Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Trabalho desenvolvido no sistema...

Trabalho desenvolvido no sistema penitenciário de SC é destaque na reunião do Consej em Brasília

O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer, participou em Brasília da reunião Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (Cnpcp). O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 6, com a presença de ministros, secretários de Estado e demais autoridades.

Entre as reuniões realizadas durante o dia nas sedes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o trabalho desenvolvido em Santa Catarina foi mencionado como referência e modelo de gestão prisional para o Brasil.

O secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandini, citou a contribuição de Santa Catarina com o modelo adotado nas unidades, que promove a disciplina, a organização e o modelo voltados para o trabalho e a educação. “Pode ser aproveitado por diversos estados que possuem perfil econômico similar à Santa Catarina. A gente vai unificar as boas práticas para serem aproveitadas em outros estados”, ressaltou.

Já o presidente do Consej, Murilo Andrade de Oliveira, destacou como pontos fortes do sistema prisional catarinense o fundo rotativo e o alto quantitativo de presos trabalhando. “A gente busca boas atuações de vários Estados e Santa Catarina tem destaque nesses dois itens que eu citei”, apontou.

O secretário da SAP deu mais detalhes do trabalho desenvolvido no Estado com a liderança do governador Jorginho Mello. Schelbauer enfatizou o comprometimento da polícia penal e que a gestão vai realizar um trabalho buscando estratégias, recursos, parcerias com a comunidade, Ministério Público, Poder Judiciário, empresas privadas, para contribuir com os projetos e efetivar o envolvimento de presos em atividades laborais e de geração de renda.

“Buscamos sempre ações que tragam um retorno efetivo e adequado para a sociedade catarinense, e estaremos sempre trabalhando na constante melhoria dos processos e da gestão do sistema penitenciário no Estado”, disse Schelbauer.

Os diversos encontros do dia tiveram como objetivo principal a integração e fortalecimento das políticas públicas fomentadas e/ou promovidas entre essas instituições que atuam, diretamente, na execução penal em prol de melhorias no sistema penitenciário.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support