Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Vestibular da Udesc faz...

Vestibular da Udesc faz história na universidade com recorde de quase 16 mil inscritos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) alcançou uma marca histórica com o término do período de inscrições do Vestibular de Verão 2023 e do Vestibular UAB/Udesc 2023.1. Foram 15.790 candidatos inscritos para 1.625 vagas do primeiro semestre letivo deste ano, sendo 1.265 oferecidas por 49 cursos presenciais em nove municípios e 360 por três cursos a distância em oito cidades.

O Vestibular de Verão 2023 teve 14.490 candidatos inscritos e ficou próximo da marca do Vestibular de Verão 2015, que registrou 14.604 inscritos. Já o Vestibular UAB/Udesc 2023.1 registrou 1,3 mil inscritos.

“Parabenizo os setores da universidade envolvidos na realização dos vestibulares e também a comunidade acadêmica por esses resultados já históricos para nossa instituição, que comprova, mais uma vez, que estamos no caminho certo para a excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação e reforça o nome da Udesc como referência de universidade pública e gratuita em Santa Catarina e no Brasil”, destaca o reitor, Dilmar Baretta.

A pró-reitora de Ensino da Udesc, Gabriela Mager, enaltece os esforços da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), da Secretaria de Comunicação (Secom) e dos centros de ensino no planejamento das ações, iniciadas ainda no primeiro semestre de 2022, para a realização do Parque das Profissões e dos vestibulares.

“Foram feitas reuniões com a Secretaria de Estado da Educação para a divulgação e a orientação dos alunos da rede estadual, bem como uma campanha publicitária que deu mais visibilidade aos cursos e à infraestrutura da Udesc no período de inscrições”, afirma a pró-reitora.

De acordo com a coordenadora da Covest, Rosângela Machado, seu setor “atuou na divulgação nas instituições de ensino e no atendimento presencial, por telefone e por e-mail aos interessados, dirimindo dúvidas e orientando candidatos de todo o Brasil e também de candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos presenciais e a distância da Udesc”.

Maior campanha já realizada

Entre a segunda quinzena de dezembro e a segunda quinzena de janeiro, a Udesc fez a campanha publicitária do Vestibular de Verão 2023, que teve o maior investimento de uma campanha na história da universidade.

Realizada pela Agência Moove, sob supervisão da Secretaria de Comunicação da Udesc, a campanha incluiu peças e anúncios em ônibus, painéis de LED, front lights, redes sociais como Facebook, TikTok, Instagram e YouTube, mídia programática, games online e portais estaduais de comunicação.

As mídias físicas da campanha puderam ser vistas em rodovias, avenidas e ruas de Florianópolis, São José, Palhoça, Lages, Laguna, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Joinville, Ibirama e Itapema.

“Além disso, a Secom Udesc promoveu ações orgânicas, como a produção de dezenas de releases, posts e boletins de rádio, que levaram o nome da universidade para todas as regiões catarinenses e destacaram a importância da instituição para a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento do Estado”, comenta o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Brüning Schmitt.

Homologação, resultado e matrícula

Após a fase de inscrição, a Udesc segue analisando a documentação apresentada pelos candidatos para considerá-los aptos ou não na disputa das vagas do Vestibular de Verão 2023 e do Vestibular UAB/Udesc 2023.1, que têm os mesmos prazos, formato (sem prova presencial) e critérios de seleção (nota do Enem de 2018 a 2021 ou histórico escolar do ensino médio). 

“A Covest coordena uma equipe técnica composta por servidores dos centros de ensino, bem como da Reitoria, que visa a conferência da documentação submetida pelos candidatos”, explica a coordenadora do setor, Rosângela Machado.

“Também trabalhamos em parceria com a Coordenadoria de Informação e Registro Discente, da Proen, que oferece todo o suporte tecnológico do processo de inscrição até a finalização do processo quando do encerramento das matrículas dos candidatos aprovados e/ou classificados.”

 A pré-homologação mostrará, em 27 de janeiro, quais inscrições estarão aptas ou não para continuar na disputa das vagas. Quem tiver o pedido de inscrição indeferido poderá apresentar recurso até o dia 30 e aguardar a resposta da Udesc a partir de 2 de fevereiro.

A primeira chamada dos dois vestibulares ocorrerá a partir de 7 de fevereiro, e as datas da matrícula e das convocações seguintes serão anunciadas em breve. Os aprovados ingressarão no primeiro semestre letivo de 2023 da Udesc, que iniciará as aulas da graduação em 27 de fevereiro, conforme o calendário acadêmico.

Mais informações

Mais informações sobre o vestibulares podem ser obtidas nas páginas oficiais (Verão 2023 e UAB/Udesc 2023.1) e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support