Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Setembro Dourado: Hospital Infantil...

Setembro Dourado: Hospital Infantil Joana de Gusmão oferece tratamento oncológico especializado e humanizado

Foto: Ricardo Trida / Arquivo / SECOM

Neste mês, Setembro Dourado, o Governo do Estado reforça a importância da conscientização sobre o câncer infantojuvenil. O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se destaca por oferecer tratamento oncológico especializado e humanizado. Como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), o hospital também realiza atendimento diário 24 horas para emergências de oncologia pediátrica. Desde janeiro, já foram atendidos 7.154 pacientes no serviço.

O serviço de Oncologia do HIJG atende crianças de 0 a 15 anos que apresentem qualquer tipo de neoplasia. As mais comuns na infância incluem leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central. “Para a primeira consulta na oncologia, o paciente precisa vir encaminhado, via regulação, tanto da emergência do Infantil quanto de outra unidade. O hospital promove um contato médico imediato para facilitar o acesso rápido dos pacientes à equipe especializada. A sensibilidade dessa doença exige agilidade e atenção dos profissionais. Inclusive, o tratamento pode ser ampliado para outras especialidades, se for o caso do paciente”, explica a oncologista pediátrica Ana Paula Freund, chefe do serviço de Oncologia do HIJG.

Referência no tratamento oncológico, a instituição oferece uma ampla gama de opções de tratamento. Desde a quimioterapia para todas as neoplasias mais prevalentes na infância, imunoterapia, anticorpos monoclonais, terapias alvo, radioterapia, cirurgias e, quando necessário, os pacientes são encaminhados para centros de transplante em todo o país.

A unidade conta com profissionais altamente capacitados, especialistas que oferecem atendimento integral aos pacientes oncológicos pediátricos. A equipe multidisciplinar garante acesso a tratamentos de ponta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e participa de programas educacionais para aprimorar constantemente as técnicas implantadas pelo corpo clínico.

“Contamos com cinco médicas oncologistas pediátricas, todas com título de especialista e registro de qualificação, sendo que duas delas atuam como médicas paliativistas. Temos também uma equipe do ambulatório composta por duas médicas paliativistas oncologistas, uma enfermeira paliativista, uma psicóloga e uma fonoaudióloga. Além disso, nossa equipe de oncologia inclui odontopediatras, fisioterapeutas e educadores físicos”, explica Ana.

Prevenção

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as causas do câncer pediátrico ainda são amplamente desconhecidas. Contudo, cerca de 10% dos casos são associados a anormalidades genéticas ou hereditárias. Embora nem todos os casos possam ser prevenidos, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco.

A prevenção do câncer infantojuvenil inclui consultas regulares ao pediatra para a identificação de sinais de alerta. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz. Ter hábitos saudáveis também é fundamental, evitar alimentos ultraprocessados e refrigerantes, ingerir frutas e verduras. Brincadeiras ao ar livre são essenciais para garantir a absorção de vitamina D, que fortalece o sistema imunológico.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support