Conheça Santa Catarina

LUIZ HENRIQUE

DA SILVEIRA

Filho de Moacir Iguatemy da Silveira e Delcides Clímaco da Silveira, Luiz Henrique nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em 25 de fevereiro de 1940, mas foi criado na capital, Florianópolis.
Antes de se tornar político foi professor de história geral, de português e de Direito Público e Privado. Um ano depois da formatura, mudou-se para Joinville para ser advogado. Teve dois filhos do casamento com Ivete da Silveira e carrega no sangue a descendência de Dom Luiz Maurício da Silveira, que governou a então capitania de Santa Catarina de 1805 a 1817.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), LHS virou deputado estadual aos 33 anos, em 1973. Nunca mais ficou sem mandato eletivo. Foi eleito deputado federal por cinco vezes, sendo o candidato mais votado do Estado em três delas. Na Assembleia Nacional Constituinte, participou das comissões de Organização dos Poderes e Sistema de Governo, além de atuar como vice-líder da bancada do PMDB e integrar as comissões de Trabalho e Legislação Social e Constituição e Justiça.
Luiz Henrique iniciou a carreira política em 1971, quando se tornou presidente do diretório municipal do antigo MDB de Joinville, onde exerceu três mandatos como prefeito. Foi duas vezes presidente do diretório estadual do PMDB e, de 1993 a 1995, presidente do diretório nacional do partido. Também foi eleito deputado estadual e no legislativo catarinense, liderou a bancada do MDB, além de atuar na vice-presidência da comissão de Finanças e Orçamento.
Famoso pela capacidade de articulação, Luiz Henrique já era um político de destaque em 1982. Sempre por partidos de oposição ao regime militar (MDB/PMDB), Luiz Henrique havia passado pela Assembleia Legislativa, pela Câmara dos Deputados e pela prefeitura de Joinville.
Em 1982 não apenas renovou mandato de deputado federal como foi o mais votado de Santa Catarina. Dessa forma, Luiz Henrique – o LHS – saiu daquela polêmica eleição como um peemedebista vencedor. Isso ajudou a definir a cara que o partido teria no Estado conforme a democracia eleitoral se consolidava.
A oratória e o combate aberto ao regime militar, encarnados em Jaison Barreto nos anos 1970, seguiriam na memória dos militantes e nas páginas da história. Mas, para ganhar eleições e chegar ao poder no Estado, era necessário que um grupo mais pragmático passasse a controlar o partido. Nele, Pedro Ivo e LHS despontavam.
Ambos disputaram a prévia do PMDB para definição do candidato do partido ao governo do Estado em 1986. Os militantes peemedebistas decidiram que a vez era de Pedro Ivo, mostrando para Luiz Henrique que a política tinha fila.
Enquanto isso, Luiz Henrique consolidava sua base em Joinville e seu trânsito em Brasília, reelegendo-se deputado federal. Um ano depois da eleição, em 1987, assumiu o cargo de ministro de Ciência e Tecnologia no governo José Sarney. Aguardava a hora de voltar ao jogo da política estadual.
Em 1993, 1995 e 1997, integrou a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Foi ministro de Ciência e Tecnologia, de 1987 a1988, durante a gestão de José Sarney na presidência da República.
Em 2002, foi eleito governador de Santa Catarina, com uma virada histórica no segundo turno sobre o adversário Esperidião Amin (PP), que até então não havia perdido nenhuma eleição no Estado. Para tentar a reeleição, Luiz Henrique licenciou-se do cargo e dedicou-se integralmente à campanha.
Em abril de 2006 renunciou ao cargo para concorrer à reeleição. Foi reeleito e assumiu o governo em janeiro de 2007 para exercer o seu segundo mandato como Governador do Estado.
Renunciou ao cargo de Governador em 25 de março de 2010 para concorrer a uma vaga no Senador Federal.

Carreira Política

• Governador de Santa Catarina no período de 01 de janeiro de 2003 até 08 de abril de 2006 e de 01 de janeiro de 2007 até 25 de março de 2010.
• Prefeito de Joinville no período de 1997 até 2002.
• Deputado Federal por Santa Catarina no período de 01 de fevereiro de 1983 até 31 de janeiro de 1997.
• Prefeito de Joinville no período de 1977 até 1982.
• Deputado Federal por Santa Catarina no período de 01 de fevereiro de 1975 até 31 de janeiro de 1979.
• Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil no período de 23 de outubro de 1987 até 29 de julho de 1988.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support