alemã e Italiana

Site da prefeitura de Fraiburgo

Sede da primeira colônia de imigrantes japoneses de Santa Catarina, o município de Frei Rogério foi emancipado em 1º de janeiro de 1997. Localizado na região do Contestado, o município possui uma população de 2.354 habitantes e ocupa uma área territorial de 157,85 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Área: 157,85 km²
População: 2.354 hab. est. IBGE
Altitude: 950 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Curitibanos, Fraiburgo, Monte Carlo, Campos Novos e Brunópolis.

Site da prefeitura de Frei Rogério

O município de Galvão está localizado na região Oeste de Santa Catarina e foi colonizado por caboclos, italianos e alemães. Possui uma populaçãop de 4.220 habitantes e ocupa uma área territorial de 123 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Data de fundação: 07 de abril de 1963
População: 4.220 habitantes
Localização: Oeste, na microrregião de Xanxerê, a 601 quilômetros de Florianópolis
Área: 123 quilômetros quadrados
Clima: mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 17,5 graus centígrados
Altitude: 790 m acima do nível do mar
Cidades próximas: São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte, Coronel Martins, Jupiá, São Domingos

Site da prefeitura de Galvão

Localizado no Litoral Sul catarinense, o município de Garopaba ocupa uma área territorial de 115,56 quilômetros quadrados e limita-se com Imbituba e Paulo Lopes.

As principais atividades econômicas do Município são o turismo, a construção civil, a pesca artesanal, os serviços públicos e a agricultura de subsistência. Evidencia-se, também, a pecuária e o comércio, além de indústrias de confecções.

Informações gerais:

Área: 115,56 km²
População: 20.024 hab. est. IBGE
Altitude: 18 m
Região Turística: Encantos do Sul
Municípios limítrofes: Imbituba e Paulo Lopes.

O município de Garuva está localizado na região nordeste de Santa Catarina e limita-se com o estado do Paraná (Guaratuba) e com os municípios de Joinville, São Francisco do Sul,Itapoá,e Campo Alegre. Possui 16.081 habitantes (IBGE 2010) e ocupa uma área de 503,603 quilômetros quadrados.

Garuva se destaca na atividade metal mecânica, metalurgia, agroindústrias, madeireiras, além da implantação de complexos logísticos, industriais e retroportuários. No setor agrícola, o destaque é a produção de bananas, além da cultura do arroz, cana de açucar, mandioca, flores e da criação de peixes e gado de corte.

Informações gerais:

Microrregião: Nordeste de Santa Catarina
Aniversário: 20/12
Habitantes: 16.081
Eleitores: 10.547
IDH: 0.725
PIB: 443.011.298,00

Site da prefeitura de Garuva

O município de Gaspar está localizado no Médio vale do Itajaí e possui uma população de 62.618 habitantes, de acordo com o censo 2010 do Ibge.

Gaspar destaca-se na agricultura com o cultivo do arroz irrigado, e também produz milho, feijão, mandioca, banana e fumo. Na pecuária, o destaque é a criação do gado de corte e leiteiro, e o incentivo à piscicultura.Possui também indústrias de alimentos, têxteis e de plásticos.

Informações gerais:

Área: 386,35 km²
Microrregião: Médio Vale do Itajaí
Aniversário: 18/03
Habitantes: 62.618
Eleitores: 40.247
IDH: 0.765
PIB: 1.668.182.134,00

Site da prefeitura de Gaspar

O município de Grão-Pará localiza-se na região sul do Estado, na microregião de Tubarão. Possui uma área territorial de 338,156 Km² e 6.228 habitantes.

A economia do município está firmada principalmente na suinocultura e na agricultura, tendo como cultura básica o fumo, seguida pelo milho e feijão. Destaca-se, também, pela fruticultura, piscicultura, apicultura, na pecuária com a criação de bovinos e produção de leite, além da avicultura com a criação de aves para o abate. Grão-Pará possui também indústrias madeireiras, de ataúdes, de molduras, de produtos de alumínio, de confecções e prestação de serviços em facção, granja com abatedouro, atafonas e engenhos de açúcar.

Informações gerais:

Área: 338,156 Km²
Microrregião: Microrregião do Vale do Tubarão
Aniversário: 20/07
Habitantes: 6.418
Eleitores: 5.664
IDH: 0.736
PIB: 112.616.032,00

Site da prefeitura de Grão-Pará

O município de Gravatal está localizado no Sul do Estado e tem como municípios limítrofes: Armazém, Imaruí, Laguna, Braço do Norte, São Ludgero, Tubarão e Capivari de Baixo. O clima é temperado, com uma temperatura média anual entre 18ºC e 27ºC. O município possui uma área de 194 km², e, encontra-se a 18 metros do nível do mar.

Informações gerais:

Área: 168,42 km²
População: 11.064 hab. est. IBGE
Altitude: 30 m
Região Turística: Encantos do Sul

Site da prefeitura de Gravatal

Guabiruba foi emancipada em 10 de junho de 1962 e possui 20.474 habitantes. O município está localizado no Médio Vale do Itajaí e ocupa uma área de 174 quilômetros quadrados. Os destaques da economia do município são as indústrias de confecções, malhas e metalurgia.

Informações gerais:

Área: 173,59 km²
População: 20.474 hab. est. IBGE
Altitude: 60 m
Região Turística: Vale Europeu
Municípios limítrofes: Botuverá, Brusque, Gaspar e Blumenau.

Site da prefeitura de Guabiruba

O município de Guaraciaba está localizado no extremo Oeste de Santa Catarina.. Sua emancipação Político Administrativa deu-se em 1º de Outubro de 1961. Guaraciaba na língua tupi guarani significa "Raio de Sol". Conforme dados do Senso de 2010 possui uma população de 10.498 habitantes. Uma área de aproximadamente 331 quilômetros quadrados e está a 730 km da Capital.

Informações gerais:

Aniversário: 01/10
Habitantes: 10.492
Eleitores: 8.281
IDH: 0.751
PIB: 170.219.507,00
Microrregião: Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina

Site da prefeitura de Guaraciaba

O município de Guaramirim está localizado na região norte de Santa Catarina, a 180km de Florianópolis. A economia de Guaramirim é baseada nos setores industrial, comercial e de serviços, além da expressiva atividade agrícola na produção de arroz, banana, milho e hortifrutigranjeiros.

Informações gerais:

População:35.172 hab.
Área: 268,496 km2
Instalação: 13/02/1949

Site da prefeitura de Guaramirim

O município de Guarujá do Sul está localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina e limita-se com Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Princesa e Palma Sola.

Informações adicionais:

Microregião: Extremo Oeste de Santa Catarina
Área: 100,55 Km2
População: 4.908 habitantes
Data de criação: 18/12/1961
Município de origem: Dionísio Cerqueira
Altitude:707,28m

Guatambú está localizado a 11 km de Chapecó e a 594 km de Florianópolis. O município faz divisa com o Rio grande do Sul e é banhado pelo Rio Uruguai.

Com uma área territorial de 204,76 quilômetros quadrados e uma população de 4.746 habitantes, o município destaca-se na extração da erva-mate, criação de suínos e aves.

Informações gerais:

Área: 204,76 km²
População: 4.746 hab. est. IBGE
Altitude: 530 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Caxambu do Sul, Planalto Alegre e Chapecó.

Site da prefeitura de Guatambú

Localizado na região do Contestado, o município de Herval d´Oeste começou a ser colonizado com a inauguração da Estrada de Ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul e foi emancipado em 30 de dezembro de 1953.

Possui uma população de 21.961 habitantes e ocupa uma área de 216,84 quilômetros quadrados. Economicamente, destaca-se no setor agrícola, sobretudo na produção de milho, alfafa e fumo.

Informações gerais:

Área: 216,84 km²
População: 21.961 hab. est. IBGE
Altitude: 523 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Joaçaba, Lacerdópolis, Erval Velho, Campos Novos, Ibicaré e Luzerna

Site da prefeitura de Herval d'Oeste

Ibiam é um município com uma população de 1,9 mil habitantes e área de 146 km², localizado no Planalto Sul de Santa Catarina e no Alto Vale do Rio do Peixe. Faz fronteira com Tangará, Campos Novos, Herval D'Oeste, Herval Velho e Ibicaré. A economia é baseada na agricultura, com plantação de milho e fumo; e pecuária de gado leiteiro, aves e suínos. Ibiam ganhou título de município por meio da lei nº 9897, de 20 de julho de 1995, data em que é comemorado seu aniversário. Antes chamava-se Ponte Alta, mas teve o nome substituído por Ibiam. De origem indígena: “Yby” significa terra e “ã” elevada, ou seja, “Ybiãa” significa terras altas, encostas, barrancos. A partir de 1920, o município foi colonizado por imigrantes italianos e alemães. Salvador Ribeiro da Silva foi o primeiro proprietário de terras da região, na fazenda Ribeiro.

Informações gerais

Localização: Planalto Sul de Santa Catarina e no Alto Vale do Rio do Peixe, latitude 27°10'53" e longitude 51°14'13".
Altitude: altitude de 724 metros
Clima: temperado/úmido, com temperatura média anual de 18,5°C
Área Geográfica: 190.149 km²
Limites: ao Norte, com Campos Novos e Capinzal; ao Sul, com o Estado do Rio Grande do Sul; ao Leste, com Campos Novos e ao Oeste, com Capinzal.
Municípios com I
População: 1.973 habitantes (Censo 2010)
IDH: 0,725
PIB de 29.722.938,00.

Site da prefeitura de Ibiam

O município de Ibicaré tem 3,3 mil habitantes, 163 km² e fica no Meio Oeste Catarinense, no Vale do Rio do Peixe. A economia é baseada na suinocultura e agricultura, com plantação de milho, soja e arroz.
Tornou-se oficialmente município com a lei n° 407/79, do dia 8 de agosto de 1979, quando é comemorado seu aniversário.É a Capital Catarinense do Rodeio devido ao sucesso das festas de rodeio da cidade.

Informações gerais:

População: 3.373 habitantes.
Rodovias de acesso ao município: SC 303 e SC-454.
Distância da Capital: 490 Km.
Altitude: 543 m acima do nível do mar.
Coordenadas Geográficas: 27º 05’15’’ de latitude sul e 51º 22’45’’ de longitude oeste.
Clima: subtropical, caracterizado por chuvas bem distribuídas, invernos frios com quedas de geada, verões quentes com temperatura média de 24º C.
Ao norte: Iomerê e Treze Tilias;
Ao sul: Herval D’Oeste
A leste: Pinheiro Preto, Tangará e Ibiam;
A oeste: Luzerna e Água Doce.

Site da prefeitura de Ibicaré

Ibirama é um município de 18 mil habitantes, localizado no Alto Vale do Itajaí, conhecido por suas belezas naturais e potencial turístico para prática de esportes ecológicos, como rafting e rapel. Já teve a base de sua economia na extração vegetal e na agropecuária de subsistência. Foi colonizado por alemães a partir da expedição chefiada pelo diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática, Alfred Sellin, que fundou a sede da colônia em Ibirama. A emancipação da colônia ocorreu em 11 de Março de 1934, quando é comemorado seu anivesário. Seu nome foi trocado para Dalbérgia e em 1943 passou a ser chamada Ibirama, que em linguagem indígena quer dizer “terra da fartura”.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: José Boiteux, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Lontras, Apiúna, Ascurra e Benedito Novo.
Área: 246.71 km² (fonte: IBGE)
População: 18097 habitantes
Altitude: 150 m

Site da prefeitura de Ibirama

Localizado a 200 km da capital Florianópolis, Icara faz limite com Criciúma, Morro da Fumaça, Araranguá, Sangão e Jaguaruna. Atualmente possui 50.000 habitantes, distribuídos em 236 km² de extensão territorial. As principais atividades econômicas são a apicultura, confecção, metalúrgica, indústria descartáveis (maior produtora da America Latina), também é forte na produção agrícola e no turismo.

A origem do nome Içara vem de Içaroba, espécie de palmeira muito comum na época da colonização que teve início com a vinda de açorianos. Com o passar dos tempos, a região atraiu pessoas em virtude da qualidade do solo fértil à agricultura. Após os açorianos, chegaram italianos, poloneses e alemães provenientes de Criciúma e Urussanga. A etnia negra também faz parte da colonização de Içara. Em 20 de dezembro de 1961 é criado o município de Içara com sua instalação efetivada no dia 30 do mesmo mês.

Informações gerais:

Área Territorial: 236 km²
Ano de Instalação: 1961
Microrregião: Criciuma
Mesorregião: Sul Catarinense
Altitude da Sede: 48 m
Distância à Capital: 144,193 Km

Site da prefeitura de Içara

O município de Ilhota faz parte da região do Baixo Vale do Itajaí e é conhecido como a Capital Catarinense da Moda Íntima e da Moda Praia.

Possui uma população de 13.124 habitantes e ocupa uma área de 253,44 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Itajaí, Gaspar, Brusque, e Luís Alves.

Informações gerais:

Aniversário: 21/06
Habitantes: 13.124
Eleitores: 10.385
IDH: 0.738
PIB: 268.370.972,00
Microrregião: Foz do Rio Itajaí

Site da prefeitura de Ilhota

Imaruí faz parte da Região dos Lagos e destaca-se por seus recursos naturais. Possui a maior lagoa de Santa Catarina, viveiro natural de reprodução de camarões. Tem na pesca artesanal sua segunda maior atividade econômica. Colonizado por povos de origem açoriana, que está presente no dia-a-dia da cidade, tanto na arquitetura como nas festas e manifestações religiosas. Imaruí passou à categoria de município em 27 de agosto de 1890. O nome foi dado por uma tribo de índios que habitava o local: vem do mosquito maruim, comum na região. A pesca continua sendo uma das principais atividades econômicas de Imaruí, perdendo apenas para a agricultura que predomina a de subsistência.

Informações gerais:

Data de fundação - 27 de agosto de 1890.
População - 11.606 habitantes
Área: 542,236 km².
IDH: 0,742
PIB(mil) - 87.645
Densidade Demográfica: 22,0 hab./km²
Colonização: Açoriana.
Principais etnias: Açoriana.
Cidades próximas - Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal, Paulo Lopes, Aramazém e São Martinho.

Site da prefeitura de Imaruí

Imbituba está situada no litoral sul do Estado de Santa Catarina, na região dos lagos catarinenses, distante 90 km da capital Florianópolis. Com natureza privilegiada, estende-se ao longo de extensa restinga entre o mar, a lagoa da Ibiraquera e a do Mirim e os contrafortes da Serra do Mar, com 182 km² de território, fazendo limites com Paulo Lopes e Garopaba ao norte, Laguna ao sul, Imaruí a oeste e o Oceano Atlântico a leste.São 33 quilômetros de praias tranqüilas e as melhores ondas do Brasil para a prática de surf e outros esportes náuticos.O município de Imbituba, antes pertencente a Laguna, foi emancipado em 21 de junho de 1958.

Informações gerais:

População 2010: 40.170 habitantes
Área da unidade territorial (km²): 182,929
Densidade demográfica (hab/km²): 219,59

Site da prefeitura de Imbituba

Imbuia é um município do Alto Vale do Itajaí com 5,2 mil habitantes e área de 124,17 km². Tornou-se município por meio da lei nº839 em 10 de setembro de 1962. Antigamente chamada de Chapadão do Rio dos Bugres, ficou conhecida como Imbuia por causa da grande quantidade de árvores da espécie “imbuia” existentes na a região. A àrvore "imbuia" é considerada àrvore símbolo representatio do Estado de Santa Catarina. A Festa Estadual do Milho-Verde é o principal evento do município.

Localiza-se a uma latitude 27º29'34" sul e a uma longitude 49º25'26" oeste, estando a uma altitude de 718 metros.

Informações gerais:

Área: 121,90 km²
População: 5.946 hab. est. IBGE
Altitude: 718 m
Região Turística: Vale Europeu
Municípios limítrofes: Vidal Ramos, Alfredo Wagner, Ituporanga e Leoberto Leal

Site da prefeitura de Imbuia

Localizado no vale do Itajaí, o município de Indaial possui uma população, segundo estimativa do IBGE/2010, de 54.854 habitantes e um total de eleitores de 33.144. A área territorial do município de Indaial é de 430,539 quilômetros quadrados.

Informações gerais

População: 54.854 habitantes
Área da unidade territorial: 430,790 km²
Densidade demográfica: 127,33 hab/km²
Municípios limítrofes: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Presidente Nereu, Rodeio e Timbó

Site da prefeitura de Indaial

O município de Iomerê tem 2,5 mil habitantes e está localizado na Região Meio Oeste de Santa Catarina, na Micro Região do Alto Vale do Rio do Peixe. O nome do município originou-se da língua tupi-guarani, cujo significado é Clareira Branca ou Campo Branco. A emancipação ocorreu em 20 de julho de 1995, por meio da a lei nº 9.898.

Possui uma área de 114,74 Km², estando situado a 847 metros acima do nível do mar. O clima Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 16,9°C.

Informações gerais:

Área: 114,74 Km²
População: 2553 habitantes
Limites do Município: Arroio Trinta, Treze Tílias, Ibicaré, Pinheiro Preto e Videira.

Site da prefeitura de Iomerê

Separada da cidade de Piratuba por uma ponte sobre o Rio do Peixe, Ipira é uma pequena localidade com pouco mais de 5.000 habitantes. Vale a pena um passeio pelo lugar, onde ainda existem muitas antigas casas em madeira construídas pelos primeiros moradores alemães. Na época de calor, a indicação é o local conhecido como Cascata da Usina, área de lazer onde já funcionou uma usina. Ali, uma pequena trilha leva ao arroio Capelinha, pedregoso e raso, e a duas quedas d'água onde existe também uma caverna. A 5 km do centro, uma estrada de terra leva a um dos pontos mais altos de região, onde se destaca uma construção chamada de "templo esotérico". Produtos da região podem ser comprados na Casa Colonial, no centro da cidade. IPIRA, foi o nome escolhido para este local, isso ocorreu no ano de 1925, sendo sua origem do tupi-guarani que significa: I – água e PIRA – peixe.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Peritiba, Piratuba, Alto Bela Vista, Ouro, Capinzal e Presidente Castelo Branco.
Área: 155.45 km² (fonte: IBGE)
População: 4713 habitantes
Altitude: 409 m
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Aniversário: 15/08
Habitantes: 4.713
Eleitores: 3.749
IDH: 0.736
PIB: 63.833.687,00

Site da prefeitura de Ipira

Iporã do Oeste situa-se no Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina a 730 km da Capital Florianópolis. Limita-se com os municípios de Descanso, Santa Helena, Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Riqueza.

A economia do município tem como base a agricultura, com destaque o cultivo de milho e fumo. A atividade de maior movimento econômico no município é a suinocultura, produzindo 1.715.145 cabeças por ano, seguido da avicultura com 19.840.033 aves por ano. Também são produzidos 25.259.240 litros de leite por ano.

Informações gerais:

Área: 202,37 km²
População: 8.714 hab. est. IBGE
Altitude: 557 m
Região Turística: Caminhos da Fronteira
Municípios limítrofes: Riqueza, Mondaí, São João, Tunápolis, Santa Helena e Descanso.

