Conheça Santa Catarina

LAURO

SEVERIANO MÜLLER

Considerado um dos melhores políticos que Santa Catarina já deu ao País, o hábil Lauro Muller foi quatro vezes governador do estado, Senador, Deputado Federal, Embaixador, Ministro da Viação e das Relações Exteriores. Participou ativamente das decisões políticas do Estado e do Brasil e por várias vezes foi conciliador nas crises partidárias de Santa Catarina. Lauro Muller foi um dos fundadores do PRC e considerado republicano histórico.

Descendente de imigrantes alemães é filho de Pedro Muller e Ana Maria Michels Muller. Lauro nasceu em Itajaí no dia 08 de novembro de 1863. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal, aos 14 anos foi para o Rio de Janeiro onde trabalhou no comércio e depois ingressou no Escola Militar, sendo aluno de Benjamin Constant.

Com a Proclamação da República em 1889, por indicação do republicano catarinense Antônio Esteves Júnior, Lauro Muller foi nomeado pelo Marechal Deodoro da Fonseca para ser o primeiro governador republicano de Santa Catarina. Ele substituiu a Junta Provisória composta por Raulino Júlio, Adolpho Horn, João Batista do Rego Barros e Alexandre Marcelino Bayana que havia recebido o governo pacificamente do último presidente da Província, Luís Alves Leite de Oliveira Belo. Em 2 de dezembro de 1889, foi nomeado governador.

Em setembro de 1900 foi eleito deputado federal à primeira Legislatura Republicana. Mas com o afastamento de Deodoro e o fechamento da Câmara Federal voltou ao Estado para reassumir o Governo Estadual e no ano seguinte retornar à capital federal, Rio de Janeiro, e assumir o cargo de deputado federal para o qual foi eleito.

Lauro Muller foi governador nomeado do Estado de 1889 a 1890, entre este período foi eleito pela Assembleia para um segundo período em que governou até 1891. Ele ainda foi eleito para governar Santa Catarina de 1902 a 1906 e de 1918 a 1922. De 1891 a 1899 representou o Estado na política nacional e em 1900 foi eleito Senador.

A 28 de setembro de 1902, toma posse, em substituição a Hercílio Pedro da Luz. Permanece por pouco tempo no cargo – apenas 44 dias -, pois preferiu o cargo de ministro da Viação e Obras Públicas de Rodrigues Alves.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 16.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support