Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Udesc firma novas parcerias...

Udesc firma novas parcerias durante feira internacional em Florianópolis

Reitor, autoridades e empresários posam para foto no estande da Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmou novas parcerias na Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil 2023), concluída nesta quarta-feira, 29, em Florianópolis. O evento teve uma ampla programação ao longo de dois dias no CentroSul, incluindo cerca de 400 estandes, dentre eles um da Udesc.

Dentre os convênios fechados, a Udesc assinou acordos de cooperação com a Câmara de Comércio da Região de Beiras (CCRB), de Portugal, e a Câmara Municipal de Lichinga, de Moçambique. No país africano, a parceria prospectou possibilidades de mobilidade acadêmica e da oferta de cursos na modalidade a distância pela universidade estadual.

O reitor, Dilmar Baretta, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, e a secretária de Cooperação Internacional e Interinstitucional, Júlia Bittencourt, integraram a equipe da universidade presente no evento.

A vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, e o secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner, foram algumas das autoridades que prestigiaram o estande da Udesc.

“Após a recepção que fizemos aos visitantes estrangeiros na segunda-feira, no Mesc, conseguimos avançar em várias tratativas de novos acordos, dentre os quais os dois que assinamos aqui na FIN e serão muito importantes para ampliar a internacionalização da Udesc e aprimorar nossas atividades”, destaca o reitor Baretta. 

Sobre a feira

A FIN 2023 foi realizada pela Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina, em parceria com a CCRB e diversos parceiros.

O evento teve como objetivo criar redes de cooperação entre empresas de quatro continentes – Europa, Ásia, América e África – estimulando parcerias e crescimento econômico, além de atuar na promoção comercial com países de língua portuguesa e com todas as câmaras de comércio de Portugal no mundo.

Segundo os organizadores, participaram missões empresariais de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos.

Também estiveram presentes 19 câmaras portuguesas do Brasil e mais de três dezenas de entidades governamentais e civis de Portugal e de África.

Recepção

Na última segunda-feira, 27, a Udesc realizou um encontro no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro Histórico da Capital, para recepcionar participantes da feira e apresentar a universidade.

Em novembro do ano passado, o reitor também participou de uma missão internacional em Portugal que teve, entre outros objetivos, articular parcerias para a FIN 2023.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support