Site da prefeitura de Iporã do Oeste

Fundado em 9 de janeiro de 1992, o município de Ipuaçu está localizado a 78 km de Chapecó e a 580 km de Florianópolis. Quase metade dos seus 7.123 habitantes é indígena. Ipuaçu, em tupi-guarani, quer dizer "lajeado grande", nome do rio que corta a cidade de Norte a Sul. Dentre as principais atividades econômicas do município, se destacam a bovinocultura de leite e corte, a avicultura, suinocultura, e o cultivo de milho e soja.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Irani
Aniversário: 31/03
Habitantes: 7.123
Eleitores: 4.718
IDH: 0.66
PIB: 96.945.562,00

Site da prefeitura de Ipuaçu

O município localizado no Vale do Contestado mostra suas mais marcantes tradições através da realização de três festas anuais. Em agosto acontece a Festa da Cultura Italiana. O rodeio crioulo, em data móvel, concentra CTGs de toda a região. A Festa de Nossa Senhora da Salete ocorre em setembro. Para o lazer, existem açudes para pesca e campings localizados em áreas verdes.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Lindóia do Sul, Concórdia, Arabutã, Seara, Xavantina, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.
Área: 247.07 km² (fonte: IBGE)
População: 7435 habitantes
Altitude: 562 m

Site da prefeitura de Ipumirim

O município de Iraceminha está localizado na região Oeste de Santa Catarina, a 100 km de Chapecó e a 740 km de Florianópolis. Ocupa uma área territorial de 164,38 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Cunha Porã, Riqueza, Descanso, Flôr do Sertão e Maravilha.

A economia está baseada na produção de vinho, cachaça, frangos, suínos, leite e cereais.

Informações gerais:

Microrregião: Foz do Rio Itajaí
Aniversário: 26/04
Habitantes: 4.212
Eleitores: 3.518
IDH: 0.722
PIB: 79.487.817,00

Site da prefeitura de Iraceminha

O município de Irani, distante 530 km da Capital do Estado, Florianópolis, está localizado na região meio oeste e ocupa uma área de 327,05 quilômetros quadrados e possui uma população de 9.948 habitantes.
Na economia Irani se destaca na agricultura, pecuária (suínos, bovinos e aves) a indústria moveleira, madeireira, o comércio e turismo.

Informações gerais:

Área: 327,05 km²
População: 9.948 hab. est. IBGE
Altitude: 1 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Lindóia do Sul, Concórdia, Jaborá, Catanduvas, Vargem Bonita e Ponte Serrada.

Site da prefeitura de Irani

Emancipado em 9 de janeiro de 1993, o município de Irati localiza-se no Oeste de Santa Catarina e tem como base econômica a agricultura.  Irati possui uma população de 2.067 habitantes e ocupa uma área de 77,52 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Área: 77,52 km²
População: 2.067 hab. est. IBGE
Altitude: 438 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Formosa do Sul, São Lourenço d'Oeste, Jardinópolis, Saltinho e Sul Brasil

Site da prefeitura de Irati

O município de Irineópolis está localizado na região do Contestado e ocupa uma área de 591.29 quilômetros quadrados. A população, de acordo com dados do Ibge, é de 10.843 habitantes.

O extrativismo vegetal e a agricultura representam 85% da economia de Irineópolis. Os principai produtos cultivados são arroz, batata-inglesa, trigo, feijão, fumo, mandioca, soja e milho.

Informações gerais:

Área: 591,29 km²
População: 10.843 hab. est. IBGE
Altitude: 762 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Porto União, Timbó Grande e Canoinhas.

Site da prefeitura de Irineópolis

Itá é uma cidade replanejada em virtude da construção da Usina Hidrelétrica de Itá. A nova cidade de Itá foi inaugurada em 1996 depois de 20 anos passados para que a obra fosse finalizada desviando o leito do Rio Uruguai.

O município está localizado na região Oeste do Estado e ocupa uma área de 165,838 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Seara, Concórdia, Paial, Aratiba, Arabutã, Barra do Rio Azul, Itatiba do Sul. Sua população é de 6.420 habitantes.

Informações gerais:

População 2010: 6.426 habitantes
Área da unidade territorial (km²): 165,838
Densidade demográfica (hab/km²): 38,75
Gentílico: itaense

Site da prefeitura de Itá

Itaiópolis está situado a 920 m de altitude no Planalto Norte e tem 21 mil habitantes. Descendentes de poloneses, ucranianos, alemães, italianos, caboclos e indígenas conservam suas tradições e um estilo de vida tra. Itaiópolis tem apostado na sua vocação para o turismo religioso, histórico-cultural e ecológico.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião do Planalto Norte Catarinense
Papanduva, Santa Terezinha, Vitor Meireles, José Boiteux, Doutor Pedrinho, Rio Negrinho e Mafra.
Área: 1295.32 km²
População: 21015 habitantes
Altitude: 925 m

Site da prefeitura de Itaiópolis

Erguida no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, Itajaí está situada no litoral norte de Santa Catarina. Colonizada por portugueses, no século XVIII e alemães no século XIX, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a navegação e hoje abriga um dos maiores complexos portuários do país. O Porto de Itajaí é o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres. É também o maior exportador de carnes congeladas do Brasil.

Itajaí também é uma cidade universitária com seus 23 mil alunos da Universidade do Vale do Itajaí, Univali. O município tem ainda tradicionais festascomo a Marejada, Festa Portuguesa e do Pescado

Informações gerais:

População 2010: 183.373 habitantes
Área da unidade territorial (km²): 288,274
Densidade demográfica (hab/km²): 636,11
Gentílico: itajaiense

Site da prefeitura de Itajaí

Itapema é um dos destinos mais atraentes de Santa Catarina e está localizada no Litoral Centro-Norte. A natureza revela-se em belíssimas paisagens. É um paraíso encantador e recebe as mais variadas pessoas de todas as regiões do Brasil e do mundo. Praias, cachoeiras, morros e uma completa estrutura de restaurantes e bares integram o cenário, com diversas atrações e opções de lazer. Itapema preserva a cultura portuguesa dos seus antepassados, como a pesca artesanal, o boi de mamão e gastronomia típica. Situada a 12 quilômetros de Balneário Camboriú e a 60 quilômetros de Florianópolis, Itapema é um dos municípios que mais recebe turistas em Santa Catarina.

Informações gerais:

População 2010: 45.797
Área da unidade territorial: 57,803 km²
Densidade demográfica: 792,29 hab/km²

Site da prefeitura de Itapema

O município de Itapiranga que fica localizado no Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina, foi oficialmente criado em 14 de fevereiro de 1954. Possui uma extensão territorial de 286 quilômetros quadrados e uma população de 16.107 habitantes.

A base da economia é a agropecuária, com destaque à avicultura, bovinocultura de leite, suinocultura, cultivo de milho, fumo e dos mais variados produtos agrícolas. A base da geração de empregos está na indústria de transformação, que compreende a agroindústria, abatedouros e derivados, indústrias de móveis, estofados e marcenarias.

Informações gerais:

Aniversário: 14/02
Habitantes: 16.107
Eleitores: 11.349
IDH: 0.775
PIB: 550.283.288,00
Microrregião:  Extremo Oeste de Santa Catarina

Site da prefeitura de Itapiranga

O município de Itapoá está localizado no extremo litoral norte de Santa Catarina, fazendo divisa com o município de Guaratuba, já estado do Paraná, através do Rio Sai Guaçu. Ocupa uma área de 256,1 quilômetros quadrados e possui uma população de 14.763 habitantes.

As bases econômicas do município são o turismo e Porto de Itapoá. Destacam-se ainda atividades econômicas como a construção civil, a pesca artesanal, a agricultura de subsistência e a pecuária.

Informações gerais:

Área: 255,75 km²
População: 16.899 hab. est. IBGE
Altitude: 18 m
Região Turística: Caminho dos Príncipes
Municípios limítrofes: Garuva, Joinville e São Francisco do Sul.

Site da Prefeitura de Itapoá 

Localizado no Alto Vale do Itajaí,o município de Ituporanga possui uma área territorial de 336 km², numa altitude que chega a 830 m acima do nível do mar e temperatura média anual de 17,58ºC. Tem uma população de 22.255 habitantes.

Ituporanga é a Capital Nacional da Cebola, responsável por 12% do abastecimento nacional. São mais de cento e dez mil toneladas anuais, em quatro mil e seiscentos hectares plantados. Fumo, milho e feijão também têm destaque, além da criação de aves, bovinos e suínos.

Informações gerais:

Fundação: 14 de fevereiro de 1949
Área: 336,955 km²
População: 22 255 Habitantes
Densidade: 66,05 hab./km²
Municípios limítrofes:Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Petrolândia, Presidente Nereu, Agronômica e Vidal Ramos
Mesorregião: Vale do Itajaí

Site da prefeitura de Ituporanga

Jaborá é um município localizado no Meio-Oeste Catarinense pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba e Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). A colonização do município de Jaborá teve início por volta dos anos de 1916/1919 quando chegaram as primeiras famílias de origem italiana vindas do Rio Grande do Sul, antes o local era habitado por indígenas. A localidade teve várias denominações, como Rio Bonito ou Lajeado Bonito, Sede dos Poyer, São Roque e, a partir de 1943, definitivamente passou a se chamar Jaborá. Ganhou status de município em 29 de dezembro de 1963.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Presidente Castelo Branco, Concórdia, Irani, Catanduvas, Joaçaba e Ouro.
Área: 191.12 km² (fonte: IBGE)
População: 4057 habitantes
Altitude: 689 m

Site da prefeitura de Jaborá

A cidade de Jacinto Machado está instalada na planície costeira, quase ao pé da Serra Geral, a 254 km de Florianópolis. Os passeios para o interior do município, através de seculares trilhas dos tropeiros, reservam surpresas: antigas lendas e as belas paisagens dos Aparados da Serra. O Parque Nacional da Serra Geral guarda o principal patrimônio turístico de Jacinto Machado: os cânions. O Fortaleza é a grande vedete. Suas paredes fazem o visitante se sentir minúsculo diante da imponência da natureza. Na localidade de Engenho Velho, a visita às cachoeiras é complementada pelo café-com-mistura, típico das colônias italianas. Nos arredores da cidade, encontram-se montanhas areníticas com esculturas naturais e paredões propícios para a prática do rapel. No centro, o Museu Histórico Municipal destaca as peças antigas usadas por índios e colonizadores.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Cânions
Microrregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense
Municípios limítrofes: Timbé do Sul, Turvo, Ermo, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Praia Grande e São João do Sul.
Área: 428.77 km² (fonte: IBGE)
População: 10677 habitantes
Altitude: 50 m

Site da prefeitura de Jacinto Machado

O município de Jaguaruna está localizado na Regiâo Sul do Estado e conta com vários atrativos naturais, como as praias, as lagoas e ainda 53 sítios arqueológicos. Seu nome vem da língua tupi-guarani e significa “onça preta”. Sua colonização teve início em 1867, com o coronel Luiz Francisco Pereira e com grupos nati-vos anteriores à chegada dos portugueses. Em março de 1880 tornou-se Freguesia e em dezembro de 1930 foi emancipada. Fica a 48 Km de Laguna.

Informações gerais:

Região turística: Encantos do Sul
Microrregião: Microrregião de Laguna
Municípios limítrofes: Içara, Sangão, Treze de Maio, Tubarão e Laguna.
Área: 329.37 km² (fonte: IBGE)
População: 18425 habitantes
Altitude: 12 m

Site da prefeitura de Jaguaruna

O município de Jaraguá do Sul está localizado na Região Norte do Esatado e ocupa uma área territorial de 529,536 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Blumenau, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, São Bento do Sul e Schroeder.

Com uma população de 143.123 habitantes,o município constitui hoje um parque industrial forte e diversificado: malharias e confecções, metal-mecânica, parapentes, e produtos alimentícios.

informações gerais:

População 2010: 143.123
Área da unidade territorial (km²): 529,536
Densidade demográfica (hab/km²): 270,28
Gentílico: jaraguaense

Site da prefeitura de Jaraguá do Sul

Jardinópolis está localizado no Oeste catarinense, a aproximadamente 72 Km da cidade de Chapecó e 605 Km da Capital Florianópolis. O município conta com uma economia derivada da agricultura familiar e indústrias de cadeira, madeireira, móveis e jeans.

Fazem divisa com Jardinópolis os seguintes municípios: Formosa do Sul, Irati, Quilombo, Sul Brasil e União do Oeste. Jardinópolis pertence à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Quilombo.

O destaque é para o modo de vida da população, com uma dinâmica interiorana, mantendo aspectos da colonização italiana, cabocla, alemã e polonesa.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 20/03
Habitantes: 1.721
Eleitores: 1.465
IDH: 0.709
PIB: 39.457.681,00

Site da prefeitura de Jardinópolis

Localizado no Meio-Oeste do Estado, o município de Joaçaba ocupa uma área de 232,35 quilômetros quadrados e possui uma população de 28.398 habitantes.

Joaçaba recebeu o título de município em 25 de agosto de 1917. A economia teve início com a exploração da madeira e da erva mate e logo após com lavouras de trigo. Atualmente, a indústria de equipamentos agrícolas e de máquinas juntamente com a agropecuária são as principais atividades econômicas do município.

Informações gerais:

Área: 232,35 km²
População: 28.398 hab. est. IBGE
Altitude: 522 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Catanduvas, Jaborá, Ouro, Lacerdópolis, Herval d\'Oeste, Luzerna e Água Doce

Site da prefeitura de Joaçaba

Localizado no Meio-Oeste do Estado, o município de Joaçaba ocupa uma área de 232,35 quilômetros quadrados e possui uma população de 28.398 habitantes.

Joaçaba recebeu o título de município em 25 de agosto de 1917. A economia teve início com a exploração da madeira e da erva mate e logo após com lavouras de trigo. Atualmente, a indústria de equipamentos agrícolas e de máquinas juntamente com a agropecuária são as principais atividades econômicas do município.

Informações gerais:

Área: 232,35 km²
População: 28.398 hab. est. IBGE
Altitude: 522 m
Região Turística: Vale do Contestado
Municípios limítrofes: Catanduvas, Jaborá, Ouro, Lacerdópolis, Herval d\'Oeste, Luzerna e Água Doce

Site da prefeitura de Joaçaba

Maior cidade e polo industrial catarinense, o município de Joinville foi colonizado por alemães, suíços e noruegueses e possui uma população de 515.288 habitantes.

Localizado no Norte do Estado, na região turística conhecida como Caminhos dos Príncipes, joinville é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, oferecendo opções que vão de passeios a pontos de interesse histórico, como o Museu Nacional de Imigração, a alguns dos maiores eventos culturais do país, a exemplo do Festival de Dança de Joinville. A dança, aliás, é um ícone joinvilense. A cidade se orgulha de sediar a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou.

Informações gerais:

População 2010: 515.288
Área da unidade territorial (km²): 1.126,106
Densidade demográfica (hab/km²): 57,58
Gentílico: joinvilense
Fundação: 9 de março de 1851
Municípios limítrofes: Araquari, Campo Alegre, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder

Site da prefeitura de Joinville

José Boiteux está localizado no Alto Vale do Itajaí, na microrregião de Rio do Sul, a 240km de Florianópolis, e possui uma área geográfica de 423km². O município apresenta economia baseada na agropecuária, caracterizada pela exploração de pequenas propriedades rurais, em regime de trabalho familiar.A maior parte da mão de obra ainda emprega-se nas atividades primárias, que tem como principal fonte de renda o cultivo do fumo em folha, seguindo-se de outras culturas de subsistência. A pecuária também é atividade de destaque, além da piscicultura e suinocultura que vem ganhando espaço nos últimos anos.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Vale do Itajaí
Aniversário: 26/04
Habitantes: 4.837
Eleitores: 3.877
IDH: 0.694
PIB: 59.455.644,00

Site da prefeitura de JosÉ Boiteux

Com uma população de 2.158 habitantes, o município de Jupiá esta localizado na regiâo Oeste e possui uma área territorial de 91.71 quilômetros quadrados.
A economia do município está baseada na agropecuária. Destacam-se os cultivos do feijão e do milho e a criação de suínos e de gado de leite, mas há também produção de hortaliças e de queijo.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Microrregião do Alto Irani
Municípios limítrofes: Galvão, Novo Horizonte, São Lourenço d\'Oeste.
Área: 91.71 km² (fonte: IBGE)
População: 2158 habitantes
Altitude: 855 m

Site da prefeitura de Jupiá

Município voltado para a criação de aves e suínos, Lacerdópolis tem 2242 habitantes. Cidade festá localizada no Meio-Oeste do Estado e conserva a tradição de seus colonizadores italianos na comida servida nos restaurantes. Produtos coloniais, como queijo, salame e conservas, podem ser adquiridos nas propriedades do interior.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Meio Oeste Catarinense
Municípios limítrofes: Ouro, Capinzal, Erval Velho, Herval d\'Oeste e Joaçaba.
Área: 68.45 km² (fonte: IBGE)
População: 2242 habitantes
Altitude: 490 m

Site da prefeitura de Lacerdópolis

Localizado na Serra Catarinense,Lages é o maior município em extensão territorial do Estado, com uma área de 2.631,504 quilômetros quadrados. Possui uma população de 180.125 habitantes e é conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão.

Destaca-se na agropecuária, processamento de madeira e comércio. Além de setores econômicos como metal-mecânico, autopeças, polo petrolífero, produção de alimentos e desenvolvimento de softwares.

Informações gerais:

População: 180.125 (fonte Prefeitura de Lages)
Extensão territorial: 2.631,504 Km²
Altitude: 916 metros
Latitude: 27º e 48' sul
Longitute: 50º e 20' oeste
Temperatura média: 14,3ºC
Acessos principais: BR-282, BR-116, SC-438
PIB: 2,97 Bilhões

Site da prefeitura de Lages

Laguna está localizada no litoral sul de Santa Catarina, a 110 Km da capital Florianópolis. Ocupa uma área de 441,565 quilômetros quadrados e possui uma população de 44.316 habitantes.

A economia do município baseia-se principalmente na pesca, com alta produção de camarão e siri em suas lagoas e de pescados na costa do Atlântico Sul. A pecuária e a agricultura são desenvolvidas principalmente no interior, e O turismo e o comércio também destacam-se na economia de Laguna.

