Conheça Santa Catarina

ARISTILIANO

LAURENO RAMOS

Aristiliano Ramos foi o primeiro catarinense a ocupar o Governo em Santa Catarina depois da vitória da Revolução de 30. Nascido em Lages em 10 de maio de 1888. Aristiliano Ramos era filho de Belizário José de Oliveira e Theodora Ribeiro dos Santos Ramos. De 1906 a 1916 foi vereador em Lages e de 1918 a 1922 substituiu seu pai na Prefeitura Municipal.

Deputado Estadual, foi um dos líderes do movimento revolucionário de 1930, apoiando as forças liberais que invadiram o Estado pelo Planalto. Em 1933, foi nomeado interventor federal de Santa Catarina, em substituição ao gaúcho Rui Zobaran, por interferência do Governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, seu compadre. Tomou posse em 19 de abril de 1933, recebendo o Governo de Manoel Pedro da Silveira, interventor interino e administrador do Estado.

Candidato na eleição ao Governo do Estado, foi derrotado por seu primo Nereu Ramos. Para não entregar o governo ao primo e inimigo político, renunciou à interventoria, passando-a a Fontoura Borges do Amaral Mello.

Casado com Guilhermina Schmidt Ramos, teve como filhos Célio Belizário, Belizário Ramos neto, Cremilda Daura Ramos Amorim, Mário Ramos Vieira e Ineusa Ramos D´Ávila. Recebeu o título de coronel.

Com Aristiliano Ramos à frente do Governo, cresceu a luta interna entre os líderes políticos do Estado. As disputas tratavam-se em torno das vagas para a representação catarinense à Constituinte Nacional. Pelo PLC (Partido Liberal Catarinense) foram eleitos Nereu Ramos, Carlos Gomes de Oliveira e Arão Rebelo. A coligação por Santa Catarina elegeu Adolpho Konder. Em 1934 surge a AIB (Ação Integralista Brasileira), que se desenvolve nas regiões de colonização europeia não-portuguesa.

Em 1934 são realizadas eleições para compor a Assembleia Legislativa Estadual. Para Governador, acontecem em março de 1935. Esta Constituinte Estadual se encarregou de eleger o novo governador. As candidaturas dos primos Aristiliano e Nereu Ramos geraram um rompimento de forças dentro do PL (Partido Liberal) e como consequência a disputa acirrada ostensiva no cenário político catarinense.

Carreira Política

  • Governador do Estado de Santa Catarina, no período de 19 de abril de 1933 até 1935.
  • Prefeito do Município de Lages – SC, no período de 1918 até 1922.
  • Vereador do Município de Lages – SC, no período de 1906 até 1916.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 53.

TUDO SOBRE O

CORONAVÍRUS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support