Conheça Santa Catarina

HERIBERTO

HÜLSE

Nascido em Tubarão, em 30 de abril de 1902, filho de Augusto e Delfina Orige Hulse, Heriberto Hulse casou-se com Lucília Corrêa Hulse e teve dois filhos, José Corrêa e Ruy Hulse, ambos engenheiros. Em 1923, mudou-se para Criciúma, onde passou a trabalhar nas Organizações Lage. Dois anos depois, entrou para o PRC, que elegeu o primeiro prefeito de Criciúma, Marcos Ravaris. Em 1934, elegeu-se Deputado Estadual pelo PCR.

O mandato de Deputado não chegou a ser integralmente cumprido, pois o golpe de Estado perpetrado pelo presidente Getúlio Vargas em 1937 interrompeu a atividade de todos os parlamentares. Em 1945, com a redemocratização, surgiu a UDN (União Democrática Nacional), partido pelo qual Hulse candidatou-se a Deputado Federal no ano seguinte, ficando como segundo suplente. Depois disso, somente em 1954 foi chamado pelo Governado Irineu Bornhausen para ser seu Secretário da Fazenda. Em 1956, em eleição separada, foi escolhido como vice de Jorge Lacerda, eleito pela coligação PRP/UDN/PDC/PSP/PL, vindo a ser empossado no dia 16 de junho de 1958, com a morte do titular. Passou o governo a Celso Ramos, eleito em 1960 pelo PSD, no dia 31 de janeiro de 1961.

 Entre as obras realizadas pelo Governo Heriberto Hulse destacam-se a inauguração da segunda etapa da SOLTECA (Sociedade Termoelétrica de Capivari), hoje Usina Jorge Lacerda, em Tubarão, e a ampliação e construção de outras usinas em vários pontos do Estado. Sobressaem também, as negociações que resultaram no convênio de implantação e funcionamento da Faculdade de Medicina, em 1961, em Florianópolis; a planificação da Cidade Universitária, no bairro Trindade, onde instalou a Faculdade de Filosofia; a conclusão das obras do Instituto Estadual de Educação; a continuação e entrega da pavimentação da estrada Itajaí-Blumenau, hoje Rodovia Jorge Lacerda; a entrega do Edifício das Diretorias, sede, hoje, de diversas secretarias de Estado; a construção do hospital de Lages e a ampliação do de Joinville; o apoio à extensão rural e a construção dos fóruns de Criciúma e Tubarão.

É importante ressaltar ainda, o prosseguimento e a conclusão das obras da estrada da Serra do Rio do Rastro, que interligou definitivamente o litoral sul com o planalto serrano, permitindo a utilização de automóveis num trajeto que antes era feito apenas a cavalo; a conclusão da estrada de acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis; inúmeras obras rodoviárias na região de Lages, Vale do Rio do Peixe e Oeste; e o apoio à criação das primeiras cooperativas de eletrificação rural de Santa Catarina. Hulse construiu inúmeros outros hospitais e estimulou o surgimento das Pioneiras Sociais, entidades subvencionadas pelo Governo do Estado e vinculadas à Secretaria da Saúde e Assistência Social, com carros equipados com gabinetes médicos e dentários para a prestação desses serviços nas comunidades carentes. A presidente nacional das Pioneiras era a primeira-dama Sarah Kubitscheck.

Carreira Política

  • Governador do Estado de Santa Catarina no período de 16 de junho de 1958 até 31 de janeiro de 1961.
  • Vice-Governador de Santa Catarina no período de agoste de 1956 até 16 de junho de 1958.
  • Secretário da Fazenda em Santa Catarina no período de 1954 até 1956.
  • Deputado Estadual em Santa Catarina no período de 1934 até 1937.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 80-83.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support