Informações gerais:

Área: 441,565 Km2
População: 44.316 habitantes
Faixa Litorânea: 28.706 metros
Municípios limítrofes: Imbituba, Imaruí, Jaguaruna, Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava

Site da prefeitura de Laguna

Os primeiros colonizadores de Lajeado Grande foram descendentes de italianos oriundos do Rio Grande do Sul e chegaram em 1944. Atraídos pelas matas verdejantes e abundantes em madeira-de-lei, fizeram da agricultura sua fonte de subsistência. O nome Lajeado Grande, porém, foi dado bem antes, no início do século XX, quando os tropeiros passaram pelo Rio Lajeado e descobriram seu leito de pedras.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Microrregião do Alto Irani
Municípios limítrofes: Xaxim, Xanxerê, Marema e Entre Rios.
Área: 65.93 km² (fonte: IBGE)
População: 1488 habitantes
Altitude: 480 m

Site da prefeitura de Lageado Grande

Colonizado por várias etnias (alemães, italianos e luso-brasileiros), o município de Laurentino emancipou-se em 12 de junho de 1962. Com grande potencialidade turística e conhecido pela sua fabricação de queijo, Laurentino recebeu o nome de “Terra do Queijo Gigante”.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Presidente Getúlio, Rio do Sul, Agronômica, Trombudo Central e Rio do Oeste.
Área: 79.51 km² (fonte: IBGE)
População: 6402 habitantes
Altitude: 345 m

Site da prefeitura de Laurentino

Lauro Müller está localizada ao Sul do Estado de Santa Catarina, ao norte da região carbonífera. Faz limites com os municípios de Orleans ao norte, Treviso ao Sul, Urussanga e Orleans a leste e Bom Jardim da Serra a Oeste.

Ocupa um território de 270,51 km². Com cerca de 11 km² de área urbana. Aproximadamente um terço do território municipal ocupam os contrafortes da Serra Geral, Serra do Rio do Rastro e Serra do Oratório.

Informações gerais:

Área: 270,51 km²
População: 14.841 hab. est. IBGE
Altitude: 220 m
Região Turística: Encantos do Sul

Site da prefeitura de Lauro Muller

O município de Lebon Régis está localizado no Meio-Oeste do Estado e possui uma população de 12.077 habitantes. Povoado por cablocos atraídos pelo trabalho nas madeireiras existentes na região, sua principal fonte de renda hoje é a agropecuária, principalmente o cultivo de alho e cebola. Lebon Régis abriga locais que remetem à Guerra do Contestado: um capitel que tem o nome de São João Maria e o Cemitério do Contestado, no qual podem ter sido enterrados sertanejos durante os conflitos.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Rio do Peixe
Municípios limítrofes: Timbé Grande, Calmon, Caçador, Fraiburgo, Curitibanos e Santa Cecília.
Área: 940.66 km² (fonte: IBGE)
População: 12077 habitantes
Altitude: 980 m

Site da prefeitura de Lebon Régis

O município de Leoberto Leal está localizado na região turística do Vale Europeu e limita-se com os municípíos de Imbuia, Vidal Ramos, Nova Trento, Major Gercino, Angelina, Aguas Mornas e Alfredo Wagner. Possui uma população de 3.298 habitantes e ocupa uma área de 291,19 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião do Itajaí do Sul
Aniversário: 12/12
Habitantes: 3.298
Eleitores: 2.998
IDH: 0.686
PIB: 55.129.883,00

Site da prefeitura de Leoberto Leal

Localizado no Meio-Oeste de Santa Catarina, na microrregião de Concórdia,a 535km de Florianópolis, o município de Lindóia do Sul, possui uma área de 190km2.

Desde a época da colonização, a base econômica de Lindóia do Sul foi a agricultura, com destaque para o cultivo do milho. Atualmente é grande a produção de Suínos e Aves, além da produção de leite, há indústrias de beneficiamento de madeira, fábricas de móveis, uma ervateira e um moinho industrial.

Informações Gerais:

Área: 190km2
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Aniversário: 26/04
População: 4.674 habitantes
Eleitores: 3.594
Limites: Concórdia, Ipumirim, Arabutã, Seara, Irani, Ponte Serrada.

Os primeiros colonizadores chegaram à região pelas margens do Rio Itajaí-Açu e viram as lontras que viviam nas proximidades. Foi aí que decidiram dar o nome dos animais à cidade, que vive basicamente da agropecuária. No município são cultivados cebola, fumo, milho, feijão e arroz irrigado, além da criação de aves, de suínos e de gado leiteiro. As indústrias são cerâmicas e olarias, que se abastecem da argila farta na região. Há também extração de cristais para exportação, entre outras atividades que geram renda e emprego. As atrações naturais são corredeiras e cachoeiras.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Rio do Sul, Aurora, Presidente Nereu, Apiúna e Ibirama.
Área: 198.40 km² (fonte: IBGE)
População: 11005 habitantes
Altitude: 330 m

Site da prefeitura de Lontras

O município de Luís Alves está localizado no Vale do Itajaí e tem como limites territoriais os municípios de Massaranduba, Gaspar, Ilhota, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha,São João do Itaperiú e Blumenau.

Colonizado por imigrantes italianos, é conhecido como a “Capital Nacional da Cachaça” devido ao grande volume de produção artesanal e industrializada.

Informações gerais:

Área: 260,08 km²
População: 11.395 hab. est. IBGE
Altitude: 70 m
Região Turística: Costa Verde e Mar

Site da prefeitura de Luis Alves

O município de Luzerna possui uma área de 116,7 km2 e está situado no Meio Oeste de Santa Catarina, região fisiográfica do Vale do Rio do Peixe e numa altitude de 528 metros.O município tem como limites territoriais os municípios de Herval D’Oeste, Água Doce,Joaçaba e Ibicaré.

Informações gerais:

Área: 116,7 km²
População: 5.698 hab. est. IBGE
Altitude: 511 m
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Luzerna

O município de macieira está localizado no Meio-Oeste de Santa catarina. Limita-se ao Norte com Caçador, ao Sul com Arroio Trinta e Salto Veloso, ao Leste com Caçador e o Oeste com Água Doce.

Macieira tem na agricultura o principal pilar de sua economia. O destaque é a produção de milho, com safra anual de 4.500 toneladas. Em segundo lugar vem o tomate, com produção de 5.000 toneladas/ano, e o pimentão, com 2.300 toneladas/ano. Os habitantes também se dedicam à criação de suínos, aves e gado leiteiro, com produção de 1.000.000 de litros de leite anuais.

Informações gerais:

População: 1.826 hab.
Área: 259,642 km2
Instalação: 01/01/1993
Densidade demográfica: 7,03 hab/km²

Site da prefeitura de Macieira

Localizada na região Norte do Estado, o município de Mafra possui grande diversidade cultural marcada pelos descendentes alemães, poloneses, tchecos, ucranianos e de outras etnias. A cidade de Mafra nasceu juntamente à cidade de Rio Negro, no Paraná. Consideradas cidades irmãs, estão separadas apenas por um rio que divide os dois Estados.

Mafra é caracterizada pela sua produção de mel. O acesso à cidade pode ser feito por duas rodovias, a BR-116 e a BR-280.

Informações gerais:

Área: 1.404,21 km²
População: 54.708 hab. est. IBGE
Altitude: 793 m
Municípios limítrofes: Três Barras, Papanduva, Itaiópolis e Rio Negrinho.
Região Turística: Caminho dos Príncipes

Site da prefeitura de Mafra

Emancipado em 03 de novembro de 1961, pela Lei nº 756, recebeu o nome de Major Gercino em homenagem a Gercino Gerson Gomes, filho de Manoel Vicente Gomes. O município foi instalado em 28 de dezembro de 1961. A população atual é de 3.795 habitantes, com área de 292 km².

O município de Major Gercino possui uma área de 292 km² e está situado no Vale do Rio Tijucas, região da Grande Florianópolis com altitudes que variam de 30 metros (sede) a 800 metros do nível do mar. Latitude de 27o.25’05 e longitude de 48o57’05”w de Greenwich. O município é banhado pela Bacia do Rio Tijucas, tendo como afluentes os ribeirões Cara, Nova Garcia e rio do Alho. 

Informações gerais:

Data de fundação: 03 de novembro de 1961.
Data festiva: 03 de novembro (aniversário da cidade) e 06 de agosto (Festa do Senhor Bom Jesus).
Principais atividades econômicas: Fruticultura.
População: 3.275 habitantes.
Colonização: Alemã, portuguesa, italiana e polonesa.
Principais etnias: Alemã, portuguesa, italiana e polonesa.
Localização: Litoral, a 100km de Florianópolis.
Área: 292 km2.
Clima: Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 20°C.
Altitude: 80m acima do nível do mar.
Cidades próximas: São João Batista, Nova Trento, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Angelina.

Site da prefeitura de Major Gercino

Localizado no Planalto Norte do Estado, o município de Major Vieira possui uma população de 7.479 habitantes e é um núcleo de colonização polonesa.

Ocupa uma área de 525,99 quilômetros quadrados e tem a economia baseada na agricultura, principalmente no fumo, feijão e soja.

Informações gerais:

Aniversário: 23/01
Habitantes: 7.782
Eleitores: 5.540
IDH: 0.69
PIB: 110.230.650,00
Área: 525,99 km²
Microrregião: Contestado

Site da prefeitura de Major Vieira

O Município de Maracajá possui uma área geográfica de 63,4 km² e é cortado pelo BR-101. Faz parte da Região do Extremo Sul Catarinense. Os seus limites são: Criciúma e Forquilhinha (ao norte), Araranguá (ao sul), Meleiro e Forquilhinha (a oeste), Araranguá e Criciúma (a leste). Sua população é de 6.784 habitantes, sendo que 40% residem no Meio Rural e 60% no perímetro urbano.

Maracajá destaca-se pelo desenvolvimento agrícola e industrial. As culturas que prevalecem são o arroz e o fumo. Além das fábricas de confecção de roupas, a cerâmica, o extrativismo mineral e o comércio.

Informações gerais:

Área: 63,4 km²
População: 6.784 habitantes
Eleitores: 5.431
IDH: 0.768
PIB: 105.211.925,00
Aniversário: 12/05
Microrregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense

Site da prefeitura de Maracajá

O munícipio de Maravilha está localizado na região Oeste de Santa Catarina e possui uma população de 23.099 habitantes.

Maravilha se destaca na agropecuária, com a produção de feijão, milho, soja, trigo e arroz, e criação de bovinos, suínos e aves. Na indústria, com o esgotamento das reservas de floresta,ganharam impulso setores como o de gêneros alimentícios e de vestuário.

Informações gerais:

Área: 169,45 km²
População: 23.099 hab. est. IBGE
Altitude: 625 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Cunha Porã, Modelo, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão, Iraceminha e Bom Jesus do Oeste

Site da prefeitura de Maravilha

O município de Marema está localizado na região Oeste, na microrregião de Xanxerê, a 550Km de Florianópolis. Possui uma população de 2.203, de acordo com dados do IBGE.

A agropecuária é o principal pilar da economia de Marema.A criação de suínos e aves, comercializados para agroindústrias como Chapecó, Cooperalfa, Ceval e Sadia, complementa a arrecadação municipal.

Informações gerais:

População: 2.203 habitantes
Área: 104,066 km²
Densidade demográfica: 21,17 hab/km²
Limites: Quilombo, Entre Rios, Xaxim,Lajeado Grande e Coronel Freitas

Site da prefeitura de Marema

Esse município de 15586 habitantes se destaca por suas belezas naturais, vida campestre e cultura de origem européia. Os primeiros imigrantes germânicos chegaram à região por volta de 1870, seguidos em 1908 pelos italianose poloneses. Em 1961 foi emancipada do município de Guaramirim. O nome vem da árvore "maçaranduba", abundante na região e famosa pelas flores cor-de-rosa. As origens da população se revelam na música, na gastronomia e nas danças folclóricas. As atrações turísticas incluem pesque-pague, engenhos de cana-de-açúcar e fabricação de cachaça, cachoeiras, casas antigas, igrejas, gruta, morro Santo Anjo, festas típicas, clubes de caça e tiro e um museu.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Príncipes
Microrregião: Microrregião do Vale do Itapocu
Municípios limítrofes: São João do Itaperiú, Luiz Alves, Jaraguá do Sul e Guaramirim.
Área: 373.30 km² (fonte: IBGE)
População: 15586 habitantes
Altitude: 38 m

Site da prefeitura de Massaranduba

Matos Costa é possui uma população de 2.767 habitantes e uma área territorial de 432 km².
Nasceu com o nome de São João dos Pobres, cresceu a partir de 1910 com a chegada da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, cuja Estação local, São João, foi destruida por incêndio durante a Guerra do Contestado.

Os principais setores da economia de Matos Costa são apicultura, a agricultura, a suinocultura e o reflorestamento de pinus.

Informações gerais:

Área: 432,18 km²
População: 2.767 hab. est. IBGE
Altitude: 1.214 m
Municípios limítrofes: Calmon, Porto União e General Carneiro - PR.
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Matos Costa

O município de Meleiro recebeu este nome devido à grande quantidade de mel de abelha na região. O começo de sua colonização ocorreu por volta do início do século XX, quando os imigrantes italianos chegaram ao local que inicialmente fazia parte de Araranguá. Em 20 de dezembro de 1961 o município emancipou-se. A economia do município baseia-se no cultivo de arroz, feijão, milho e fumo, no extrativismo vegetal e na indústria de calçados para exportação. Meleiro é marcada pelo dialeto da região Norte da Itália e da gastronomia típica, como a polenta com galinha, o macarrão e o pão caseiro.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Cânions
Microrregião: Extremo Sul Catarinense
Municípios limítrofes: Morro Grande, Forquilhinha, Araranguá, Maracajá, Turvo e Nova Veneza.
Área: 186.62 km²
População: 7085 habitantes
Altitude: 38 m

Site da prefeitura de Meleiro

O município de Mirim Doce está localizado no Alto Vale do Itajaí, a 245 quilômetros da capital Florianópolis. Ocupa uma área de 336 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Santa Cecília, Taió, Pouso Redondo, Ponte Alta, São Cristovão do Sul, Ponte Alta do Norte. Com presença das etnias italiana, cabocla e alemã, Mirim Doce possui uma população de 2.513 habitantes.

Na economia, Mirim Doce destaca-se na agricultura, com destaque para a rizicultura. O município recebe esse nome devido a presença de uma abelha pequenina, chamada ″mirim″ e conhecida por produzir mel azedo, que naquela região produzia mel doce.

Informações gerais:

Data de fundação - 26 de setembro de 1991
População - 2.513 habitantes.
Colonização - Italiana, alemã e cabocla.
Localização - Alto Vale do Itajaí, a 245km de Florianópolis.
Área - 336,km².
Clima - Mesotérmico úmido, com temperatura média de 18,4ºC.
Altitude - 346,4m acima do nível do mar.

Site da prefeitura de Mirim Doce

O município de modelo foi fundado em 30 de dezembro de 1961 e possui uma área de 92.717 km².Sua população,segundo o censo 2010 do IBGE, é de 4.045 habitantes.

A economia de Modelo baseia-se principalmente na agricultura, indústria e pecuária. Destacam-se a indústria moveleira e de confecções, agro-indústrias familiares, criação de aves e suínos, gado de corte e leiteiro.

Informações gerais:

População: 4.045 habitantes
Área:91,106 km2
Instalação: 30/12/1961
Limites: Bom Jesus do Oeste, Serra Alta, Sul Brasil, Pinhalzinho, Saudades, Cunha Porã e Maravilha.

Site da prefeitura de Modelo

O município de Mondaí, conhecido como a Capital da Fruta, e situado a 100 km de Chapecó e a 693 km de Florianópolis, preserva a cultura trazida pelos colonizadores alemães. Com 10 mil habitantes, é banhada por três rios: Uruguai, das Antas e Laju. O porto, de onde partem as balsas, é uma das mais antigas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Mondaí foi Distrito de Chapecó até 1926, quando ainda se chamava Porto Feliz. A principal atividade econômica é a citricultura. A produção atinge, em média, 105.000 toneladas por ano.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Extremo Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: São João do Oeste, Caibi, Riqueza, Iporã do Oeste e Itapiranga.
Área: 200.98 km²
População: 10877 habitantes
Altitude: 235 m

Site da prefeitura de Mondaí

Monte Carlo está localizado na região do Planalto Sul de Santa Catarina. Está a 315,2 Km de Florianópolis, e a 942 metros acima do nível do mar.
Faz divisa ao norte com o município de Fraiburgo, ao leste com Frei Rogério, ao oeste com Tangará e ao sul com Campos Novos. Sua área territorial é de 163 km².

Informações gerais:

População: 9.312 hab.
Área: 193,520 km2
Instalação: 01/01/1993
Densidade demográfica: 48,12 hab/km²

A colonização do município de Monte Castelo iniciou-se por volta do ano de 1807, quando havia tráfego regular dos tropeiros pela Estrada das Tropas, entre Paraná e Rio Grande do Sul. O município foi instalado em 15 de maio de 1962.

Localizado no norte de Santa Catarina, Monte Castelo possui uma população de habitantes e ocupa uma área de quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Major Vieira, Papanduva, Rio do Campo e Santa Cecília.

Informações gerais:

População 2010: 8.346
Área da unidade territorial: 573,585 km²
Densidade demográfica: 14,55 hab/km²
Gentílico:monte-castelense

Site da prefeitura de Monte Castelo 

O Município de Morro da Fumaça situa-se a 180 km da capital Florianópolis, ao sul de Santa Catarina, na Microrregião geográfica de Criciúma. Pertencente à Associação dos Municípios da Região Carbonífera.

A agropecuária tem destaque com o cultivo do fumo, da mandioca, do milho e do arroz, além da criação de suínos, de gado e de aves. A extração mineral (fluorita), a cerâmica vermelha, indústria, comércio e as culturas de fumo e arroz são as principais atividades econômicas de Morro da Fumaça.

Informações gerais:

Área: 82,935 km²
População: 15.994 habitantes. (IBGE/2008)
Densidade: 192, 8 hab/km²
Altitude: 18 metros
Clima: Subtropical
Limites: Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Sangão e Treze de Maio
Distância de Florianópolis: 180 km

Site da prefeitura de Morro da Fumaça

Pequeno município com 2.928 habitantes, distante 248 km de Florianópolis, Morro Granfde belezas naturais como as Furnas das Três Barras, a Serra do Pilão e o Morro do Realengo, ideais para quem gosta de praticar trekking. As grutas indígenas escavadas pelos índios xokleng são curiosidades arqueológicas, e as cachoeiras do Risco (60 m) e Bizungo (110 m) são visitas obrigatórias. O acesso à cidade, a partir da BR-101, é pela SC-448 até Meleiro e, depois, pela SC-483.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Cânions
Microrregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense
Municípios limítrofes: Timbé do Sul, Turvo, Meleiro e Nova Veneza.
Área: 256.42 km² (fonte: IBGE)
População: 2928 habitantes
Altitude: 90 m

Site da prefeitura de Morro Grande

O município de Navegantes nasceu voltado para o mar e logo foi colonizada por açorianos. Conta com um povo hospitaleiro e ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina, com inúmeros pontos turísticos. Navegantes possui uma população de 60.556 e ocupa uma área territorial de 112,024 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves e Itajaí.

