Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Youtuber é preso após...

Youtuber é preso após simular assalto em via pública e mobilizar viaturas e helicóptero da Polícia Militar

Um youtuber, que simulou um assalto em via pública no Bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú, foi preso na tarde desta quarta-feira, 18. A simulação assustou moradores que, por acreditarem que um crime estava em andamento, acionaram a Polícia Militar pelo 190.

Conforme a ligação, homens estariam portando armas longas, do tipo fuzil, e teriam se fugido em uma camionete Ranger. Pela gravidade da ocorrência gerada, todas as viaturas e motocicletas policiais do 12° BPM e a aeronave da PMSC (helicóptero Águia 07) foram acionada para atender a ocorrência, dando início a uma grande operação de cerco na tentativa de localizar os bandidos.

Durante o deslocamento para o local da ocorrência as viaturas policiais cruzaram sinais vermelhos, trafegaram pela contramão e excederam o limite de velocidade. Outras ocorrências existentes no sistema, que aguardavam atendimento policial, foram deixadas em segundo plano, já que a gravidade do fato exigiu a mobilização de todos os policiais militares disponíveis.

Depois de pelo menos 30 minutos de buscas, com sobrevoo da aeronave pela região e também mobilização das equipes policiais de Itapema e Itajaí, que passaram a realizar barreiras na BR-101, para evitar possível fuga, foi possível encontrar a camionete estacionada numa residência, localizada na Rua Nova Iguaçu. Diante da presença de elementos que indicavam a situação flagrancial, as equipes policiais cercaram a casa e abordaram o morador.

Este relatou para a Polícia Militar que é youtuber e que estava apenas gravando um vídeo em via pública, de simulação de um assalto, para seu canal de Youtube, e que as armas usadas seriam do tipo airsoft. Disse ainda que não deu conhecimento e não possui qualquer autorização dos órgãos públicos competentes para gravar tais cenas em via pública.

Pessoas que caminhavam pela via, quando viram a simulação da cena de assalto em andamento, relataram que o youtuber ainda teria apontado uma arma, mandando ir embora, com voz e gestos.

Diante dos fatos, principalmente pelo atentado contra o funcionamento do serviço policial militar, ao provocar prejuízo ao atendimento de outras ocorrências e a atividade de policiamento ostensivo preventivo, a guarnição deu voz de prisão em flagrante para o youtuber de 28 anos, pelos crime do artigo 265 do Código Penal, e pelo crime de ameaça e pela contravenção penal de perturbação do trabalho ou sossego alheios, com penas que podem chegar a 5 anos de reclusão.

As airsofts e demais itens usados na gravação foram apreendidos. Nas filmadoras apreendidas há várias cenas das gravações feitas em simulação ao assalto.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support