Conheça Santa Catarina

PAULO AFONSO

EVANGELISTA VIEIRA

Natural de Teresina, Piauí, nascido em 10 de maio de 1958, filho de Eugênio Doin Vieira e de D. Ângela Maria Gracia Evangelista Vieira. Cursou o ensino fundamental na Escola Santa Catarina, em Florianópolis, SC, o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Formado em Direito e Ciências Políticas pela UFSC (1980) com habilitação específica em Direito Civil e do Trabalho. Mestre pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – Estados Unidos da América (1983).

Ingressou por concurso no cargo de Fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (1984).

Paulo Afonso é advogado e Professor Universitário. Foi membro fundador do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro em Florianópolis, membro da Comissão Executiva Regional do PMDB (1980) e tesoureiro do PMDB: Membro do Conselho Curador da Fundação Pedroso Horta.

Deputado à Assembleia Legislativa Estadual à 11ª Legislatura (1987-1990), eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Durante o seu mandato teve uma passagem tumultuada pelo centro administrativo, em vista do chamado escândalo dos precatórios (dívidas decorrentes de sentenças judiciais) e do atraso de salários dos servidores públicos. Sofreu ameaça de impeachment, mas saiu ileso do processo de cassação por pequena diferença de votos na Assembleia Legislativa. Uma das obras mais importantes foi a conclusão do Túnel Antonieta de Barros e da Via Expressa Sul, na Capital.

Foi líder da bancada de seu partido na Assembleia Legislativa em 1987. Também foi Secretário de Estado da Fazenda no período de 2 dezembro de 1988 até 30 de março de 1990.

Em 1995 foi eleito Governador do Estado de Santa Catarina, pelo PMDB, elegendo como diretrizes a “construção de um Estado de Qualidade”, com diversos projetos em áreas prioritárias.

Carreira Política

  • Governador de Santa Catarina no período de 1995 até 1999.
  • Secretário de Estado da Fazenda no período de 02 de dezembro de 1988 até 30 de março de 1990.
  • Deputado Estadual de Santa Catarina no período de 1987 até 1990.

Fonte: http://www.sef.sc.gov.br e http://ndonline.com.br em 16 de agosto de 2016.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support