Informações gerais:

Microrregião: Itajaí
Distância da Capital do Estado: 92km.
Gentílico: Navegantino ou dengo-dengo.
Colonização: Açoriana
População: 60.556 habitantes

Site da prefeitura de Navegantes

O município de Nova Erechim  possui uma área de 63,931 km² e fica a 572 Km da capital. A cidade foi fundada em 28 de dezembro de 1964 e tem como base econômica a agricultura e a indústria. Nova Erechim possui uma das maiores riquezas naturais do oeste catarinense, com a beleza do Salto Meia Lua no Rio Burro Branco. A economia é baseada na plantação de milho, soja, trilho, feijão, fumo e bovinocultura de leite e de corte, suinocultura, avicultura, piscicultura.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Pinhalzinho, Saudades, Nova Itabeiraba, Coronel Freitas, Águas Frias e Planalto Alegre.
Área: 64.40 km²
População: 4577 habitantes
Altitude: 462 m

Site do município de Nova Erechim

O município de Nova Itaberaba, pertence à micro-região do Oeste Catarinense, na região Sul do Brasil, com área geográfica física de 137,583 quilômetros quadrados. A população é de 4267 habitantes.

O município tem sua economia centrada na agricultura, onde predominam as pequenas propriedades,com bovinocultura de leite, cultivo de milho, fumo e feijão, sendo a mão-de-obra eminentemente agrícola e familiar. A suinocultura e a avicultura apresentam também expressivamente econômica

Informações gerais:

Área do Município: 137,583 km² (fonte IBGE)
Data da criação: 26/09/1991
Lei de criação: 8.354 - 26/09/1991
Município de Origem: Chapecó
Altitude: 350 m
Latitude: 26º56'23 Longitude: 52º48'44
População: 4267 habitantes

Site da prefeitura de Nova Itaberaba

O município de Nova Trento, que possui 13135 habitantes, está localizado a aproximadamente 80 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis e a 65 quilômetros de Balneário Camboriú. Referência no Turismo Religioso de Santa Catarina e do Brasil, Nova Trento é hoje a Capital Catarinense do Turismo Religioso, conforme Lei Estadual. Nova Trento foi colonizada por imigrantes italianos, oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, em 1875. Ainda hoje a cidade exibe com orgulho os traços da colonização italiana, presente em seus pratos típicos servidos diariamente nos restaurantes e pousadas.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião dos Vales do Tijucas e Itajaí Mirim
Municípios limítrofes:
Área: 402.12 km² (fonte: IBGE)
População: 13135 habitantes
Altitude: 30 m

Site da prefeitura de Nova Trento

Colonizado por imigrantes italianos, o município de Nova Veneza está localizado na região Sul do Estado. Possui uma população de 13.309 habitantes e o ocupa uma área territorial de 295,036 quilômetros quadrados.

A economia de Nova Veneza está baseada na agricultura, agroindústria, indústria metalmecanica e têxtil, além da forte tendência ao turismo cultural e gastronômico.

Informações gerais:

População: 13.309 hab.
Área: 295,036 km2
Instalação: 03/08/1958

Site da prefeitura de Nova Veneza

O município de Novo Horizonte está localizado na Região Oeste do Estado e foi colonizado por famílias gaúchas de descendentes de italianos e alemães. O municipio ocupa uma área de 151,67 quilômetros quadrados e possui uma população de 2.681 habitantes.

A economia baseia-se na agricultura e pecuária, além da suinocultura, avicultura e a criação do bicho da seda.

Informações gerais:

Aniversário: 09/01
Habitantes: 2.681
Eleitores: 2.411
Área: 151,67 km²
Altitude: 710 m
IDH: 0.706
PIB: 69.886.642,00
Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: São Lourenço d'Oeste, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, Formosa do Sul e Santiago do Sul

Site da prefeitura de Novo Horizonte

O município de Orleans está localizado na região Sul de Santa Catarina e ocupa uma área de 548,792 quilômetros quadrados. Sua população é de 21.393 habitantes, de acordo com dados do Ibge.

A economia de Orleans é baseada no setor agrícola, principalmente na produção de fumo, e também possui indutrias de embalagens plásticas, molduras, implementos agrícolas e carrocerias, além de grande produção de madeira beneficiada.

Informações gerais:

Data de fundação: 26 de dezembro de 1884
População: 21.393
Colonização: Italiana
Etnografia: Alemã, polonesa, leta e portuguesa
Localização: Região Sul, a 185km de Florianópolis
Clima: Mesotérmico úmido, com temperatura média de 18,0°C
Altitude: 132m acima do nível do mar
Municípios limítrofes: Lauro Müller, São Ludgero, Urussanga, Criciúma e Tubarão

Site da prefeitura de Orleans

 

Localizado na Região Serrana do Estado, Otacílio Costa limita-se com os municípios de Ponte Alta, Palmeira, Lages, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Petrolândia, Agrolândia, Braço do Trombudo e Pouso Redondo; e ocupa uma área de 846,58 quilômetros quadrados. A população do município é de 17.349.

A principal atividade econômica de Otacílio Costa é a produção de papel e celulose. O município também possui grandes áreas de reflorestamento de pinheiros e eucaliptos.

Informações gerais:

Aniversário: 10/05
Habitantes: 17.349
Eleitores: 12.570
IDH: 0.74
PIB: 529.724.961,00

Site da prefeitura de Otacílio Costa

O município de Ouro está localizado no Meio-Oeste catarinense e possui uma população de 7.436 habitantes. Ocupa uma área de 212,67 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Capinzal, Lacerdópolis, Joaçaba, Jaborá, Presidente Castelo Branco e Ipira.

A principal atividade econômica é a agrícola. Ouro destaca-se pela produção de soja e milho e pela criação de suínos e gado.

Informações gerais:

Aniversário: 07/04
Habitantes: 7.436
Eleitores: 5.921
IDH: 0.774
PIB: 107.285.791,00
Altitude: 485 m
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Ouro

O município de Ouro Verde está localizado no Oeste de Santa Catarina a 537 quilômetros da capital Florianópolis. Possui uma população estimada em 2.271 habitantes. Sua economia é baseada na agricultura, com destaque para a produção de soja, milho e bovinocultura de leite.

Possui uma área geográfica de 189.27km², limitando-se ao Norte com o Município de Abelardo Luz, ao Sul com Faxinal dos Guedes, ao Leste com Faxinal e Abelardo e ao Oeste com Bom Jesus.

Informações gerais:

 189.27km²
Microrregião: Microrregião do Alto Irani
Aniversário: 09/01
População: 2.281 habitantes
Eleitores: 2.018
IDH: 0.695
PIB: 52.577.492,00

Site da prefeitura de Ouro Verde

As margens do Rio Uruguai, que passa pela cidade, são consideradas a "praia" dos 2.100 habitantes de Paial. A maioria da população do município é descendente dos colonizadores italianos e alemães que se dedicaram ao cultivo de milho e à criação de aves. No último final de semana de maio é realizada a tradicional Festa Alemã, com música, gastronomia e baile.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Seara, Itá e Chapecó.
Área: 85.76 km² (fonte: IBGE)
População: 1698 habitantes
Altitude: 425 m

Site da prefeitura de Paial

O município de Painel possui uma população de 2.353 e ocupa uma área de 740,183 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Lages, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Urupema e São Joaquim

A economia é baseada na pecuária, agricultura, fruticultura, psicultura, apicultura e na silvicultura, sobretudo na produção de pinhão.

Informações gerais:

Microrregião: Serra
Aniversário: 07/08
Habitantes: 2.385
Eleitores: 2.456
IDH: 0.664
PIB: 33.626.959,00

Site da prefeitura de Painel

O município de palhoça está localizado na região da Grande Florianópolis e possui uma população de 137.334 habitantes. Ocupa uma área territorial de 395,133 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes.

Com forte potencial turístico, Palhoça é famosa principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú. Localizado entre o litoral e a serra, o município possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e ainda abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Informações gerais:

População 2010: 137.334
Área da unidade territorial (km²): 395,133
Densidade demográfica (hab/km²): 347,56
Gentílico:palhocense

Site da prefeitura de Palhoça

O município de Palma Sola foi colonizado por imigrantes alemãs, italianos, poloneses, vindos do Rio Grande do Sul. O nome de Palma Sola, segundo tradição popular, é derivada de Palma Suela, que significava na expressão castelha, palmeira solitária, que ficava localizada na atual praça central do município. Essa palmeira na parte superior do tronco dividia-se em três partes e servia como referencia para que chegava e para forasteiros que por ali passavam. Elevado à categoria de município com a denominação de Palma Sola, pela Lei Estadual n.º 787, de 18-12-1961, desmembrado de Dionísio Cerqueira. A economia é baseada no cultivo de milho, soja e trigo, avicultura, bovinocultura de corte e produção de leite.

Informações gerais:

População: 7.765
Área da unidade territorial: 330,104km²
Densidade demográfica 23,52 hab/km²
Microrregião: São Miguel do Oeste
Municípios limítrofes: Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul,São José do Cedro, Anchieta, Campo Erê, Flor da Serra do Sul.

Site da prefeitura de Palma Sola

Como várias outras cidades da região, Palmeira é jovem: foi emancipada apenas em 1995. Isso ocorreu porque originalmente havia poucos municípios do Planalto Serrano, cada um deles com grandes extensões de terra e ocupação lenta ao longo do século passado. Ainda hoje, apesar da criação recente de vários novos municípios, o território médio das cidades serranas é muito superior ao registrado nas demais regiões catarinenses. Com grandes áreas de reflorestamento, Palmeira sedia algumas indústrias químicas - apesar disso, a maior parte dos 2.488 habitantes vive na parte rural. O município foi batizado em função das belas palmeiras encontradas na cidade.

Informações gerais:

Região turística: Serra Catarinense
Microrregião: Microrregião Serrana
Municípios limítrofes: Ponte Alta, Otacílio Costa, Lages e Correia Pinto.
Características geográficas
Área: 292.22 km²
População: 2488 habitantes

Site da prefeitura de Palmeira

O município de Palmitos está localizado à margem da SC-283, na microrregião de Chapecó e na mesorregião do Oeste Catarinense, distancia-se 60 km de Chapecó e 634 km de Florianópolis. A população é de 16.050 habitantes.  Integra, ao lado de Águas de Chapecó, Quilombo, São Carlos e Caibi, a conhecida “Rota das Termas”.

Informações gerais:

Área: 352,505 km2
Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 02/03
População: 16.270 habitantes
Eleitores: 12.745
IDH: 0.737
PIB: 303.232.116,00

Site da prefeitura de Palmitos

O município de Papanduva está localizado na região Norte de Santa Catarina a uma altitude de 788 metros do nível do mar. Sua população estimada em 2010 era de 17.928 habitantes. Possui uma área de 747,862 km².

Informações gerais:

Área territorial: 747,862km²
População: 17.928 (IBGE 2010)
Densidade hab/km²: 23,97
Altitude: 788 m
Mesorregião: Norte Catarinense
Microrregião: Canoinhas
Municípios Limítrofes: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Rio do Campo, Santa Terezinha, Três Barras.

Site da prefeitura de Papanduva

O município de Paraíso está localizado na região Oeste de Santa Catarina.Limita-se com os municípios de Guaraciaba, São Miguel d'Oeste e Bandeirante, e com a Argentina.

Paraíso possui uma população de 3.915 habitantes e ocupa uma área de 178,61 quilômetros quadrados. As principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, principalmente a bovinocultura (produção de leite e gado de corte).

Informações gerais:

Área Territorial: 179 km²
População Total: 4.080 habitantes (Fonte IBGE)
Número de Eleitores: 3.533 eleitores
Distância da Capital Florianópolis: 667 Km
Localização: Extremo Oeste de Santa Catarina

Site da prefeitura de Paraíso

O município de Passo de Torres está localizado na microrregião de base cultural açoriana do extremo sul catarinense, distante 270 km de Florianópolis, ás margens do Rio Mampituba ( rio dos bagres), que serve de divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua área geográfica é de 99.075 km², tendo como limites: ao norte com Balneário Gaivota, ao sul com Torres (RS), a oeste com São João do Sul e a leste com o Oceano Atlântico.
A principal atividade econômica do município é o turismo ( em franca expansão), seguida da pesca, industrialização de pescados e a agropecuária.

Informações gerais:

Área: 99.075 km²
Microrregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense
Aniversário: 26/09
Habitantes: 7.447
Eleitores: 5.017
IDH: 0.72
PIB: 53.685.519,00

Site da prefeitura de Passo de Torres

Passos Maia localiza-se na região Oeste do Estado de Santa Catarina.Possui uma área territorial de 588,6 Km quadrados. Tem 4,3 mil habitantes e está a uma altitude de 800 metros acima do nível do mar. O município está a 508 Km da capital do estado e 470 Km do Porto de Itajaí. A temperatura média é de 16 graus centígrados.

Foi fundado em 12 de dezembro de 1991, a colonização é Italiana e Cabocla. Os municípios mais próximos são, Água Doce, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Vargeão e Irani.

Informações gerais:

Área: 588,6 Km²
Microrregião: Microrregião do Alto Irani
Aniversário: 12/12
Habitantes: 4.387
Eleitores: 3.398
IDH: 0.659
PIB: 64.883.966,00

O município de Paulo Lopes está localizado às margens da BR-101, 60 km ao Sul de Florianópolis.Com pouco mais de 6 mil habitantes, possui comércio de subsistência, alternativas de hospedagem espalhadas pela zona rural e algumas atrações ecoturísticas inseridas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que ocupa 47% do município.

Informações gerais:

Área: 450,37 km²
População: 7.045 hab. est. IBGE
Altitude: 2 m
Municípios limítrofes: Garopaba, Imbituba, Imarui, São Martinho,São Bonifácio, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.
Região Turística: Encantos do Sul

Site da prefeitura de Paulo Lopes

O múnicípio de Pedras Grandes está localizado no Vale de Tubarão, sul de Santa Catarina, à margem direita do Rio Tubarão e possui uma área de 171,82 km2.

A agricultura é a principal atividade econômica do município. Os principais produtos agrícolas são a batata inglesa, o feijão, o fumo, o milho e a mandioca. Também são cultivados produtos da fruticultura, como: o pêssego, a uva, a ameixa, a banana, a goiaba, o caqui e outras de menor produção.

Informações gerais:

População - 4.107 habitantes.
Localização - No sul do Estado, a 157km de Florianópolis.
Área - 181km2.
Clima - Subtropical, com temperatura média entre 16ºC e 27ºC.
Altitude - 49m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Tubarão, Gravatal, São Ludgero, Urussanga, Orleans.

Site da prefeitura de Pedras Grandes

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Penha conta com 19 belíssimas praias – o maior número do estado – e concentra o maior parque multitemático da América Latina – o Beto Carrero World. Outro destaque fica por conta da gastronomia típica a base de frutos do mar. A cultura açoriana está presente por toda a parte, nas festas, na dança, nas tradições e nos costumes simples do seu povo. A cidade está pronta para receber visitantes com hospedagem, gastronomia, lazer, compras, e belezas naturais.

Informações gerais:

Região: Costa Verde e Mar
Município: Penha/ SC
Área: 58.783 km²(fonte: IBGE)
Data de instalação: 19/07/1958
População: 25.140 habitantes (fonte: IBGE / ano 2010)
PIB: 179.101 (em milhões) (fonte: IBGE / 2005)
Área: 60,3 km2
Limites: ao Norte com Piçarras, ao Sul com Navegantes, ao Leste com o Oceano Atlântico e ao Oeste também com Piçarras.

Site da prefeitura de Penha

Peritiba localiza-se no meio oeste catarinense, região do Alto Uruguai. O município de Peritiba possui 96,40 Km². Limita-se ao leste com o Município de Ipira; ao norte e parte do oeste com o Município de Concórdia e ao sul e parte do oeste com o Município de Alto Bela Vista.

O Município tem como base principal da economia o setor primário através da agropecuária, tendo como destaque a suinocultura, seguida pela produção de milho, bovinocultura de leite, avicultura e corte, feijão e apicultura. E com menor expressão, as culturas de soja, arroz, mandioca, fumo e trigo.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Alto Bela Vista, Ipira e Concórdia.
Área: 96,40 km²
População: 2.958 hab. est. IBGE
Altitude: 450 m
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Peritiba

Pescaria Brava está situada na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL). A cidade faz divisa com Laguna, Capivari de Baixo, Gravatal e Imaruí. Está a cerca de 100 km ao sul da Capital Catarinense, Florianópolis. Ao todo, possui um território de 150 quilômetros quadrados, divididos em 15 comunidades.

Pescaria Brava tem como base da sua economia, a agricultura familiar, pecuária e pesca. O município se destaca pela produção de camarão, considerado um dos melhores do estado. Há ainda engenhos de farinha, pequenas fábricas de malhas e móveis, além de um setor agrícola muito forte (com o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz) e pesca (com destaque para a tainha, corvina e anchova). Dedica-se ainda na bovinocultura de corte e de leite, suinocultura e avicultura.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião do Vale do Tubarão
Secretaria regional: Laguna
Data de criação: 25/10/2003
Data de instalação: 01/01/2013
Lei de criação: Lei 12.690/03
Município de origem: Laguna
Altitude: 25 m
Latitude:27°35'48
Longitude: 48°32'57
População: 9.416 habitantes

Site da prefeitura de Pescaria Brava

O município de Petrolândia está localizado no Alto Vale do Itajaí. Foi colonizada por gaúchos e catarinenses procedentes do Planalto Serrano e, em 1915, por famílias de origem alemã vindas do sul do estado.Possui uma população de 6.406 habitantes.

A base econômica do município é agrícola. Produtos como o fumo e cebola são destaques da agricultura formada por pequenas propriedades. Outro destaque do município é a produção de leite e derivados.

Informações gerais:

População:6.131 hab.
Densidade demográfica (hab/km²) 20,04
Área:305,871 km2
Instalação: 16/08/1962

Site da prefeitura de Petrolândia

Com predomínio das etnias de origem alemã e italiana, o município de Pinhalzinho está localizado na Região Oeste do Estado e possui uma população de 16.332 habitantes. Ocupa uma área de 128,159 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Modelo, Sul Brasil, Nova Erechim, Saudades, Águas Frias, União do Oeste.

Sua economia distribui-se entre os setores da indústria, agricultura e comércio, predominando o setor industrial. Possui um comércio moderno e competitivo. A agricultura, mesmo reduzida, possui boa produtividade.

Informações gerais:

Instalação: 30/12/1961
Altitude: 660m
Distancia de Florianópolis: 670 Km
Cidades próximas: Modelo, Sul Brasil, Nova Erechim, Saudades, Águas Frias, União do Oeste
Temperatura média: 18°C
Colonização: Alemã e Italiana.
Município vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha
Área: 128,159 km²

Site da prefeitura de Pinhalzinho

Pinheiro Preto é um município brasileiro do estado de Santa Catarina que localiza-se no oeste, na latitude 27º03'02" sul e longitude 51º13'51" oeste. Está a 696 metros acima do nível do mar. Sua população de acordo com o último censo IBGE é de 3.190 habitantes, sendo que destes, 2.656 são eleitores.

O município limita-se ao norte com Videira, ao sul com Tangará, ao leste com Videira e Tangará e a oeste com Ibicaré e Iomerê.

