Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Ceart recebe inscrições...

Udesc Ceart recebe inscrições para cursos de mestrado e doutorado em Artes, Design e Moda

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas até a sexta-feira da próxima semana, 3 de março, para os processos seletivos de novos alunos regulares aos programas de pós-graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música.

As inscrições, que começaram 6 de fevereiro, são para cursos de mestrado e doutorado. As diferentes etapas dos processos seletivos ocorrem ao longo deste semestre, e os candidatos aprovados iniciam as aulas em agosto.

Neste ano, haverá a implementação da Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação do Centro de Artes, Design e Moda, regulamentada em setembro pelo Conselho de Centro (ConCeart). A maioria dos programas de pós-graduação da Udesc Ceart já contava com reserva de vagas para ações afirmativas, porém de forma diferente entre si. Agora, a política regulamenta a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência, quilombolas, trans e pertencentes a outros grupos sociais de forma equiparada para os programas de pós-graduação da Udesc Ceart, com porcentagem mínima de 40% de vagas reservadas para ações afirmativas no ingresso e também na distribuição de bolsas.

A seguir, confira as informações detalhadas para inscrições de alunos regulares em cada programa.

Artes Cênicas

Aluno regular – PPGAC

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) oferece mestrado e doutorado em Artes Cênicas, em quatro linhas de pesquisa: Corpo, Performatividade e Teatro de Animação; Imagens Políticas; Pedagogia das Artes Cênicas; e Teatro, Sociedade e Criação Cênica.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. Estão disponíveis até 17 vagas do curso de mestrado – sendo destas, até 10 vagas para ações afirmativas – e até 16 vagas do curso de doutorado, sendo até 10 para ações afirmativas.

As etapas do processo seletivo envolvem análise do projeto de pesquisa, prova escrita de conhecimento e entrevista. Mais informações no Edital Ceart nº 039/2022 e na página do PPGAC.

Artes Visuais

Aluno regular – PPGAV

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece mestrado e doutorado, em três linhas de pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos; Teoria e História das Artes Visuais; e Ensino das Artes Visuais.

Para 2023 estarão disponíveis para alunos regulares até 18 vagas no curso de mestrado – sendo 10 para ações afirmativas – e até 10 vagas no curso de doutorado, sendo seis destas para ações afirmativas. Há, ainda, duas vagas suplementares para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ, uma para mestrado e outra para doutorado.

As inscrições poderão ser realizadas até 03 de março pelo formulário online disponível no edital. O processo seletivo envolverá análise do projeto de pesquisa e portfólio dos candidatos, prova escrita, análise do currículo e entrevista.

Mais informações no Edital Ceart nº 038/2022 e no site do PPGAV.

Design

Aluno regular – PPGDesign

O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) oferece mestrado e doutorado e é composto por três linhas de pesquisa: Interfaces e Interações Físicas; Interfaces e Interações Cognitivas; e Organização e Fatores Humanos.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. Serão preenchidas até 10 vagas do curso de mestrado e até 10 vagas do curso de doutorado. Destas, serão destinadas até cinco vagas para ações afirmativas no mestrado e cinco para o doutorado. Há, ainda, duas vagas suplementares para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ, uma para mestrado e outra para doutorado.

As etapas do processo seletivo envolvem exame de proficiência na língua inglesa, redação temática, entrevistas e análise do projeto de pesquisa e currículo. Mais informações no Edital Ceart nº 040/2022 e na página do PPGDesign.

Moda

Aluno regular – PPGModa

O Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) oferece curso de mestrado profissional em Design de Vestuário e Moda, nas seguintes linhas de pesquisa: Design de Moda e Sociedade; Design e Tecnologia do Vestuário.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. Estão disponíveis até 16 vagas para o mestrado, sendo oito para ações afirmativas. Há, ainda, uma vaga suplementar para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ.

O processo seletivo será composto de avaliação do pré-projeto de pesquisa e entrevista. Mais informações no Edital Ceart nº 037/2022 e na página do PPGModa.

Música

Aluno regular – PPGMUS

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) oferece mestrado e doutorado em Música. Neste edital, estão disponíveis até 20 vagas de mestrado e doutorado – sendo até 12 para ações afirmativas – em duas linhas de pesquisa: Educação Musical e Processos Criativos. Há, ainda, duas vagas suplementares para estudante estrangeiro com bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPQ.

As inscrições para alunos regulares estarão abertas até 03 de março de 2023 pelo formulário online disponível no edital. O processo seletivo será composto por análise do projeto de pesquisa, prova dissertativa e entrevista.

Mais informações no Edital Ceart nº 042/2022 e na página do PPGMUS.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support