Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Vestibular de Verão da...

Vestibular de Verão da Udesc recebe inscrições para quase 1,5 mil vagas até janeiro

Até 16 de janeiro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá inscrições para o Vestibular de Verão 2023, que tem quase 1,5 mil vagas em mais de 50 cursos gratuitos de graduação presenciais e a distância. Faça sua inscrição em udesc.br/vestibular

O edital do vestibular tem 1.265 vagas para cerca de 50 cursos presenciais, em nove cidades; e 160 vagas para três cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), em quatro municípios. Confira mais detalhes no edital, no Guia de Cursos Udesc e na playlist de vídeos.

Essa edição do vestibular também segue o modelo de processo seletivo especial, sem a realização de provas presenciais. Os candidatos poderão escolher um dos seguintes critérios para participar:

  • Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2018, 2019, 2020 ou 2021.
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio. O ingresso dos candidatos aprovados no Vestibular de Verão 2023 da Udesc será no primeiro semestre do próximo ano.

Veja mais detalhes sobre as formas de avaliação no item 3 do edital. Nas vagas de cada um dos dois critérios, há reserva de 30% pelo Programa de Ações Afirmativas da Udesc, sendo 20% para os candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

As inscrições serão homologadas a partir de 27 de janeiro, e a primeira chamada ocorrerá a partir de 7 de fevereiro. Os aprovados ingressarão no primeiro semestre letivo de 2023 da Udesc.

Municípios com vagas

Confira os cursos que estão sendo oferecidos na modalidade presencial:

  • Araranguá (Cead): Licenciatura EAD em Pedagogia;
  • Balneário Camboriú (Cead): Bacharelado Interdisciplinar EAD em Ciência e Tecnologia – Ênfase: Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância;
  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Cead): Bacharelado Interdisciplinar EAD em Ciência e Tecnologia – Ênfase: Gestão Ambiental e Sustentabilidade;
  • Florianópolis (Ceart): Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado), Design (Gráfico e Industrial), Moda, Música (Bacharelados em Piano, Violão, Violoncelo, Violino/Viola e Licenciatura) e Licenciatura em Teatro;
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
  • Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Faed): Biblioteconomia, Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia  (Licenciatura);
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Lages (Cead): Licenciatura EAD em Pedagogia;
  • Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biologia Marinha);
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia de Alimentos;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.

Licenciatura em Pedagogia EAD

A Udesc também publicou o edital do Vestibular UAB/Udesc 2023.1, que oferece 200 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia, em cinco polos de apoio presencial: Itapema, Jaraguá do Sul, Palmitos, São José e Tubarão.

O processo seletivo tem os mesmos prazos, formato (sem prova presencial) e critérios de seleção do Vestibular de Verão Udesc 2023. Com os dois editais, a Udesc Cead está oferecendo o total de 360 vagas em cursos a distância para o próximo semestre.

Motivos para escolher a Udesc

A Udesc é uma universidade pública que tem atualmente 12 centros de ensino instalados em nove municípios, além de cerca de 30 polos de educação a distância pelo Estado, e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme rankings do Ministério da Educação (MEC), e da América Latina e do mundo, como apontam rankings das organizações Times Higher Education (THE) e QS Top Universities.

Além do ensino de graduação, com cursos totalmente gratuitos (sem mensalidade), a Udesc é destaque nas áreas de pesquisa e pós-graduação, com mais de 200 grupos de pesquisa e mais de 95% dos professores efetivos com mestrado e doutorado, e de extensão, com 700 ações em diversas áreas, como educação, saúde e cultura, que atendem 600 mil pessoas anualmente.

A Udesc tem investido cada vez mais em atividades de inovação, em capacitação para o empreendedorismo e em oportunidades de internalização, com mais 20 bolsas de intercâmbio para acadêmicos de graduação por semestre e convênios com quase cem instituições de 25 países.

Na área de permanência estudantil, a Udesc oferece cerca de 700 auxílios de moradia, alimentação e transporte pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), além de bolsas de apoio discente, iniciação científica, extensão e monitoria.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support