Informações gerais: 

População: 3.147 habitantes (Ibge 2010)
Área: 65,856 km²
Densidade demográfica: 47,79 hab/km²
Instalação: 19/05/1962

Site da prefeitura de Pinheiro Preto

O início da colonização de Piratuba foi com a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, da empresa Brasil Railway que montou um acampamento para seus funcionários e logo fundaram um núcleo que se chamou Vila do Rio do Peixe. Foi elevado a categoria de município em 1949. Em 1964 a Petrobrás em busca de petróleo encontrou um lençól de águas sulfurosas, tranformando a cidade em centro turístico. A economia da cidade também conta com agricultura de milho e feijão, bovinocultura de leite e suinocultura, além da oleocultura e fruticultura , destacando a produção de uvas.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Alto Bela Vista, Ipira e Capinzal.
Área: 145.70 km²
População: 4533 habitantes
Altitude: 430 m

Site da prefeitura de Piratuba

Planalto Alegre localiza-se na Região Oeste de Santa Catarina, pertencendo a microrregião da AMOSC. Tem 61,1 Km² de área territorial, está a 596 metros acima do nível do mar. Distante 600 Km da Capital do Estado, Planalto Alegre possui 2.761 habitantes, com 16 comunidades interligadas por 218 Km de estradas municipais e, mais de 40 Km de estradas intermunicipais.

A Economia do município de Planalto Alegre é baseada na produção agrícola e agropecuária. Os principais produtos agrícolas e agropecuários produzidos no município de Planalto Alegre são: o frango, o leite, o fumo, o milho e ovos.

Informações gerais:

Área: 62,63 km²
População: 2.761 hab. est. IBGE
Altitude: 495 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Caxambu, Guatambu, Nova Itaberaba, Chapecó, São Carlos e Águas de Chapecó.

Site da prefeitura de Planalto Alegre

Considerada a "Cidade mais alemã do Brasil" Pomerode está localizada no Médio Vale do Itajaí e possui uma população de 30.009 habitantes.

O município ocupa uma área de 216 quilômetros quadrados e tem como principais atividades econômicas a indústria do vestuário, indústria metal mecânica, indústria de plásticos, indústria da porcelana, indústria de produção de cimento, fabricação de produtos em madeira e artesanato, fabricação de alimentos(queijo fundido, chocolate) e empresas de transporte.

Informações gerais:

Área total: 216 km2
Zona Urbana: 76,5 km2
Zona Rural: 139,5 km2
Altitude: 58m acima do nível do mar
Clima: mesotérmico úmido
Temperatura média: entre 15ºC e 25ºC
Chuvas: média de 1.7mm/ano
População: 30.009 mil habitantes
Número de eleitores: 20.552
Colonização: Alemã

Site da prefeitura de Pomerode

Ponte Alta, conhecido como a Capital Estadual da Moranga, é um Município com 4.885 habitantes. A extração da madeira e a criação de aves são as atividades que mais geram ICMS para o município e representam, cada uma, 30% da economia local.O restante vem da agricultura, com o cultivo de milho, de feijão e, principalmente, de moranga.

No município existem ramificações da Serra Geral, como a Serra do Pires (Caraguatá), a Serra do Cafundó, do São Felipe e do Areial. Em algumas localidades ainda há matas cerradas de difícil acesso. Araucárias, reflorestamentos de pinus e pastagens completam a paisagem de Ponte Alta.

Informações gerais:

Área: 566,75 km²
População: 4.885 hab. est. IBGE
Altitude: 856 m
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Ponte Alta

Seus 3.500 habitantes vivem principalmente das pequenas madeireiras existentes no município. A cidade, que tem sua cultura baseada na tradição dos cablocos, tem como principal área de lazer a natureza existente ao redor. Há cachoeiras, trilhas para moto e muitos locais para churrascos. A Festa do Município é a maior realizada na cidade, sempre no final de semana mais próximo do dia 31 de março. O povoamento da região onde se começou no início do século XX, com os caboclos e jagunços que lutaram na Guerra do Contestado. Mais tarde, por volta de 1924, chegaram famílias de imigrantes italianos, interessados nas terras férteis, baratas e com madeira abundante.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Contestado
Municípios limítrofes: São Cristóvão do Sul, Curitibanos, Santa Cecícila e Mirim Doce.
Características geográficas
Área: 400.97 km² (fonte: IBGE)
População: 3381 habitantes
Altitude: 962 m

Site da prefeitura de Ponte Alta do Norte

A gastronomia e as belezas naturais são os principais atrativos de Ponte Serrada, situada a 90 km de Chapecó e a 493 km de Florianópolis. A colonização italiana é presente na arquitetura e na cultura deste município de 11 mil habitantes. Duas festas tradicionais, realizadas no municípios, são destaque no calendário turístico da região Oeste: a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, evento que acontece há mais de 12 anos, durante a Semana Santa e a Festa Catarinense do Chimarrão, realizada a cada dois anos, no mês de Maio.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Microrregião do Alto Irani
Municípios limítrofes: Vargeão, Passos Maia, Agua Doce, Vargem Bonita, Irani, Lindóia do Sul, Ipumirim e Faxinal dos Guedes.
Área: 564.00 km² (fonte: IBGE)
População: 11358 habitantes
Altitude: 798 m

Site da prefeitura de Ponte Serrada

Colonizado por açorianos e localizado no litoral Norte do Estado, o município de Porto Belo possui uma população de 18.630 habitantes e ocupa uma área de 93,632 quilômetros quadrados.

A principal atividade econômica do município de Porto Belo é o turismo. Outro setor que tem grande importância para a economia portobelense é o extrativismo animal, sobretudo a pesca artesanal e industrial. Porto Belo apresenta ainda uma certa variedade de indústrias e um comércio local bem desenvolvido.

Informações gerais:

Data de Fundação: 13/10/1832
População: 18.630 (IBGE)
Colonização: Açoriana
Localização:Litoral Norte, a 65km de Florianópolis
Área: 93,632 Km2

Site da prefeitura de Porto Belo

O município de Porto União foi fundado em 5 de setembro de 1917 e possui habitantes. Está localizado no planalto norte catarinense, distante a 430 km de Florianópolis, 240 km de Curitiba e 271 km de Joinville.

A madeira constitui-se em um pilar econômico importante, com as indústrias de esquadrias representando 30% da produção nacional, bem como as atividades rurais destacadas com a produção de leite, soja e milho.

Informações gerais:

Microrregião: Microrregião do Contestado
Aniversário: 05/09
Habitantes: 34.551
Eleitores: 24.571
IDH: 0.786
PIB: 351.878.456,00

Site da prefeitura de Porto União

O município de Pouso Redondo está situado na região do Alto Vale do Itajaí e possui uma área total de 362,4 km². Pouso Redondo é banhado pelo Rio das Pombas numa extensão de 26,6 km e rio Pombinhas, extensão de 16,1 km. O relevo é constituído de superfícies planas, onduladas e montanhosas, pertencente a bacia superior do rio Itajaí e Serra Geral. O município foi colonizado por alemães e italianos. A população está em torno de 14.810 habitantes e 10.847 eleitores.

Informações gerais:

Área: 362,4 km²
População: 14.810 habitantes (fonte: IBGE)
Emancipação: 23/07/1958
Limites: Rio do Oeste, Mirim Doce, Taió, Otacílio Costa, Trombudo Central, Ponte Alta e Braço do Trombudo.

Localizada próxima aos gigantescos canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande é reconhecida como a “Capital Catarinense dos Canyons”.
O município tem 295 Km² de área e 7.120 habitantes, e localiza-se na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, à 280 km de Florianópolis. A cidade foi povoada a partir de 1917, por descendentes de açorianos, portugueses e italianos.

Informações gerais:

Área: 278.58 km² (fonte: IBGE)
População: 7377 habitantes
Altitude: 45 m
Latitude: 29°11\'48
Longitude: 49°57\'01
Região turística: Caminho dos Cânions
Microrregião: Extremo Sul Catarinense
Municípios limítrofes: São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

Site da prefeitura de Praia Grande

Cerca de 90% dos 1.725 habitantes de Presidente Castello Branco vivem da agricultura. O principal produto é o milho. Colonizada por italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul. Duas vezes por ano, são realizadas cavalgadas por localidades do interior. O município possui açudes para pesca amadora. Foi emancipado em 11 de novembro de 1963 e instalado em 4 de fevereiro de 1964, data em que é comemorado seu aniversário de emancipação político-administrativa. A origem do município está no povoado de Dois Irmãos fundado em meadas de 1935, com a chegada dos imigrantes italianos vindos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Alto Uruguai Catarinense
Municípios limítrofes: Ouro, Jaborá, Ipira e Concórdia.
Área: 65.36 km²
População: 1.725 habitantes
Altitude: 650 m

Site da prefeitura de Presidente Castello Branco

O município de Presidente Getúlio está situado no Vale do Itajaí do Norte. A distância entre a cidade e Florianópolis é de 215km. Limita-se ao Norte com Dona Emma e José Boiteux; ao Sul com Laurentino, Rio do Oeste e Rio do Sul; a Leste com Ibirama e a Oeste com Rio do Oeste.

Presidente Getúlio foi o único município catarinense colonizado por suíço-germânicos, no início do século XX. Doze famílias de colonizadores chegaram em 1904 e instalaram-se na confluência dos rios Índios e Krauel. Construíram suas casas e deram ao lugar o nome de Neu Zurich, em homenagem à sua terra natal, Zurich (Suíça). Com a ruptura dos acordos diplomáticos entre o Brasil e a Alemanha, na época da II Guerra Mundial, o nome da cidade foi alterado para Getúlio Vargas e, mais tarde, alterado para Presidente Getúlio.

Informações gerais:

População - 15.273 habitantes
Colonização - Suíça, alemã e italiana.
Localização - Vale do Itajaí, a 220km de Florianópolis.
Área - 295.65 km2 (fonte IBGE).
Clima - temperatura média entre 16ºC e 27ºC.

Site da prefeitura de Presidente Getúlio

O município foi batizado com oito denominações diferentes até adotar o nome atual, homenageando o único Presidente da República nascido em Santa Catarina. Colonizada por alemães e italianos, a cidade fica no Alto Vale do Itajaí, na microrregião de Rio do Sul, a 218km de Florianópolis. Seu aniversário é comemorado no dia 30 de dezembro desde 1961, ano de sua fundação. Em maio é realizada a Festa do Padroeiro e em junho a Festa do Colono. A maioria dos 2,3 mil habitantes vivem da agropecuária.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Vidal Ramos, Ituporanga, Aurora, Lontras, Apiúna, Botuverá e Indaial.
Características geográficas
Área: 224.67 km² (fonte: IBGE)
População: 2314 habitantes
Altitude: 390 m

Site da prefeitura de Presidente Nereu

O município de Princesa está situado na Região Oeste do Estado, possusi uma população de 2.848 habitantes e ocupa uma área de 86,22 quilômetros quadrados.

O município tem como uma das principais atividades econômicas a agricultura e pecuária. As 385 famílias de agricultores do município trabalham basicamente com lavouras de milho, fumo, soja e produtos para auto-abastecimento familiar como mandioca, feijão, arroz, batatinha, frutas, entre outros. Além da produção de grãos e alimentos, também é bastante significativa a produção de leite.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro.
Área: 86,22 km²
População: 2.848 hab. est. IBGE
Altitude: 588 m
Região Turística: Caminhos da Fronteira

Site da prefeitura de Princesa

O município de Quilombo possui uma população de 10.255 habitantes e o cupa uma área de 279.28 quilômetros quadrados.  Sua colonização iniciou em 1940 com descendentes de italianos, poloneses e alemães originários do Rio Grande do Sul. Constituiu-se como município em 06 de outubro de 1961. Conta com infraestrutura em torno de uma fonte de águas termais para receber turistas. Localiza-se a 57 Km de Chapecó.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Entre Rios, Marema, Coronel Freitas, União do Oeste, Jardinópolis e Formosa do Sul.
Área: 279.28 km²
População: 10255 habitantes
Altitude: 425 m
Aniversário: 06/10
Eleitores: 8.322
IDH: 0.73
PIB: 202.962.384,00

Site da prefeitura de Quilombo

O município de Rancho Queimado está localizado na região da Grande Florianópolis, distante 60 quilômetros da Capital. Fundado em 8 de novembro de 1962, o município conserva as tradições e costumes dos colonizadores alemães.

As principais atividades econômicas  de Rancho queimado são o turismo e a agricultura, com destaque para a produção de cebola, feijão, tomate, milho e morango. Rancho Queimado é a Capital Catarinense do Morango.

Informações gerais:

População: 2.600 habitantes.
Colonização: Alemã.
Principais etnias:  Alemã.
Localização: Planalto Serrano, a 60km de Florianópolis.
Área: 288,7km2.
Clima:Temperado, com temperatura média entre 10ºC e 25ºC.
Altitude: 810m acima do nível do mar.
Cidades próximas: Angelina, Alfredo Wagner, Águas Mornas, Anitápolis.

Site da prefeitura de Rancho Queimado

O município de Rio das Antas está localizado no Meio Oeste de Santa Catarina e integra a Micro Região do Alto Vale do Rio do Peixe. Possui uma área de 316 Km , estando situado a 830 metros acima do nível do mar.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Caçador, Videira e Fraiburgo.
Área: 317,19 km²
População: 6.245 hab. est. IBGE
Altitude: 830 m
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Rio das Antas

O município de Rio do campo está localizado no Alto Vale do Itajaí e possui uma população de 6.185 habitantes. Os hábitos e a cultura dos moradores de Rio do Campo receberam influência italiana, alemã, cabocla e polonesa. Sua economia é baseada basicamente na pequena propriedade familiar rural, sendo que se destacam os cultivos de arroz e fumo, e em menor escala estão os cultivos de milho, feijão, criações de gado, etc.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Salete, Taió, Santa Cecília, Monte Castelo, Papanduva, Santa Terezinha e Vitor Meireles.
Área: 506.20 km² (fonte: IBGE)
População: 6185 habitantes
Altitude: 570 m

Site da prefeitura de Rio do Campo

O município de Rio do Oeste está localizado no Alto Vale do Itajaí e teve os imigrantes italianos como principais colonizadores. O município possui uma população de 6795 habitantes e cupa uma área de 245 quilômetros quadrados.
A base econômica de Rio do Oeste está na agropecuária, com destaque para o arroz irrigado, fumo-em-folha, citricultura, plantas ornamentais, feijão, mandioca e a criação de gado, de aves e de suínos. As indústrias beneficiam grãos e madeira, fabricam cerâmica e confecções.

Informações gerais:

Data de fundação : 23 de junho de 1958.
População : 6.795 habitantes
Localização : Alto Vale do Itajaí, na microrregião de Rio do Sul, a 276km de Florianópolis.
Área : 245km 2.
Clima : Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 18,5°C.
Altitude : 340m acima do nível do mar.
Cidades próximas : Laurentino, Rio do Sul, Pouso Redondo, Lontras, Agronômica, Trombudo Central, Taió, Rio do Campo.

Site da prefeitura de Rio do Oeste

O município de Rio do Sul está localizado na Região do Vale do Itajaí e limita-se com os municípios de Agronômica, lontras e Aurora. Ocupa uma área territorial de 260,357 quilômetros quadrados e possui uma população de 61.198 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE.

Com forte influência das culturas alemã e italiana, Rio do Sul está situado entre a Serra do Mar e a Serra Geral, possui paredões de cachoeiras, rios e montanhas que podem ser explorados de bicicleta ou a pé, e servem ainda de cenário para esportes como voo livre e canyoning. A cidade também preserva suas tradições em festas como a Kegelfest, Festa Nacional do Bolão e a Anima Italiana. Outro destaque é a boa oferta de indústrias e confecções de jeans.

informações gerais:

População 2010: 61.198
Área da unidade territorial (km²): 260,357
Densidade demográfica (hab/km²): 235,05
Gentílico: rio-sulense

Site da prefeitura de Rio do Sul

O município de Rio dos Cedros possui uma área de 556 quilômetros quadrados e está situado no Médio Vale do Itajaí a uma distância de 190 km de Florianópolis.

Possui uma população de 10.280 em que as etnias principais são italiana, alemã, polonesa e russa.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Timbó, Pomerode, Jaraguá do Sul, Corupá e Rio Negrinho.
Área: 555,66 km²
População: 10.879 hab. est. IBGE
Altitude: 85 m
Região Turística: Vale Europeu

Site da prefeitura de Rio dos Cedros

O município de Rio Fortuna está localizado na região Sul do Estado. Sua população de 4.557 habitantes vive, em grande maioria, nas áreas rurais. A cidade é conhecida por sua diversificação agrícola, com o cultivo de fumo, madeiras (eucalipto) e a criação de peixes, suínos e gado. Na economia, a cidade é destaque no setor leiteiro, desde a produção do leite até o processamento da matéria-prima, transformada em queijos, bebidas lácteas, doce de leite, entre outros. Na indústria também é forte a presença do setor de madeiras e fabricação de móveis.

Informações gerais:

Microrregião:  Vale do Tubarão
Aniversário: 21/06
Habitantes: 4.557
Eleitores: 4.249
IDH: 0.806
PIB: 97.673.111,00

Site da prefeitura de Rio Fortuna

O município de Rio Negrinho está localizado na região Norte do Estado, possui uma população de 37.707 habitantes e ocupa uma área territorial de 908 quilômetros quadrados.

Na economia destaca-se a produção de móveis e artefatos de madeiras, além da produção de papel e papelão, cerâmica, alimentos, confecções, tintas e vernizes.

Informações gerais:

Emancipação Política: 30/12/1953
Área total: 908 km2
Localização: Norte
Latitude: 26º15’1” ao Sul
Longitude de Greenwich: 49º31’06”
Altitude média: 792 metros
Clima: Temperado
População Censo 2000/IBGE: 37.707

Site da prefeitura de Rio Negrinho

Localizado na Serra Catarinense, o município de Rio Rufino possui uma população de 2.482 habitantes e ocupa uma área de 282,57 quilômetros quadrados. O município mantém a economia baseada na agricultura familiar, com culturas tradicionais como feijão e milho, e a criação de gado de corte e leite. Nos últimos tempos, no entanto, uma nova cultura ganhou força na região: o vime.

Informações gerais:

Localizado na Serra Catarinense, o município de Rio Rufino possui uma população de 2.482 habitantes e ocupa uma área de 282,57 quilômetros quadrados. O município mantém a economia baseada na agricultura familiar, com culturas tradicionais como feijão e milho, e a criação de gado de corte e leite. Nos últimos tempos, no entanto, uma nova cultura ganhou força na região: o vime.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Bom Retiro, Bocaína do Sul, Painel, Urupema e Urubici.
Área: 282,57 km²
População: 2.482 hab. est. IBGE
Altitude: 860 m
Região Turística: Serra Catarinense

Site da prefeitura de Rio Rufino

Bom Retiro, Bocaína do Sul, Painel, Urupema e Urubici.
Área: 282,57 km²
População: 2.482 hab. est. IBGE
Altitude: 860 m
Região Turística: Serra Catarinense

Site da prefeitura de Rio Rufino

O município de Riqueza está localizado no Extremo-Oeste de Santa Catarina e possui uma população de 4.810 habitantes. Conta com a tradicional Kerbfest, festa alemã, realizada anualmente em setembro e tem a economia baseada na agricultura familiar e em indústrias de pequeno porte como moveleiras e malhas.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 12/12
Habitantes: 4.810
Eleitores: 3.770
IDH: 0.714
PIB: 58.919.709,00

Site da prefeitura de Riqueza

Rodeio situa-se na região do Médio Vale do Itajaí. Limita-se ao Norte com o Município de Timbó e Benedito Novo. Ao Sul com Ascurra. A Oeste com Benedito Novo. Ao Leste com Indaial. O município faz parte da bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, cujos afluentes são: Rio Benedito, Ribeirão São Pedro, Ribeirão do Salto. Fica às margens do Ribeirão São Pedro, no litoral da Serra do mar. Faz parte do Cinturão Verde do Vale do Itajaí.

