Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Xadrez dos Jasc reúne...

Xadrez dos Jasc reúne os 10 melhores do Brasil

O xadrez da 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em Rio do Sul está de altíssimo nível. Dos 16 grandes mestres da modalidade no Brasil – titulação máxima dado ao atleta – 10 estão reunidos nos Jasc, que vão até o dia 20. Os competidores são unânimes: está sendo o maior nível técnico da história.

A disputa no xadrez na modalidade rápido começou nesta segunda-feira, 14, nas dependências do Caça e Tiro Dias Velho. A competição termina no domingo, dia 20, após sete rodadas de disputas. Entre os grandes mestres que competem nesta edição há campeões brasileiros, pan-americanos e olímpicos. Condição que também vale para o feminino com mestres internacionais e Fide.

Para se ter uma ideia do nível técnico da competição, um enxadrista deste patamar pode levar até uma hora para mexer uma peça do tabuleiro e com o movimento antever de 10 a 15 jogadas do adversário.

“O nível está absurdamente alto. São os Jasc mais fortes de toda a história. Será um torneio interessante, muito disputado até a última rodada”, enfatiza o grande mestre Alexandr Fier, de Florianópolis.

“Olha eu não me lembro de uma edição dos Jasc tão forte, com esse pessoal de peso que está aqui presente em Rio do Sul. Pelo nível aqui é o campeonato brasileiro sendo disputado nos Jasc”, completa o grande mestre Felipe de Cresce El Debs, de Joaçaba.

“Quero dar os parabéns para a Fesporte por este evento de nível técnico muito forte, muito disputado. Aqui estão os grandes jogadores, as grandes jogadoras do Brasil. A Seleção Brasileira em peso está aqui”, destaca Regina Ribeiro, mestre internacional, de Blumenau, que participa há 35 anos dos Jasc com 20 títulos na bagagem.

Fotos: Antonio Prado / Fesporte

Fazem parte da nata do xadrez brasileiro que disputam os Jasc no masculino os grandes mestres: Luis Paulo Supi (Itajaí, atual campeão brasileiro), Alexandr Fier (Florianópolis), Neuris Delgado Ramires (Cubano/Blumenau), Krikor Sevag Mekhitarian (Timbó), Felipe De Cresce El Debs (Joaçaba), Andre Diamant (Chapecó), Evandro Amorim Barbosa (Itajaí), José Fernando Cubas (Paraguaio/Joaçaba), Yago de Moura Santiago (Itajaí) e Everaldo Matsuura (Timbó).

Entre as mulheres, o grupo é formado por mestres internacionais e Fide. Mestre Fide (da sigla em francês da Federação Internacional de Xadrez) é um dos títulos vitalícios concedidos pela Fide aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos em, pelo menos, 24 partidas válidas pelo rating (método estatístico utilizado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez) da Fide.

Entre as mulheres o seleto grupo de mestres internacionais e mestre Fide são: Joara Chaves e Thalita Cincinato (de Itajaí), Maria Fernandez Florência (Jaraguá do Sul), Larissa Barbosa (São José), Regina Ribeiro (Blumenau), Júlia Alboredo, Vanessa Feliciano e Vanessa Gazola (todas do time Rio do Sul) Gabriela Vargas (Concórdia), Kathie Goulart (Criciúma), Agatha Nunes (Timbó), Ramyres Coelho (São José).
A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul.

Informações adicionais para a imprensa:
Antonio Prado (48) 9 9949-5255 / Fesporte

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support