Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Vice-governadora destaca potencial econômico...

Vice-governadora destaca potencial econômico de SC em encontro com cônsul-geral da República Tcheca

Foto: Richard Casas / GVG

A vice-governadora Marilisa Boehm recebeu o cônsul-geral da República Tcheca no Brasil, Miloš Sklenka, nesta terça-feira, 18. A conversa, realizada no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, teve como pauta a ampliação da relação comercial entre Santa Catarina e a nação europeia.

Marilisa citou o potencial econômico do estado, que tem posição privilegiada pela proximidade com os demais países do Mercosul, além de uma logística consolidada com os portos de Imbituba, Itajaí, Itapoá, Navegantes e São Francisco do Sul. De acordo com ela, as características firmadas na inovação tecnológica, na força da indústria e do comércio catarinense, e no investimento que o Governo do Estado vem fazendo na área de formação de mão de obra especializada por meio de cursos técnicos para a rede estadual de ensino e do programa Universidade Gratuita são diferenciais decisivos para a atração de empresas estrangeiras. “Santa Catarina é um estado próspero e seguro e propício para receber investimentos”, comentou a vice-governadora.

Sklenka, que trouxe representantes de quatro empresas tchecas interessadas em exportar para Santa Catarina, sugeriu que o governo catarinense organize missões empresariais para irem até o país do leste europeu. “Eu tenho certeza que os empresários não conhecem as oportunidades que existem entre nossos países. E, por isso, é importante fazer esse tipo de missões, onde eles podem ver com os próprios olhos oportunidades que existem em diferentes áreas de economia”, explicou.

Na visão do cônsul-geral, existe um potencial não só para comércio, mas também para investimentos, projetos conjuntos e criação de empresas mistas. A vice-governadora Marilisa Boehm, que vai levar o assunto para o governador Jorginho Mello, avaliou a reunião como positiva. “Ficou claro que é possível ampliar o mercado para empreendedores catarinenses na República Tcheca”, concluiu.

Acompanharam a reunião os secretários de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, da Saúde, Diogo Demarchi Silva, a coordenadora de inteligência internacional, Liana Ziliotto, representando o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, e o gerente de projetos Jairo Afonso Henkes, representando o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Collato.

Mais informações:
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
(48) 3665-2186
E-mail: alessandro.bonassoli@gvg.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support