O município tem destaque na indústria têxtil: confecção e tecelagem; na industria madeireira, com fabricas de esquadrias de portas, janelas e torneados; e na indústria de plásticos e de alumínio. Rodeio também possui expressiva produção de queijos e vinho.

Informações gerais:

População: 10.922 hab.
Área: 129,934 km2
Instalado em: 01/01/1939
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDHM 2010):0,754
Municípios limítrofes: Ascurra, Indaial, Timbó e Benedito Novo.
Região Turística: Vale Europeu

Site da prefeitura de Rodeio

O município de Romelândia possui uma área de 224,5 quilômetros quadrados e está situado no Extremo Oeste de Santa Catarina. A história da colonização de Romelândia deve-se principalmente, a iniciativa dos Irmãos Romeu e Roneci Gransotto, que abrindo estradas e construindo pontes, instalaram-se nas terras que deram o nome de Romelândia, topônimo que significa “Terra de Romeu”.  Romelândia, limita-se com os municípios de Santa Terezinha do Progresso, Anchieta, Barra Bonita, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Flor do Sertão, Santa Terezinha do Progresso.

Informações gerais:

Área: 224,5 km²
População: 5.421 hab. est. IBGE
Altitude: 425 m
Região Turística: Grande Oeste

Site da prefeitura de Romelândia

 

Alemães e italianos da região do Vale buscavam novas terras para suas diferentes culturas e encontraram na localidade as condições para tal a partir de 1925. Batizada em homenagem à Nossa Senhora de Salete, a cidade pertenceu a Taió até 1961, quando atendia pelo nome de Ribeirão Grande. A imagem da santa aclamada pelos habitantes do município está no alto do Morro da Salete, onde foi construído um santuário. Trilhas ecológicas completam os atrativos deste município, onde a fé e a religião são o grande produto turístico.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Rio do Campo, Vitor Meireles, Witmarsum e Taió.
Área: 179.31 km²
População: 7553 habitantes
Altitude: 500 m

Site da prefeitura de Salete

Com uma população de 3.961 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010, o município de Saltinho está localizado no extremo oeste Catarinense, distante 620 km de Florianópolis. O município tem uma área territorial de 158 km2, e faz limite com Campo Erê, São Bernardino, Irati, Sul Brasil, Bom Jesus do Oeste, Serra Alta e Santa Terezinha do Progresso. Com relevo acindentado, está situado a 620 m acima do nível do mar.

Informações gerais:

População: 3.961 habitantes (Ibge 2010)
Área da unidade territorial: 156,531 km²
Densidade demográfica: 25,30 hab/km²

Site da prefeitura de Saltinho

Salto Veloso é município localizado no meio oeste catarinense, que tem a indústria de alimentos, madeireira, metalúrgica e a agropecuária como base de sua economia.

A suinocultura também destaca-se no município, que possui um rebanho efetivo de 60 mil cabeças. O gado leiteiro é a segunda maior fonte de renda, presente em praticamente 40% das propriedades. Outras atividades como o confinamento de gado de corte, o reflorestamento, a produção de grãos, principalmente o milho para consumo nas propriedades em forma de silagem.

Informações gerais:

Localização: Meio Oeste de Santa Catarina Alto Vale do Rio do Peixe
Área: 105,04 km²
População: 4.495 hab. est. IBGE
Altitude: 820 m
Clima: Mesotérmico - úmido, temperatura média 16,9ºC
Relevo: Montanhoso
Limites:Macieira, Arroio Trinta, Treze Tilias e Água Doce.

Site da prefeitura de Salto Veloso

O município de Sangão está localizado 165 km ao Sul de Florianópolis, às margens da BR-101, e possui uma população de 10.400 habitantes, de acordo com o censo IBGE de 2010.

A principal atividade econômica do município é a indústria de cerâmica vermelha, que tem suas principais unidades instaladas ao longo da BR-101. A produção anual chega a 100.000.000 de unidades, que são exportadas para outros Estados brasileiros e para os países do Mercosul. Ainda no setor industrial, a exploração de pedras gera muitos empregos. Na agricultura, destaca-se o cultivo da mandioca. Outra atividade econômica é o beneficiamento e empacotamento da mandioca. A proximidade dos municípios do litoral faz de Sangão um local repleto de chácaras e casas de veraneio.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Morro da Fumaça, Jaguaruna, Içara, Cocal do Sul e Treze de Maio.
Área: 83,06 km²
População: 10.400 hab
Altitude: 50 m
Região Turística: Encantos do Sul

O município de Santa Cecilia, SC situado no planalto serrano, com a BR 116 cortando a cidade ligando pelo sul ao Rio Grande do Sul e ao vale do Itajaí e ao norte com Curitiba- PR, situado a 1100 m de altitude, e uma população de aproximadamente 16.000 mil habitantes.

No Setor Turístico Santa Cecília possui grandes atrativos como, trilhas ecológicas, vales, grandes números de cachoeiras excelentes para praticas de rapel, túneis, cavernas, paredões e rios com corredeiras para prática de rafting.

Na economia de Santa Cecília destacam-se as grandes áreas de reflorestamento, além da atividade agrícola e da presença de várias empresas madeireiras, serrarias, fábricas de placas e compensados.

Informações gerais:

População: 15.757 hab.
Área: 1.145,810 km2
Instalação: 05/08/1958
Densidade demográfica (hab/km²): 13,75

Site da prefeitura de Santa Cecília

A exemplo das demais cidades do Extremo-Oeste, Santa Helena foi colonizada por gaúchos descendentes de imigrantes italianos e alemães que esperavam enriquecer com a extração de madeira. O município possui uma população de 2.354 habitantes e ocupa uma área de 81,695 quilômetros quadrados.

Na economia, o destaque na produção agrícola é o milho, mas também se planta fumo, trigo, feijão, soja, laranja, arroz, mandioca, cana-de-açúcar, batatinha e alho. Desenvolve-se ainda a suinocultura, bovinocultura, avicultura e apicultura.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 09/01
Habitantes: 2.354
Eleitores: 2.284
IDH: 0.727
PIB: 45.586.473,00

Site da prefeitura de Santa Helena

Situada nas encostas da Serra do Corvo Branco e às margens do rio Braço do Norte, Santa Rosa de Lima localiza-se ao Sul do Estado de Santa Catarina a 120km de Florianópolis.

O município tem uma população de 2 mil habitantes e uma economia essencialmente agrícola. santa Rosa de Lima conta com um projeto de culturas sem uso de agrotóxicos e agroturismo que já obteve reconhecimento internacional. Além dos belos cenários de serra, opções ecoturísticas e fortes referenciais das culturas alemã e italiana também estão presentes no município.

Informações gerais:

Região turística: Encantos do Sul
Microrregião: Vale do Tubarão
Municípios limítrofes: Rio Fortuna, São Martinho, São Bonifácio, Anitápolis e Urubici.
Área: 202.98 km² (fonte: IBGE)
População: 2116 habitantes
Altitude: 240 m

Site da prefeitura de Santa Rosa de Lima

Santa Rosa do Sul está localizada às margens da BR-101 no sul de Santa Catarina, a menos de 15 km do Oceano Atlântico e a 20 Km do Parque Nacional de Aparados da Serra.

As principais atividades agrícolas são o cultivo da banana e da mandioca.A região é predominantemente agrícola mas, com influência de diversas atividades comerciais, indústria do polvilho e ecoturismo.

O município é conhecido por abrigar estudantes de várias regiões do Brasil em busca de formação técnica no Instituto Federal de Santa Catarina, se destacando também no cenário catarinense por sediar a maior festa do polvilho e da banana, a “Polvilhana”.

Informações gerais:

Microrregião: Extremo Sul Catarinense
Aniversário: 04/01
Habitantes: 8.261
Eleitores: 6.584
IDH: 0.705
PIB: 85.542.105,00

Site da prefeitura de Santa Rosa do Sul

Localizada no Alto Vale do Itajaí, Santa Terezinha é um dos principais núcleos de colonização eslava de Santa Catarina. Sua formação ocorreu sobre antiga rota de tropeiros que faziam a ligação comercial entre o sudeste e o sul do Brasil em lombo de mula. Tornou-se município pela Lei Estadual nº 8.349, de 26 de setembro de 1991. A população atual é de 8.767 habitantes, tem área territorial de 718,81 km², seus limites limítrofes são com os seguintes municípios, Rio do Campo, Vitor Meireles, Itaiópolis e Papanduva. Além da paisagem entre morros, colinas, rios e riachos, Santa Terezinha destaca-se pelas belas cachoeiras. Todo ano é realizada a Festa Regional do Mel em comemoração ao aniversario de emancipação política do município.

Informações gerais:

Região turística: Vale Europeu
Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
Municípios limítrofes: Rio do Campo, Vitor Meireles, Itaiópolis e Papanduva.
Características geográficas
Área: 716.25 km²
População: 8883 habitantes
Altitude: 610 m

Site da prefeitura de Santa Terezinha

O município de Santa terezinha do progresso está localizado na região Oeste do Estado e ocupa uma área de 119 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Campo Erê, Saltinho, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, São Miguel da Boa Vista e Romelândia.

Com uma população de 2.896 habitantes, o municipio de colonização alemã, italiana e cabocla tem na agricultura a sua principal atividade econômica.

Informações gerais:

Área: 119,00 km²
População: 2.896 habitantes
Altitude: 400 m
Região Turística: Grande Oeste
Data de instalação: 01/01/1997

Site da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso

Santiago do Sul foi fundada em 16 de abril de 1997 e encontra-se 650 Km distante da capital catarinense. Colonizada por italianos muito ligados ao cristianismo, o nome da cidade foi escolhido em homenagem à São Tiago. A base econômica é a agricultura, avicultura e a pecuária, com cultivo de milho, feijão, soja, fumo, citros, entre outros. Na pecuária, há criação de gado leiteiro e de corte.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Formosa do Sul, Quilombo, São Domingos, Coronel Martins e Novo Horizonte.
Características geográficas
Área: 73.56 km²
População: 1414 habitantes
Altitude: 450 m

Site da prefeitura de Santiago do Sul

Santo Amaro da Imperatriz possui uma área total de 338 quilômetros quadrados, dos quais 72% situados em área de preservação permanente. A população de Santo Amaro da Imperatriz formou-se por açorianos, alemães e italiana. A economia está baseada na agricultura e no turismo. Cortado pelo Rio Cubatão o município oferece opções de lazer, com suas águas termais, atrativos naturais e festividades religiosas e culturais.

Informações gerais:

População: 19.823 hab.
Área:344,049 km2
Bioma: Mata Atlântica
Instalação: 10/07/1958

Site da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz

Localizado na região Norte do Estado, o município de São bento do Sul possui uma população de 75.520 habitantes e ocupa uma área de 496 quilômetros quadrados.

A principal atividade econômica é a produção de móveis, mas São Bento do Sul destaca-se em outros setores da indústria: higiene e limpeza, metalúrgica, fiação e tecelagem, cerâmica, plástico. Na agropecuária, os principais cultivos são de milho e feijão, além da criação de gado de leite e de corte.

Informações gerais:

População: 75.520 habitantes
Densidade Demográfica 2011: 152,26 hab/km²
Índice de Crescimento Populacional 2000/2011: 1,4
Número de eleitores: 56.871
Microrregião: Alto Vale do Rio Negro
Área territorial 2012: 496 km²

Site da prefeitura de São Bento do Sul

São Bernardino foi emancipado em 19 de Julho de 1995. Está localizado no Noroeste Catarinense, e conta com 210 Km2 de área. O município ossui uma população de 2.677 habitantes, sendo 719 habitantes no perímetro urbano e 1928 na área rural.

A economia de São bernardino está baseada na agricultura, indústria, comércio e prestação de serviços.Na agricultura o município destaca-se pela criação de aves, suínos e gado de corte. É ainda grande produtor de leite, milho, feijão, fumo e laranja. Outra atividade que vem aumentando a renda dos produtores rurais é a piscicultura e o reflorestamento.

Informações gerais:

Área: 144,96 km²
População: 2.677 hab. est. IBGE
Altitude: 620 m
Região Turística: Grande Oeste
Municípios limítrofes: Campo Erê, Saltinho e São Lourenço d\'Oeste.

Site da prefeitura de São bernardino

São Bonifácio, é município de origem alemã localizado na região da Grande florianópolis. Possui uma população de 2.989 habitantes e ocupa uma área de 461,30 quilômetros quadrados.

A economia baseia-se na agricultura, pecuária de leite e corte, apicultura, avicultura, beneficiamento de madeira, indústrias de lacticínios e turismo, com forte vocação voltada ao turismo ecológico.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Paulo Lopes, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Rancho Queimado e Santo Amaro da Imperatriz.
Área: 461,30 km²
População: 2.989 hab.
Altitude: 473 m
Região Turística: Grande Florianópolis

Site da prefeitura de São Bonifácio

Colonizado por descendentes de alemães vindos do Rio Grande do sul, o município de São Carlos emancipou-se em fevereiro de 1954 e possui atualmente uma população de 10.753 habitantes.

O município está localizado na região Oeste do Estado e tem a economia baseada na produção agropecuária, com destaque para a criação de bovinos (leite e corte), ovelhas e caprinos, além da produção de grãos. Na área industrial, o município é grande produtor do setor de corte e costura, e também possui empresas nas áreas moveleira, metalúrgica, tintas, iogurte e derivados de leite.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 21/02
Habitantes: 10.753
Eleitores: 7.623
IDH: 0.769
PIB: 182.429.935,00

Site da prefeitura de São Carlos

São cristóvão do Sul localiza-se no Planalto Central e Planalto Serrano. Limita-se ao norte com o município de Ponte Alta do Norte, ao sul com o município de Ponte Alta, ao leste com Mirim Doce e ao oeste com o município de Curitibanos. São Cristóvão d Sul também é conhecido pelo entroncamento das BR’s 116 e 470
A principal atividade econômica do município é a indústria madeireira, mais especificamente a de fósforos.

Data de fundação - 30 de março de 1992.
Data festiva - 30 de março (aniversário da cidade)
Principais atividades econômicas - Agropecuária e indústria.
População – 5.200
Colonização - Italiana, portuguesa e cabocla.
Principais etnias - Italiana, portuguesa e cabocla.
Localização - Alto Vale do Rio do Peixe, na microrregião de Curitibanos, a 287 km de Florianópolis.
Área - 349km2.
Clima - Mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 15,5°C.
Altitude - 1.025m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Ponte Alta do Norte, Curitibanos, Ponte Alta.

Site da prefeitura de São Cristóvão do Sul

Localizado na região Oeste do Estado, o município de São Domingos foi colonizado a partir do início do século XX por imigrantes alemães e italianos vindos do Rio Grande do Sul. Em 1937, foi criado o distrito de Diogo Ribeiro, pertencente ao município de Chapecó. Em 1942, o distrito mudou de nome e passou a chamar-se São Domingos, em homenagem à Fazenda São Domingos, que funcionava como sede da localidade. Em 1963, a cidade foi elevada à condição de município independente.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Alto Irani
Municípios limítrofes: Galvão, Coronel Martins, Santiago do Sul, Quilombo, Entre Rios, Ipuaçu e Abelardo Luz.
Área: 383.65 km²
População: 9530 habitantes
Altitude: 635 m

Site da prefeitura de São Domingos

Colonizada por portugueses, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem várias praias, procuradas por milhares de turistas a cada verão.

São Francisco do Sul é o quinto maior porto brasileiro em movimentação de contêineres. Mais de 70% da renda do município são gerados pela movimentação portuária, com destaque também para o turismo e o comércio.

Informações gerais

População – 42.569 habitantes (IBGE - 2010)
Colonização – Portuguesa.
Principais etnias – Portuguesa.
Localização – Litoral Norte, a 188km de Florianópolis e 45km de Joinville.
Área – 540,8 Km2.
Clima – Temperado, com temperatura média entre 15ºC e 25ºC.
Altitude – 09m acima do nível do mar.
Cidades próximas – Joinville, Itapoá, Garuva, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha

Site da prefeitura de São Francisco do Sul

São João Batista é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua área é de 204 km² e a população atual é de aproximadamente 26.260 habitantes. Destaca-se por ser a cidade brasileira que mais cresceu em em termos populacionais, nos últimos 5 anos. Foi a 1ª colônia italiana do Brasil, com o nome de Nova Itália. A economia do município se baseia na Indústria calçadista.

Informações gerais:

SDR: SDR Brusque
Área: 220.73 km²
População: 27.982
Eleitores: 18.084
IDH: 0.819
PIB: R$ 395.747.546,00

Site da prefeitura de São João Batista

São João do Itaperiú foi emancipado em 1992. O município conta com uma população de 3.578 habitantes e está localizado no norte do estado de Santa Catarina. As principais atividades econômicas estão concentradas na agricultura, com destaque para a produção de banana. Outra atividade relevante no município é o abate de bovinos e ovinos, fato que deu a São João do Itaperiú o título de Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina.

Informações gerais:

Localização: região temática “Caminho dos Príncipes”
População: 3.578 habitantes
Área:151,420 km²
Densidade demográfica: 22,69 habitantes por km² (IBGE 2010).
Municípios limítrofes: Araquari/Guaramirim, Sul – Barra Velha/Luís Alves, Leste – Barra Velha, Oeste - Massaranduba

Site da prefeitura de São João do Itaperiú

A área que constitui o atual município de São João do Oeste foi colonizada pelo Volksverein, entidade do Rio Grande do Sul, que adquiriu a área e passou a incentivar a sua ocupação atraindo agricultores de diversos municípios do Rio Grande do Sul. Hoje com 163 km² e 6 mil habitantes, o município preserva a cultura alemã com corais, grupos folclóricos e festas. A Igreja Matriz São João Berchmans e a gruta de pedra marcam a tradição católica. A cidade também conta com um parque de águas “Termas São João”, com piscinas términas cobertas e ao ar livre.

Informações gerais:

Região turística: Caminhos da Fronteira
Microrregião: Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Itapiranga, Mondaí, Iporã do Oeste e Tunápolis.
Área: 163.65 km² (fonte: IBGE)
População: 6211 habitantes
Altitude: 320 m

Site da prefeitura de São João do Oeste

Localizado no extremo-sul do Estado, São João do Sul já foi distrito de Araranguá e destaca-se por ser um município agrícola, com produção de arroz, fumo, moranguinho, milho, frango, maracujá abacaxi, mandioca. As principais festividades do lugar são a Festa do Santo Padroeiro São João Batista, Festa do Colono e o Rodeio Crioulo Nacional.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Cânions
Microrregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense
Municípios limítrofes: Praia Grande, Passo de Torres, Jacinto Machado, Santa Rosa e Balneário Gaivota.
Área: 182.69 km²
População: 7183 habitantes
Altitude: 15 m

Site da prefeitura de São João do Sul

A economia joaquinense é basicamente concentrada na agropecuária. Tendo a produção de frutas de clima temperado como principal fonte de renda, o municipio conta com baixa densidade de industrias, comércio em desenvolvimento e atividade rural forte.

