Jorge Lacerda nasceu em Paranaguá, no Estado do Paraná, a 20 de outubro de 1914, foi registrado no dia 01 de agosto de 1915, fato que costuma gerar confusões acerca da data de nascimento. Filho dos imigrantes gregos Kominos e Anastacia Lakerdis, cursou 2º grau no Colégio Catarinense, em Florianópolis, a partir de 1927, e formou-se em medicina em 1937 pela Faculdade de Medicina do Paraná, sem, contudo, chegar a exercer a profissão. Mais tarde, em 1949, bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Niterói, no Rio de janeiro.
Líder destacado do Integralismo no Sul do Brasil já aos 20 anos, elegeu-se Deputado Federal em 1950 pelo PRP (Partido de Representação Popular), agremiação pela qual se reelegeu como o candidato mais votado do Estado em 1954, surpreendendo vários líderes políticos de Santa Catarina ao lançar-se, com o aval do então Governador Irineu Bornhausen, da UDN, ao Governo em 1955, sendo eleito e assumindo a 31 de janeiro de 1956.
Com isso, os dois grandes grupos políticos da época – o PSD e a UDN – ficaram à margem, pela primeira vez, do comando da política estadual, ainda que os udenistas tenham entrado na coligação de cinco partidos que apoio Lacerda, eleito vice Heriberto Hulse e ficado com duas importantes secretarias – Fazenda e Obras.
Além disso, Lacerda viveu durante muitos anos no Rio de Janeiro, onde participou de atividades como jornalista cultural e foi oficial de gabinete do Ministro da Justiça, Adroaldo Mesquita da Costa. Residiu também em São Paulo.
Grande orador, foi casado com D. Kyrana Atherino Lacerda e teve três filhas – irene, Zoê e Cristina Maria.
Seu governo foi breve, pois não chegou a atingir metade do mandato, então de cinco anos, mas ficou marcado sobretudo por duas grandes obras fundamentais: a primeira rodovia asfaltada feita com recursos estaduais, ligando Itajaí a Blumenau, e a constituição da Sociedade Termo Elétrica de Capivari.
Em 16 de junho de 1958, Jorge Lacerda sofreu um acidente aéreo, o avião em que viajava caiu, próximo à Curitiba, em viagem que realizava com o ex-Presidente da República Nereu Ramos e o Deputado Leoberto Leal Filho.
Carreira Política
- Governador do Estado de Santa Catarina no período de 31 de janeiro de 1956 até 16 de junho de 1958.
- Deputado Federal em 1950.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 76 e 77.