Conheça Santa Catarina

HENRIQUE HELION

VELHO DE CÓRDOVA

Nascido em 18 de fevereiro de 1938, no município de São Joaquim – SC, filho de José Rodrigues Córdova e de Tamires Batista Córdova. Era o primogênito dos seis filhos do casal, todos nascidos no mesmo município. Casado com Marita Stadler, também de São Joaquim, com a qual teve dois filhos, Gustavo Henrique e Cilene Maria.

Iniciou os seus estudos no Grupo Escolar Professor Manoel Cruz, em São Joaquim, mas o primeiro ano do ensino médio foi no Colégio Diocesano, em Lages. Concluiu o ensino médio na cidade de Florianópolis, no Colégio Catarinense. Já na faculdade, Henrique Códova cursou Direito na cidade de Porto Alegre – RS, no ano de 1957.

Concluiu os estudos em 1963, quando retornou para São Joaquim, para exercer a profissão de advogado, onde iniciou sua atuação em todas as áreas e posteriormente se especializou em direito penal, fazendo diversos júris pelo estado.

Jovem, como muitos então, defendia ideias tipo reformas de base, e em 1963/64 isso era perigoso. Não desistiu dessa postura ao se instalar no Planalto. Com o golpe militar de 1964, e essas ideias de reforma vindo à tona, Henrique Córdova foi preso.

Os primeiros passos no cenário político, Henrique Córdova ensaiou na Faculdade de Direito, onde elegeu-se presidente do centro acadêmico e, posteriormente, Chefe do Executivo da Feurgs (Federação dos Estudantes Universitário do Rio Grande do Sul).

No intuito de representar a região, em 1966, Córdova se candidatou à Deputado Estadual, influenciado pelo amigo padre Ozelame, pela Arena, todavia não conseguiu se eleger e ficou como 5º suplente. Todavia, dois anos depois assumiu, como o falecimento e licença de alguns.

Em 1970 elegeu-se Deputado Estadual com o dobro dos votos que fizera na primeira tentativa. Já em 1974, candidatou-se à Deputado Federal, sempre pela Arena, e foi eleito. Deixou a Câmara para se tornar vice-governador do Estado, ao lado de Jorge Bornhausen, em 1979. Com a renúncia do Governador, em 1982, assumiu a governança efetiva do Estado, exercendo o cargo de maio de 82 até março de 83.

Carreira Política

  • Governador de Santa Catarina no período de maio de 1982 até março de 1983.
  • Vice-Governador de Santa Catarina em 1979.
  • Deputado Federal por Santa Catarina em 1974.
  • Deputado Estadual em Santa Catarina em 1970.

Fonte:

DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 101-104.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support