São Joaquim é uma cidade com grande diversidade cultural. Sob influências européias, nipônicas e principalmente paulista e gaúcha.

Informações gerais:

Microrregião:Serrana
Aniversário: 07/05
Habitantes: 25.841
Eleitores: 18.415
IDH: 0.687
PIB: 377.259.239,00

Site da prefeitura de São Joaquim

O município de São José, localizado na Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e foi colonizado em 26 de outubro de 1750 por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel.

São José possui uma extensão territorial de 113,6km² e está localizada nas coordenadas geográficas 27º36’55 de latitude e 48º37’39 de longitude. É banhada pelas águas das baías norte e sul de Santa Catarina e é seccionada pela BR101.

A base de sustentação da economia josefense está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. Possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos.

Informações gerais:

População: 209.804 hab. (Ibge 2010)
Área: 152,387 km²
Densidade demográfica (hab/km²)1.376,78
Instalação: 01/01/1939
IDH: 0,809

Site da prefeitura de São José

o município de São José do Cedro está localizado no Extremo Oeste de Santa catarina e ocupa uma área de 279,58 quiLômetros quadrados fazendo divisa com os municípios de Palma Sola, Princesa, Guarujá do Sul, Guaraciaba e Anchieta, e com a Argentina.

Sua população é de 13.904 habitantes. O município desenvolve-se economicamente através da atividade agropécuária e de indústrias nos setores de implementos agrícolas, laticínios, serrarias, beneficiamento de madeira, mobiliários, metalúrgicas, malharias, produtos cerâmicos.

Informações gerais:

Área: 279,58 km²
População: 13.904 habitantes
Altitude: 731 m
Região Turística: Caminhos da Fronteira

Site da prefeitura de São José do Cedro

Localizado na Serra catarinense, o município de São José do Cerrito ocupa uma área de 946,25 quilômetros quadrados e possui uma população de 9.061 habitantes.

A economia é baseada na atividade agrícola e São José do Cerrito é um dos maiores produtores de feijão do Estado.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Correia Pinto, Lages, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Abdon Batista, Vargem, Brunópolis e Curitibanos.
Área: 946,25 km²
População: 9.061 hab. est. IBGE
Altitude: 879 m
Região Turística: Serra Catarinense

Site da prefeitura de São José do Cerrito

Localizado no Oeste de Santa Catarina, o município de São Lourenço do Oeste foi colonizado a partir de 1948 por descendentes de atalianos e alemães. Possui uma população de 21.797 habitantes e ocupa uma área de 361,77 quilômetros quadrados.

A economia é marcada por indústrias de grande destaque a nível nacional e internacional, com destaque para os setores alimentício e madeireiro/moveleiro.

Informações gerais:

Localização: Noroeste do Estado de Santa Catarina, no cume da Serra da Fartura - divisa com o Estado do Paraná.
População: 21.797 habitantes
Área do Município: 361,77 Km²
Altitude Média: 895 metros acima do nível do mar
Relevo: Planalto Acidentado

Site da prefeitura de São Lourenço do Oeste

Localizado na região Sul do Estado, o município de São Ludgero foi colonizado por alemães e é marcado por uma forte religiosidade, tanto que São Ludgero recebeu o título de “celeiro” de sacerdotes. Sua base econômica está na cultura de fumo, feijão, milho, frutas e legumes, além da produção agrícola e de gado leiteiro.

Informações gerais:

Região turística: Encantos do Sul
Microrregião: Microrregião do Vale do Tubarão
Municípios limítrofes: Braço do Norte, Gravatal, Tubarão, Pedras Grandes e Orleans.
Área: 107.57 km² (fonte: IBGE)
População: 11940 habitantes
Altitude: 50 m

Site da prefeitura de São Ludgero

Distante 40 Km de Tubarão, São Martinho está localizado na região Sul de Santa Catarina e possui uma população de 3252 habitantes. O início da colonização do município se deu em 1865 com a vinda de imigrantes alemães para a região.

A base da economia do município é a agricultura familiar - plantio de fumo e a cultura de milho, feijão, mandioca, além de produtos coloniais. Na pecuária, o destaque é o gado leiteiro.

Informações gerais

Data de emancipação: 14 de novembro de 1962.
Data festiva: 14 de novembro (aniversário da cidade).
Principais atividades econômicas: Agricultura, com destaque no plantio de milho, fumo e feijão e pecuária, com a criação de bovinos, suínos e aves.
População: 3252 habitantes.
Colonização: Alemã.
Área: 227 Km².
Altitude: 38m acima do nível do mar.
Cidades próximas: Braço do Norte - 35 Km; Criciúma - 110Km; Tubarão - 42Km; Gravatal -22Km; Laguna - 70Km.

Site da prefeitura de São Martinho

o município de São miguel da Boa Vista está localizado na Região Oeste do Estado, distante 646 quilômetros da capital. Possui uma área territorial de 71,92 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Romelandia, Flôr do Sertão, Maravilha, Tigrinhos e Santa Terezinha do Progresso.

Possui uma população de 1897 habitantes, e tem a agropecuária como principal atividade econômica.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 09/01
Habitantes: 1.897
Eleitores: 1.740
IDH: 0.71
PIB: 24.422.118,00

Site da prefeitura de São Miguel da Boa Vista

O município de São Miguel do oeste está localizado na Região Oeste de Santa Catarina e limita-se com os municípios de Descanso, Barra Bonita, Romelândia, Flor do Sertão, Bandeirante, Paraíso e Guaraciaba. São miguel do Oeste possui uma população de 36.305 habitantes e ocupa uma área de 234 quilômetros quadrados.

Informações gerais:

Altitude: 720m acima do nível do mar
Área: 234km²
População: 36.305 habitantes
Eleitores: 25.060
Data de criação: 30/12/1953
Data de instalação: 15/02/1954

Site da prefeitura de São Miguel do Oeste

São Pedro de Alcântara é a mais antiga Colônia Alemã fundada no Estado de Santa Catarina.Sua instalação ocorreu em 1º de março de 1829 às margens do Caminho das Tropas.

Com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes o município conserva as características de pequena cidade rural. Com 140Km² de extensão territorial, São Pedro de Alcântara tem seu desenvolvimento estruturado no turismo rural, ecoturismo, turismo histórico/cultural , avicultura de corte, produção de hortigranjeiros, cachaça artesanal e derivados de cana. O nome São Pedro de Alcântara tem como origem o santo de devoção da família imperial.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Angelina e Antônio Carlos.
Clima:Mesotérmico Úmido.
Colonização:Germânica e Luso-Açoriana.
Latitude:27º33’13’’Longitude49º42’37”
População: 4.704 habitantes (IBGE 2010)
Densidade Demográfica:33,69 hab./Km².
Via principal de acesso: SC-407.
Região: Grande Florianópolis.

Site da prefeitura de São Pedro de Alcântara

Localizado no Oeste Catarinense, o município de Saudades é predominantemente formado por descendentes de alemães e, em menor número, por russos e italianos.

Na agricultura do município destacam-se as culturas de milho, soja, feijão e fumo; e na pecuária, a criação de
suinos, bovinos, aves e gado leiteiro.

A indústria e o comércio também contribuem para a economia de Saudades,l com destaque para o setor de confecções, calçadista, moveleiro de eletrificação.

Informações gerais:

Localização: Oeste Catarinense
Altitude: 400m
Clima: Subtropical
Vegetação Nativa: Mata Subtropical e Araucária
Temperatura: Máxima: 38ºC Mínima: -2ºC Média: 18ºC
Limites: Pinhalzinho, Modelo, Cunhataí, São Carlos, Nova Erechim, Cunha Porã

Site da prefeitura de Saudades

O município de Schroeder está localizado na região Norte de Santa Catarina, distante 220 quilômetros da capital florianópolis. A maioria de seus 15.316 habitantes possui asscendência alemã e italiana.
A principal atividade econômica é a agricultura, destacando-se a produção de banana e arroz. Faz-se presente também a industrial, havendo um grande número de estabelecimentos, principalmente têxteis e também algumas indústrias eletrônicas e metalúrgicas.

Informações gerais

Microrregião: Joinville
Municípios limítrofes: Guaramirim, Jaraguá do Sul e Joinville
Área:143,570 km²
População:15 316 hab.
Densidade106,68 hab./km²
Altitude38 m

Site da prefeitura de Schroeder

Localizado no Oeste do Estado, o município de Seara possui 311,391 quilômetros quadrados e 16.936 habitantes. Faz parte da Microrregião do Alto Uruguai Catarinense e tem a economia baseada nas atividades da sua maior indústria, a Cargill/Seara Alimentos S/A.

Além da produção de grãos, destacam-se o comércio local e o turismo científico do Museu Entomológico Fritz Plaumann, que é o maior conjunto entomológico das Américas.

O povo searaense é a mescla de descendência italiana, alemã e eslava. Que vieram a estabelecer Seara à sua condição atual de merecida grandeza dentro do cenário sócio-econômico do Estado Catarinense.

Informações gerais:

População: 16.936 habitantes
Área: 311,391 km2
Instalação: 03/04/1954

Site da prefeitura de Seara

Portal da cidade. Serra Alta, Santa Catarina, Brasil. /
City portal. Serra Alta, Santa Catarina, Brazil.

Descendentes de imigrantes italianos vindos principalmente de Guaporé, no Rio Grande do Sul, foram os primeiros colonizadores da região onde se localiza Serra Alta. Em 1950, quando chegaram, batizaram o local de Vista Longa, devido à paisagem que vislumbravam dos 648m de altitude do município. Os migrantes buscavam enriquecer com a extração da madeira. A altitude também inspirou o nome atual, atribuído em 1954, quando a localidade – antes pertencente a Chapecó – passou a integrar o município de São Carlos. Em 1961, quando Modelo se emancipou de São Carlos, Serra Alta passou a ser distrito desse município, conquistando sua própria emancipação em 1989.

O município possui 3.323 habitantes e comemora seu aniversário no dia 26 de abril. A economia é baseada na agricultura de milho, soja, feijão, arroz, mandioca, fumo e trigo. Além disso, destaca-se na pecuária a bovinocultura (principalmente leiteira), a suinocultura e a avicultura e produção de leite.

Informações gerais:

Microrregião: Oeste de Santa Catarina
Aniversário: 26/04
Habitantes: 3.323
Eleitores: 2.642
IDH: 0.773
PIB: 55.135.879,00

Site da prefeitura de Serra Alta

Siderópolis é um município de colonização Italiana situado entre a Serra do Rio do Rastro e o Oceano Atlântico. Localiza-se a uma latitude 28º35'52" sul e a uma longitude 49º25'28" oeste, estando a uma altitude de 147 metros. Possui uma população estimada de 13.499 habitantes.

Informações gerais:

Microrregião: Região Carbonífera
Aniversário: 19/12
Habitantes: 13.499
Eleitores: 11.007
IDH: 0.774
PIB: 351.663.923,00

Site da prefeitura de Siderópolis

O município de Sombrio faz parte da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), e está localizado às margens da BR 101, fazendo limite ao sul, com Santa Rosa do Sul; ao norte com Araranguá e Ermo; ao oeste com Jacinto Machado e ao leste com Balneário Gaivota. Fica a 30 km da fronteira do Rio Grande do Sul e a 245 km de Florianópolis. Possui uma área de 142,7 km2.

O município possui a maior lagoa de água doce do Estado, medindo 16.368 quilômetros de comprimento com cerca de cinco quilômetros de largura.

Sombrio destaca-se no setor de confecções, calçados, cerâmica e móveis. Além do turismo de compras, com centros atacadistas criados às margens da BR 101.

Informações gerais:

População: 26.613 hab.(Ibge 2010)
Área: 143,329 km²
Densidade demográfica (hab/km²): 185,68
Instalação: 04/04/1954

Site da prefeitura de Sombrio

Localizado na região Oeste do Estado, o município de Sul Brasil possui uma população de 2.698 habitantes e ocupa uma área de 112,70 quilômetros quadrados, limitando-se com os municípios de Serra Alta, Jardinópolis, União do Oeste, Modelo, Irati e Saltinho. O o município foi emancipado em 04 de janeiro de 1991 e tem a agricultura como principal base econômica.

Informaçôes gerais:

Microrregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina
Habitantes: 2.698
Eleitores: 2.243
IDH: 0.707
PIB: 34.872.562,00

Site da prefeitura de Sul Brasil

Taió possui uma área de 661,5 Km2, com uma altitude de 346 m, incorporada ao Alto Vale do Itajaí. Tem um clima mesotérmico úmido - sem estação seca, com uma temperatura média de 15ºC e umidade relativa do ar em torno de 81%. O relevo é constituído de superfícies planas, onduladas e montanhosas, com fertilidade apta para agricultura, na grande maioria. Possui vasta bacia hidrográfica, captada pelo Rio Itajaí do Oeste, que integra o Rio Itajaí-Açú.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Vale do Itajaí
Aniversário: 12/02
Habitantes: 17.856
Eleitores: 12.998
IDH: 0.761
PIB: 376.118.861,00

Site da prefeitura de Taió

Localizado no Planalto Sul de Santa Catarina, o município de Tangará foi colonizado por imigranmtes italianos e alemães e possui uma população de 8.777 habitantes.

A vitivinicultura, a industrialização de papel e a agropecuária representam importantes atividades econômicas do município que é o maior produtor de uvas do Estado de Santa Catarina. Tangará também é a Capital Catarinense do Voo Livre.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto, Fraiburgo, Monte Carlo e Campos Novos.
Área: 389.19 km²
População: 8777 habitantes
Altitude: 641 m

Site da prefeitura de Tangará

O município de Tigrinhos possui 1746 habitantes, sendo que proporção de habitantes na zona urbana é de 19% e na zona rural de 81%. Localizado a 90 km de Chapecó, o município possui belas cachoeiras e trilhas ecológicas. A produção de artesanato em porcelana e em madeira de Tigrinhos é bastante difundida e apreciada em toda a região Oeste.

Informações gerais:

Região turística: Grande Oeste
Microrregião: Microrregião do Oeste de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Bom Jesus do Oeste, Maravilha, São Miguel da Boa Vista e Santa Terezinha do Progresso.
Área: 57.44 km²
População: 1746 habitantes
Altitude: 732 m

Site da prefeitura de Tigrinhos

O município de Tijucas está localizado na região da Grande Florianópolis, possui uma população de 29.674 habitantes.

Em 1530, o navegador europeu Sebastião Caboto passou pela costa de Santa Catarina a serviço da Espanha, mas o povoamento da região só se iniciou de fato a partir de 1788, quando um grupo de colonizadores decidiu subir o rio Tijucas à procura de pinheiros.

Atualmente a economia do Município ainda baseia-se essencialmente na agricultura, e a produção de cana-de-açúcar tende a ser das principais nesse ramo.

Informações gerais:

Área total: 277,90 km2
IDH: 0,835
Município de Origem: Porto Belo
Altitude média: 2 metros acima do nível do mar
Emancipação Política: 13/06/1860

Site da prefeitura de Tijucas

Localizado no extremo Sul do estado, o município de Timbé do Sul teve sua colonização entre os anos de 1872 e 1914, com incentivo do Governo Federal. A ocupação das terras cedidas aos imigrantes foi planejada, com fornecimento de sementes, ferramentas e alimentos até a primeira colheita.

Hoje o município, distante 270 quilômetros da Capital, possui uma população de 5.387 habitantes e tem como principais atividades econômicas a agriculcultura e o turismo ecológico.

Informações gerais:

Região turística: Caminho dos Cânions
Microrregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense
Municípios limítrofes: Morro Grande, Turvo e Jacinto Machado.
Área: 333.58 km²
População: 5387 habitantes
Altitude: 123 m

Site da prefeitura de Timbé do Sul

Timbó é um município com raízes na cultura europeia (germânica e italiana) localizado no Vale Europeu. O município possui uma área territorial total de 161 km², sendo 38,71 km² de área urbana.

Timbó foi fundada por Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869; data em que construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do rio Benedito. A economia de Timbó que se baseou inicialmente na agricultura, passou a se apoiar na indústria. O setor rural recebeu melhorias técnicas e financeiras e a produção aumentou.

Informações gerais:

População: 36.774 hab.
Área: 127,405 km2
Bioma: Mata Atlântica

Site da prefeitura de Timbó

Criado em 26 de abril de 1989 e instalado oficialmente em 1º de Janeiro de 1990, o município de Timbó Grande está localizado no Planalto Norte Catarinense, na microrregião de Canoinhas, a 457 km de Florianópolis.
O município possui intensa atividade agrária. Grande parte do seu território e coberto por áreas de reflorestamento de pinus e eucalipto.

Informações gerais:

Área: 596,94 km²
População: 7.495 hab. est. IBGE
Altitude: 925 m
Municípios limítrofes: Lebon Régis, Santa Cecília, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Porto União e Calmon.

Site da prefeitura de Timbó Grande

Localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, o município de Três Barras vive da indústria papeleira e da agricultura. No Museu Histórico Municipal, localizado na antiga estação ferroviária, está guardada um pouco da história do município e de episódios relacionados à Guerra do Contestado. Foi nesta cidade que, em 1910, se instalou a empresa norte-americana Lumber, responsável pela exploração da faixa de terra ao longo da ferrovia construída pela Brazil Railway Company.

Três Barras também possui o 2° maior ginásio poliesportivo do planalto norte, o Ginásio Ione Cyríaco de Souza, com cerca de 3000 mil lugares.

Informações gerais:

Área: 438,07 km²
Microrregião: Microrregião do Contestado
Aniversário: 23/01
Habitantes: 18.740
Eleitores: 14.391
IDH: 0.706
PIB: 375.082.232,00
Municípios limítrofes: Canoinhas, Major Vieira, Papanduva e Mafra.

O município de Treviso possui uma área de 157 Km² , sendo 1,66 Km² na área urbana e 155,34 Km² na área rural, e está situado ao sul de Santa Catarina, na região estadual de Planejamento AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera, a uma distância de 200 Km de Florianópolis.
O município é banhado pelos rios Dória, Ferreira, Mãe Luzia, Manin, Morozini, Pio e Santo Antônio.

Informações gerais:

Microrregião: Região Carbonífera
Aniversário: 08/07
Habitantes: 3.706
Eleitores: 3.766
IDH: 0.774
PIB: 188.694.542,00

Site da prefeitura de Treviso

Colonizado pelos italianos em 1900, o município recebeu este nome em lembrança ao fim da escravidão negra no Brasil, em 13 de maio de 1888. Com sua economia voltada para a agropecuária, incluindo as culturas de batata, feijão, fumo e milho, a pecuária de corte e a criação de aves e suínos.

