Conheça Santa Catarina

JORGE

KONDER BORNHAUSEN

Filho do ex-governador do Estado Irineu Bornhausen – 1951-1956 e de Maria Konder Bornhausen, Jorge Konder Bornhausen nasceu no Rio de Janeiro em 1 de outubro de 1937. Dos três filhos de Irineu Bornhausen, o mais velho, Paulo. Era o naturalmente indicado para as disputas políticas. Jorge, todavia, não ambicionava mais do que ajudar o pai e apoiar o irmão, no futuro.

A militância política lhe foi imposta pelas circunstâncias, a partir de 1967, e nunca mais lhe foi dado o direito de escolher entre uma vida privada e tranquila e as responsabilidades da liderança política. Nesta época, no regime imposto pela Revolução de Março, quando se pensou em escolher um vice-governador capaz de ser aceito por ambos os antigos partidos rivais, o PSD e a UDN, a escolha recaiu no jovem advogado que iria se tornar um mestre na arte de articular soluções viáveis para problemas de interesse público.

Jorge Konder Bornhausen colaborou com a administração Konder Reis, na direção do BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), e teve grande destaque, ao ponto de quando foi cogitado um sucessor para o governador, uma consulta entre todas as forças governistas deixou evidente que o nome que teria melhor aceitação seria o de Jorge Bornhausen. Desta forma, ele se tornou Governador do Estado, por eleição indireta, como era então a regra.

Governou Santa Catarina no período de 15 de março de 1979 a 15 de maio de 1982. Neste período, Jorge Bornhausen afirma que a folha de pagamento dos servidores não ultrapassava a 40% da arrecadação.

Em seu governo conseguiu realizar obras em todos os municípios de Santa Catarina, e iniciou o processo que redundou na erradicação da paralisia infantil em todo o Estado.

Ainda, durante os três anos de administração Estadual, Jorge Bornhausen pavimentou mil quilômetros de rodovias e teve o apoio de verbas federais para concluir estradas. Em Florianópolis, pavimentou a estrada do Pântano do Sul, Barra da Lagoa e do Sambaqui. Fez a nova pista da Beira Mar Norte. Construiu o CIC (Centro Integrado de Cultura) e o Terminal de Ônibus Rita Maria.

Outra obra de destaque são os 15 mil quilômetros de linhas de eletrificação rural, que instalou em diversos municípios e distritos catarinenses. Na parte de agropecuária construiu as Ceasas (Centrais de Abastecimentos) dos municípios de Blumenau e Joinville e os armazéns e frigoríficos para maçãs.

Na educação, destaca a Fundação Catarinense de Educação Especial, e a construção de novas escolas.

Também, foi desenvolvido no Governo de Bornhausen o programa Olha o Peixe e a construção dos Comandos Sociais.

Carreira Política

  • Governador do Estado de Santa Catarina no período de 15 de março de 1979 até 14 de maio de 1982.
  • Vice-Governador do Estado de Santa Catarina no período de 09 de março de 1967 até 15 de março de 1971.

Fonte:

DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 97-100.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support