Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc lança pedra fundamental...

Udesc lança pedra fundamental de escola e de ginásio do Novo Cefid em Florianópolis

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou o ato para assinatura da ordem de serviço e lançamento da pedra fundamental das obras da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles e do ginásio poliesportivo que fará parte do Novo Cefid, futura sede do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

A cerimônia reuniu autoridades e representantes da comunidade na manhã desta quinta-feira, 2, em uma tenda montada no terreno que receberá a escola e o Novo Cefid. O contrato foi firmado com a empresa PNA Construções e Incorporações, que também faz o restauro do muro de arrimo situado no local.

A nova escola e o ginásio serão construídos em uma área com cerca de 30 mil metros quadrados, transferida à universidade pelo Governo de Santa Catarina em 2017. Com uma área construída superior a 5 mil metros quadrados, a obra tem custo estimado em R$ 14.836.897,32, financiados com recursos próprios da Udesc. O prazo para execução é de até 18 meses. 

Gestores

Pela gestão da Udesc, estiveram presentes o reitor, Dilmar Baretta; o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho; as pró-reitoras Gabriela Mager (Ensino) e Letícia Sequinatto (Pesquisa e Pós-Graduação); a futura pró-reitora Mariana Rosa (Administração); os pró-reitores Alfredo Balduíno Santos (Extensão, Cultura e Comunidade) e Alex Fabrin (Planejamento); a procuradora jurídica, Juliana Michel; o chefe do Gabinete do Reitor, Thiago Cesar Augusto; e o secretário de Comunicação, Rodrigo Brüning Schmitt. Pela Udesc Cefid, participaram a diretora-geral da Udesc Cefid, Suzana Matheus Pereira, diretores e gestores do centro de ensino, além de diretores-gerais de gestões anteriores.

Também prestigiaram a ocasião diretores-gerais e representantes de outros centros de ensino e reitores de gestões anteriores da universidade, dentre eles o professor Marcus Tomasi, que contribuiu durante sua gestão para a viabilização da nova escola e do Novo Cefid.

Autoridades

O evento também contou com as seguintes autoridades:

  • secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, representando o governador, Jorginho Mello;
  • diretora de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação, Ana Carolina Colombo, representando o secretário da pasta, Aristides Cimadon;
  • presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), Osvaldir Ramos;
  • diretora da EEB Dayse Werner Salles, Ana Cláudia Ribas;
  • promotor de Justiça Marcelo Brito de Araújo, do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC);
  • Vereadora Tania Ramos, de Florianópolis.

Além disso, estiveram presentes alunos e professoras da EEB Dayse Werner Salles, lideranças locais, gestores do Executivo e representantes de deputados estaduais.

Discursos

O reitor da Udesc destacou a importância da cerimônia e enalteceu os trabalhos realizados por gestores e servidores da universidade nos últimos anos, bem como o apoio da escola, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação. “A relação entre a Udesc, o poder público e a comunidade foi fundamental nesse projeto e resultará em ótimos frutos”, afirmou. 

No seu discurso, a diretora-geral Suzana também prestou agradecimentos a todas as pessoas envolvidas no projeto do Novo Cefid e de reconstrução da escola. Com as novas instalações no Bairro Capoeiras, ela afirmou que a Udesc Cefid “vai poder ampliar suas atividades junto à comunidade”.

“Este é um momento de muita alegria”, ressaltou a diretora da escola, Ana Claudia Ribas. “Vamos conseguir concretizar educação de qualidade para o futuro das crianças da comunidade.” A cerimônia também teve discursos do presidente do CEE-SC, Osvaldir Ramos, da diretora da SED Ana Carolina Colombo e do promotor Marcelo Araújo.

Foto: Divulgação / Udesc

Nova escola

A EEB Dayse Werner Salles está fechada desde 2014. A antiga estrutura foi interditada pela Defesa Civil em 2015 e demolida em 2018, já como parte do projeto de revitalização feito pela Udesc. Desde que assumiu o terreno, a universidade realizou uma série de intervenções para viabilizar as obras e garantir a segurança e a manutenção do local até sua conclusão. Dentre as mais recentes, está o restauro do muro de arrimo, a um custo superior a R$ 1,3 milhão. 

Tanto a obra do muro quanto a assinatura da ordem de serviço demandaram prazo além do planejado devido à necessidade de retirada de um conjunto de árvores presente no terreno, que demandou também futuro reflorestamento do local, conforme exigido pela legislação.

Novo Cefid

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid será desenvolvido por meio de concurso público. Definida pelo Conselho de Centro e pela gestão da Udesc Cefid e endossada pela Reitoria da universidade, a decisão ocorreu devido à complexidade e relevância da obra. O edital do concurso está em elaboração.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo com a escola estadual e o Novo Cefid promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Novo Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support