Treze de Maio tem dedicado-se à expansão do turismo rural e ecológico, já que em seu território encontram-se cachoeiras e grutas. Possui a maior estátua de Nossa Senhora da Aparecida do Brasil, e realiza praticamente todo mês alguma festa religiosa, mas os principais eventos são as festas de São Cristóvão e de São José, padroeiro da cidade.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Sangão, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Tubarão e Jaguaruna
Área: 161,08 km²
População: 7.036 hab. est. IBGE
Altitude: 190 m
Região Turística: Encantos do Sul

Site da prefeitura de Treze de Maio

Colonizado por imigrantes austríacos, o município de Treze Tílias é conhecido como “O Tirol Brasileiro”. localizado no Meio-Oeste do estado, o município possui uma população de 6.925 habitantes e ocupa uma área de 185.21 quilômetros quadrados.

A economia é baseada na agricultura, destacando-se também a pecuária leiteira e a indústria de laticínios.

Informações gerais:

Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Meio Oeste Catarinense
Municípios limítrofes: Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Agua Doce e Ibicaré.
Área: 185.21 km²
População: 6925 habitantes
Altitude: 796 m

Site da prefeitura de Treze Tílias

O município de Trombudo Central está localizado na região turística do Vale Europeu e possui uma populaçãp de 6.901 habitantes. Ocupa uma área de 108.73 quilômetros quadrados e limita-se com os municípios de Braço do Trombudo, Agrolândia, Agronômica, Laurentino, Rio do Oeste e Pouso Redondo.

A extração da ardósia é uma das principais atividades econômicas de Trombudo Central, que também se destaca na fabricação de porcas, parafusos, fornos industriais e estufas a gás e elétricas. Na agropecuária, o município desenvolve o cultivo de mandioca, milho, fumo, feijão e cebola, além da criação de aves e suínos.

Informações gerais:

Área: 108,73 km²
População: 6.901 hab. est. IBGE
Altitude: 350 m
Região Turística: Vale Europeu

Site da prefeitura de Trombudo Central

O município De tubarão está localizado na região sul de Santa Catarina e é sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), formada por 17 municípios. Está a 140 km ao sul de Florianópolis, 57,2 Km ao norte de Criciúma e 336 Km ao norte de Porto Alegre.
Fundada em 27 de maio de 1870, o nome da cidade teve sua origem no caudaloso Rio Tubarão, que por ela passa. Topônimo que deriva de “Tuba-nharô” que em tupi-guarani significa “Pai Feroz".

Segunda cidade em população do sul de Santa Catarina, tem sua principal atividade econômica ligada ao comércio, à agricultura e à pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica.

Informações gerais

Data de criação: 27 de Maio de 1870
População: 101.284 (Fonte IBGE)
Eleitores: 74.370
Área: 301,755 km²
Densidade populacional: 322 hab/km²
Municípios limítrofes: Capivari de Baixo, Laguna, Jaguaruna, Treze de Maio, Pedras Grandes, São Ludgero e Gravatal.

Site da prefeitura de Tubarão

Com uma área de 132,91 quilômetros quadrados, o município de Tunápolis está situado no Extremo Oeste de Santa Catarina, numa altitude de 430 metros e possui uma população de

A economia do município tem a sua base na agricultura e na pecuária. Na produção agrícola destaca-se o cultivo de milho, fumo, feijão, soja e arroz. No setor de produção animal destacam-se os bovinos de leite e corte, suínos e frangos.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Santa Helena.
Área: 132,91 km²
População: 4.660 hab. est. IBGE
Altitude: 430 m
Região Turística: Caminhos da Fronteira

Site da prefeitura de Tunápolis

A cidade de Turvo está localizada no Extremo Sul Catarinense, distante 251Km de Florianópolis.Com 12.001 habitantes, Turvo é considerado o coração do Vale do Araranguá e guarda um modelo típico cultural italiano. Atualmente, os acessos principais a Turvo são realizados pela Rodovia BR-101 e Rodovias SC-285, SC-449 e SC-448.

O ponto forte da economia de Turvo é a agricultura, que está centralizada na produção de grãos. O município é reconhecido como a Capital Brasileira da Mecanização Agrícola, e o terceiro maior produtor de arroz de Santa Catarina. Os principais produtos agrícolas cultivados são arroz, milho, fumo, feijão e banana.

Informações gerais:

Data de fundação - 30 de dezembro de 1948
Data festiva - 20 de março (aniversário de instalação do município)
Principais atividades econômicas - Agricultura
Colonização - Italiana
Localização - Extremo-Sul, na microrregião de Araranguá, a 249 km de Florianópolis
Área: 234,7 quilômetros quadrados
Clima - Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,2°C
Altitude - 28 metros acima do nível do mar

Site da prefeitura de Turvo

O nome União do Oeste surgiu devido a um acordo de lideranças das comunidades de São Luis e Jardinópolis. A Lei Estadual 1.104/88 criou então o Município de União do Oeste. Sua instalação se deu em 1º de junho de 1989.

O município tem sua econômia voltada para as atividades agrícolas, desenvolvidas por pequenos produtos rurais, destacamos como principais aspectos econômivos a criação de gado suino, leitero e de corte, cultivo de milho, soja, feijão, fumo. Já a população da zona urbana constitui-se de assalariados que trabalham nas pequenas indústrias, funcionários públicos, diaristas e comerciantes de pequeno porte.

Informações gerais

Data da Fundação: 04 de janeiro de 1988
Instalação do Município: 1º/06/1989
Localização Geográfica: Oeste Catarinense
Área: 93,6 Km²
População censo 2010: 2.910 habitantes                         
Altitude:450m
Latitude: 26º45’40”
Longitude: 52º, 51’19” a oeste

Site da prefeitura de União do Oeste

O município de Urubici está localizado na região Serrana de Santa Catarina e é um dos principais destinos turísticos do Estado no inverno. O município possui uma população de 11.012 habitantes e ocupa uma área de 1.017,635 quilometros, limitando-se com os municípios de Grão Pará, Orleans, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, e São Joaquim.

Informaçôes gerais:

Microrregião:Serra
Aniversário: 03/02
Habitantes: 11.012
Eleitores: 7.916
IDH: 0.694
PIB: 139.885.252,00

Site da prefeitura de Urubici

O município está localizado na serra catarinense e compreende uma área territorial de 353 KM ². A altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do Estado. Urupema é considerada uma das cidades mais frias do país com temperatura média anual de 14ºC. A população é de 2.482 habitantes.

O clima de Urupema, segundo a classificação de KOPPEN, pode ser considerado, como chuvoso, com inverno e verão brandos. A temperatura média anual é de 14ºC, podendo chegar, no inverno, até 14ºC negativos na relva.

As principais fontes da economia advêm da atividade agropecuária (maçã, batata, moranga), pecuária de corte e leite, produção de produtos orgânicos e truticultura.

Informações Gerais:

População: 2.482 hab. (Ibge 2010)
Área: 350,037 Km²
Densidade demográfica:7,09 hab/km²

Site da prefeitura de Urupema  

Urussanga é um município de 20.826 habitantes localizado na região Sul de Santa Catarina. Sua colonização começou no ano de 1878, quando imigrantes italianos vindos de Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino fundaram a colônia em 26 de maio deste mesmo ano, constituindo-se como o maior centro de imigrantes do sul do Estado.

A cidade é voltada para uma intensa atividade cultural de preservação dos costumes dos seus antepassados italianos.Caracteriza-se pela produção artesanal, danças e canções, além de destacar-se na produção de vinho de excelente qualidade.  Além da vitivinicultura, também destacam-se na economia de Urussanga a indústria moveleira, derivados de plásticos, cerâmica, fruticultura, entre outros. 

Área: 240,476 km²
População: 19.936 hab. est. IBGE/2009
Densidade: 80,2 hab./km²
Altitude: 49 m
Clima: subtropical
Municípios limítrofes: Cocal do Sul, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller, Orleans e Pedras Grandes.

Site da prefeitura de Urussanga

Urussanga é um município de 20.826 habitantes localizado na região Sul de Santa Catarina. Sua colonização começou no ano de 1878, quando imigrantes italianos vindos de Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino fundaram a colônia em 26 de maio deste mesmo ano, constituindo-se como o maior centro de imigrantes do sul do Estado.

A cidade é voltada para uma intensa atividade cultural de preservação dos costumes dos seus antepassados italianos.Caracteriza-se pela produção artesanal, danças e canções, além de destacar-se na produção de vinho de excelente qualidade.  Além da vitivinicultura, também destacam-se na economia de Urussanga a indústria moveleira, derivados de plásticos, cerâmica, fruticultura, entre outros. 

Área: 240,476 km²
População: 19.936 hab. est. IBGE/2009
Densidade: 80,2 hab./km²
Altitude: 49 m
Clima: subtropical
Municípios limítrofes: Cocal do Sul, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller, Orleans e Pedras Grandes.

Site da prefeitura de Urussanga

Colonizado por famílias vindas do litoral de Santa Catarina, de origem italiana, alemã e cabocla ,e emancipado em 12/12/1992, Vargem tem uma economia voltada para atividades agropecuárias.

O município tem seu calendário marcado por festas religiosas, entre elas as de São Cristóvão e São Judas Tadeu. A religiosidade também se manifesta no cartão postal da cidade, que traz a imagem da Igreja são Judas Tadeu, esta edificação em madeira construída em estilo gótico é também seu mais importante ponto turístico.

Informações gerais:

Área: 350.13 km² (fonte: IBGE)
População: 2718 habitantes
Altitude: 768 m
Latitude: 27°29\'2
Longitude: 50°58\'3
Região turística: Vale do Contestado
Microrregião: Microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina
Municípios limítrofes: Brunópolis, Campos Novos, Abdon Batista e São José do Cerrito.

Site da prefeitura de Vargem

Colonizado por italianos, o município de 5.200 habitantes tem na indústria de papel e celulose sua maior fonte econômica. Um ponto turístico é o belvedere localizado a 1.224 metros de altitude.
Outra atração é a Igreja São Marcos, construída em 1950. Em janeiro, Vargem Bonita sedia um rodeio crioulo com a participação de competidores de diversas cidades e dos estados vizinhos.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Catanduvas, Agua Doce, Irani e Ponte Serrada.
Área: 298,61 km²
População: 4.752 hab. est. IBGE
Altitude: 880 m
Região Turística: Vale do Contestado

Site da prefeitura de Vargem Bonita

As terras férteis e a abundância de caça e pesca, foram os fatores que atraíram os primeiros colonizadores para Vidal Ramos em meados de 1920, período em que o local ainda pertencia a Brusque. A cidade já se chamou Adolfo Konder, entre 1928 e 1930 e elevada a município em 1957, adotou o nome atual. Atualmente o município de Vidal Ramos ostenta o título de Capital Catarinense do Cimento, mas também é conhecida como a cidade da Doce Festa. A sua população é de várias etnias, com predomínio dos descendentes de alemães, poloneses e italianos.

Na cultura destacam-se o Coral Infantil, A Banda Municipal e os grupos de canto em coral adulto. As comunidades do interior apresentam arquitetura típica, costumes e atividades agrícolas, produzindo de mel, doces, geléias, pães, roscas, queijos, salames e outros.

Informações gerais:

Área: 339.068 km² (fonte: IBGE)
Área rural: 112 km² (fonte: IBGE)
Data de criação: 03/12/1956
Data de instalação: 17/02/1957
Data de comemoração: 17/02
Lei de criação: 272 - 03.12.1956
Município de origem: Brusque
Distrito de origem: Santa Luzia, Adolfo Konder
Altitude: 370 m
Latitude: 27°23'3
Longitude: 49°21'2
População: 6.282 habitantes (fonte: IBGE / ano 2010)
IDH: 0,766 (fonte: PNUD / 2000)
PIB: 67.570 (em milhões) (fonte: IBGE / 2006)

Site da prefeitura de Vidal Ramos

Situado no Vale do Rio do Peixe, o município está a 450 quilômetros da capital Florianópolis. Tem uma área de 378,4 km2 e faz limites com os municípios de Caçador e Rio das Antas, ao Norte; Pinheiro Preto, ao Sul; Fraiburgo e Tangará, a Leste; e Arroio Trinta e Iomerê, a Oeste.

Possui clima úmido do tipo temperado, com as estações bem definidas e temperaturas médias que variam de 35º C no verão a 0º C no inverno.O acesso terrestre pode ser feito pelas SCs 453 e 303. O aéreo, através do Aeroporto Municipal Prefeito Ângelo Ponzoni.

A população atual é de aproximadamente 50 mil habitantes e tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas, sendo a maior produtora do estado de frutas de caroço; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a Empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina.

Informações gerais:

Data de fundação - 1° de março de 1944.
Datas comemorativas - Aniversário do município: 01 de março e Dia da padroeira do município: 08 de dezembro - Imaculada Conceição.
Colonização: Italiana e alemã.
Área: 378 km2.
População: 50.349 habitantes (IBGE/2014)
Localização - Meio-Oeste, a 450km de Florianópolis.
Clima: Temperado, com temperatura média entre 10ºC e 20ºC.
Altitude: 750m acima do nível do mar.
Cidades próximas: Tangará, Pinheiro Preto, Fraiburgo, Salto Veloso.

Site da prefeitura de Videira

Rio Preso foi o nome dado ao lugar pelos primeiros imigrantes que chegaram em 1935, por parecer um lugar preso entre barrancos e matas. Mais tarde foi chamado de Alto Rio Dollmann e depois Forcação. Em 1967 o povoado passou a denominar-se Vitor Meireles, nome dado para homenagear o pintor catarinense. Em 1989 foi elevado a categoria de município, sendo desmembrado de Ibirama.

A vinda de colonizadores italianos, alemães e poloneses determinou as características culturais do município. A economia é baseada na agricultura, sendo que o município se destaca também na produção de mel e queijos. A Festa de Emancipação, a Festa de Santa Catarina e a Festa na Praça são os principais eventos da cidade.

Informações gerais:

Área: 371.480 Km²
Altitude: 370 metros
Latitude: 26° 88' 10" Sul
Longitude: 49° 83' 30" Oeste
Divisas: Salete, Witmarsum, José Boiteux, Santa Terezinha, Rio do Campo e Itaiópolis.

Site da prefeitura de Vitor Meireles

O município de Xanxerê, com área de 378 Km2, tem cerca de 960 propriedades rurais e sua base econômica (70%) está na agropecuária, característica de toda a região Oeste do Estado de Santa Catarina.

O município é oficialmente reconhecido como a Capital Catarinense do Milho, pela Lei nº 11.955, de 25 de outubro de 2001.

Possui também ênfase especial na produção de sementes de soja e feijão de excelente qualidade. A produção de cereais é toda consumida na região, tendo ainda um déficit considerado nas culturas de milho e soja - produção/consumo - sendo suprida por outras regiões. Isto devido a grande demanda da pecuária - suínos e aves.

Informações gerais:

Área: 378km2 (fonte IBGE)
Altitude: 800m do nível do mar
Latitude: 26º52'37
Longitude: 52º24'15
Limites: Ao Norte com os municípios de Ipuaçu e Bom Jesus; ao Sul com Xavantina e Arvoredo; ao Leste com Faxinal dos Guedes; e, ao Oeste com os municípios de Xaxim e Lajeado Grande.
População: 44.642 hab (fonte IBGE/2010)
Eleitores: 31.714 (fonte IBGE/2010)
PIB: 598,452 (em milhões) fonte IBGE/2005

Site da prefeitura de Xanxerê

O município de Xavantina está localizado na região Oeste de Santa Catarina e possui uma população de 4.142 habitantes em uma área territorial de 216,688 quilômetros quadrados.

Xavantina detém o título de maior produtor per capita de suínos do Brasil. Outras atividades econômicas do município são a criação de, bovinos, aves e ovinos; e o cultivo de milho, feijão, fumo, trigo e frutas.

Informações gerais:

Microrregião: Alto Uruguai Catarinense
Aniversário: 02/02
Habitantes: 4.124
Eleitores: 3.598
IDH: 0.749
PIB: 84.428.201,00

Site da prefeitura de Xavantina

O município de Xaxim está localizado na região Oeste de Santa Catarina e limita-se com os municípios de Chapecó, Arvoredo, Xanxerê, Lageado Grande, Coronel Freitas e Cordilheira Alta. Sua população é de 27.039 habitantes, segundo o censo 2010 do IBGE. A área territorial do município de Xaxim é de 294,72 quilômetros quadrados e a altitute é de 770 metros acima do nível do mar.

Informações Gerais:

Microrregião: Alto Irani
Aniversário: 20/02
Habitantes: 27.039
Eleitores: 20.414
IDH: 0.752
PIB: 666.903.379,00

Site da prefeitura de Xaxim

O município Zortéa está situado na divisa com Rio Grande do Sul. Sua população estimada pelo IBGE em 2013 é de 3.153 habitantes.

A população conserva as tradições dos antepassados, com destaque para a cultura italiana. Por outro lado, a influência gaúcha pode ser facilmente percebida no município, cujos rodeios movimentam a cidade várias vezes por ano.

Os atrativos naturais reforçam Zortéa: há fartura de quedas d'água, principalmente nos rios Agudo e Taimbé. A maior delas, Salto Taimbé, tem 80 metros de altura.

Informações gerais:

Localização: Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina na microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina com 27°27'0 de latitude e 51°33'1 de longitude.
Altitude: 834m acima do nível do mar.
Clima: mesotérmico úmido, com as 04 estações bem definidas.
Área Geográfica: 190.149 km²
Limites: ao Norte, com Campos Novos e Capinzal; ao Sul, com o Estado do Rio Grande do Sul; ao Leste, com Campos Novos e ao Oeste, com Capinzal.

Site da prefeitura da Zortéa

O fim da Primeira Guerra Mundial contribuiu para a colonização do município de Witmarsum. A companhia colonizadora trouxe soldados alemães que buscavam um novo lar distante da Alemanha em crise. Em 1924, um grupo deles estabeleceu-se no interior do distrito de Hamônia (atual Ibirama), batizando o lugar de "Nova África" porque os soldados haviam combatido no Continente Africano.

Imigrantes russos, em sua maioria "Menonitas", oriundos da Ucrânia chegaram seis anos depois e deram ao local o nome de "Witmarsum", que significa "estrela azul". Há, porém, uma versão baseada em pesquisas de uma universidade da Holanda que explica a denominação: Witmar seria o nome de um príncipe e sum significa jardim.

Quando Presidente Getúlio se desmembrou de Ibirama, Witmarsum passou a pertencer ao novo município. Através da Resolução municipal nº 7 de 24-04-1957, criou-se o distrito de Witmarsum. Homologada pela Assembléia Legislativa do estado de Santa Catatrina Lei nº 305 de 16-09-1957. Witmarsum foi promulgado município em 17-05-1962 através da Lei nº 826. Sua instalação ocorreu em 15-06-1962.

Informações gerais:

Municípios limítrofes: Dona Emma, José Boiteux, Vitor Meireles, Salete e Taió.
Área: 150,80 km²
População: 3.769 hab. est. IBGE
Altitude: 370 m
Região Turística: Vale Europeu

Site da prefeitura de Witmarsum

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support