Nascido em 18 de fevereiro de 1938, no município de São Joaquim – SC, filho de José Rodrigues Córdova e de Tamires Batista Córdova. Era o primogênito dos seis filhos do casal, todos nascidos no mesmo município. Casado com Marita Stadler, também de São Joaquim, com a qual teve dois filhos, Gustavo Henrique e Cilene Maria.
Iniciou os seus estudos no Grupo Escolar Professor Manoel Cruz, em São Joaquim, mas o primeiro ano do ensino médio foi no Colégio Diocesano, em Lages. Concluiu o ensino médio na cidade de Florianópolis, no Colégio Catarinense. Já na faculdade, Henrique Códova cursou Direito na cidade de Porto Alegre – RS, no ano de 1957.
Concluiu os estudos em 1963, quando retornou para São Joaquim, para exercer a profissão de advogado, onde iniciou sua atuação em todas as áreas e posteriormente se especializou em direito penal, fazendo diversos júris pelo estado.
Jovem, como muitos então, defendia ideias tipo reformas de base, e em 1963/64 isso era perigoso. Não desistiu dessa postura ao se instalar no Planalto. Com o golpe militar de 1964, e essas ideias de reforma vindo à tona, Henrique Córdova foi preso.
Os primeiros passos no cenário político, Henrique Córdova ensaiou na Faculdade de Direito, onde elegeu-se presidente do centro acadêmico e, posteriormente, Chefe do Executivo da Feurgs (Federação dos Estudantes Universitário do Rio Grande do Sul).
No intuito de representar a região, em 1966, Córdova se candidatou à Deputado Estadual, influenciado pelo amigo padre Ozelame, pela Arena, todavia não conseguiu se eleger e ficou como 5º suplente. Todavia, dois anos depois assumiu, como o falecimento e licença de alguns.
Em 1970 elegeu-se Deputado Estadual com o dobro dos votos que fizera na primeira tentativa. Já em 1974, candidatou-se à Deputado Federal, sempre pela Arena, e foi eleito. Deixou a Câmara para se tornar vice-governador do Estado, ao lado de Jorge Bornhausen, em 1979. Com a renúncia do Governador, em 1982, assumiu a governança efetiva do Estado, exercendo o cargo de maio de 82 até março de 83.
Carreira Política
- Governador de Santa Catarina no período de maio de 1982 até março de 1983.
- Vice-Governador de Santa Catarina em 1979.
- Deputado Federal por Santa Catarina em 1974.
- Deputado Estadual em Santa Catarina em 1970.
Fonte:
DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 101-104.