Conheça Santa Catarina

GUSTAVO

RICHARD

Gustavo Richard nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Império, no dia 29 de agosto de 1847, filho de Henrique Ricardo Richard e de Carlota Amélia Ana Coullon Richard, ambos franceses.

Fez os primeiros estudos em Paris, onde concluiu o curso de humanidades. De volta ao Brasil, em 1868 estabeleceu-se na cidade de Desterro (SC), atual Florianópolis, passando a trabalhar no comércio. Em 1873 mudou-se para Buenos Aires para lecionar na Academia Britânica, e lá permaneceu por seis anos. Em seguida regressou a Desterro e fundou o Colégio Franco-Brasileiro, atuando também como professor no Liceu de Artes e Ofícios. Foi vereador de 1887 a 1890, e presidente do Conselho Municipal nesse período. Adepto das ideias republicanas, fundou o Clube Republicano Esteves Júnior, do qual foi vicepresidente. Também foi redator dos jornais A Voz do Povo e A Evolução.

 No primeiro governo de Lauro Müller, nomeado governador de Santa Catarina em dezembro de 1889, foi designado segundo vice-governador. Substituiu Lauro Müller de 8 de outubro de 1890 a 12 de junho de 1891 e de 29 junho a 10 de novembro do mesmo ano. Em 1906 foi eleito senador por Santa Catarina e também governador do estado. Inicialmente substituído no governo por Abdon Batista, renunciou ao mandato de senador e tomou posse como governador em 21 de novembro de 1906. Em seu governo, que se estendeu até 28 de setembro de 1910, quando foi substituído pelo sucessor Vidal Ramos, implantou em Florianópolis um sistema telefônico e serviços públicos de abastecimento de água e luz elétrica.

Foi membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e recebeu a patente de coronel honorário do Exército brasileiro (1894).

Foi casado duas vezes: a primeira com Matilde Lebarbenchon, com quem teve duas filhas, e a segunda com Maria Del Rosario Sbarbi y Osuña, com quem teve seis filhos.

Fontes: Site: http://cpdoc.fgv.br/ acesso em 06 de outubro de 2016.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support