Conheça Santa Catarina

JORGE

LACERDA

Jorge Lacerda nasceu em Paranaguá, no Estado do Paraná, a 20 de outubro de 1914, foi registrado no dia 01 de agosto de 1915, fato que costuma gerar confusões acerca da data de nascimento. Filho dos imigrantes gregos Kominos e Anastacia Lakerdis, cursou 2º grau no Colégio Catarinense, em Florianópolis, a partir de 1927, e formou-se em medicina em 1937 pela Faculdade de Medicina do Paraná, sem, contudo, chegar a exercer a profissão. Mais tarde, em 1949, bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Niterói, no Rio de janeiro.

Líder destacado do Integralismo no Sul do Brasil já aos 20 anos, elegeu-se Deputado Federal em 1950 pelo PRP (Partido de Representação Popular), agremiação pela qual se reelegeu como o candidato mais votado do Estado em 1954, surpreendendo vários líderes políticos de Santa Catarina ao lançar-se, com o aval do então Governador Irineu Bornhausen, da UDN, ao Governo em 1955, sendo eleito e assumindo a 31 de janeiro de 1956.

Com isso, os dois grandes grupos políticos da época – o PSD e a UDN – ficaram à margem, pela primeira vez, do comando da política estadual, ainda que os udenistas tenham entrado na coligação de cinco partidos que apoio Lacerda, eleito vice Heriberto Hulse e ficado com duas importantes secretarias – Fazenda e Obras.

Além disso, Lacerda viveu durante muitos anos no Rio de Janeiro, onde participou de atividades como jornalista cultural e foi oficial de gabinete do Ministro da Justiça, Adroaldo Mesquita da Costa. Residiu também em São Paulo.

Grande orador, foi casado com D. Kyrana Atherino Lacerda e teve três filhas – irene, Zoê e Cristina Maria.

Seu governo foi breve, pois não chegou a atingir metade do mandato, então de cinco anos, mas ficou marcado sobretudo por duas grandes obras fundamentais: a primeira rodovia asfaltada feita com recursos estaduais, ligando Itajaí a Blumenau, e a constituição da Sociedade Termo Elétrica de Capivari.

Em 16 de junho de 1958, Jorge Lacerda sofreu um acidente aéreo, o avião em que viajava caiu, próximo à Curitiba, em viagem que realizava com o ex-Presidente da República Nereu Ramos e o Deputado Leoberto Leal Filho.

Carreira Política

  • Governador do Estado de Santa Catarina no período de 31 de janeiro de 1956 até 16 de junho de 1958.
  • Deputado Federal em 1950.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 76 e 77.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support