Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Sema apresenta segundo documento...

Sema apresenta segundo documento de ordenamento territorial do sul catarinense

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), apresentou nesta quarta-feira, 14, o documento referente à segunda fase do Zoneamento Ecológico Econômico da Região Econômica 9 (RH9), do sul catarinense. Chamado de prognóstico, o estudo visa  identificar tendências, ocorrências dominantes e possibilidades de transformações no território. Esse é o segundo relatório entregue aos municípios que fazem parte da RH 9, o primeiro foi o diagnóstico.

O secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, esclarece que “todo o esforço tem sido feito para que tenhamos uma ferramenta que colabore para o desenvolvimento econômico sustentável de Santa Catarina, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Isso é possível com planejamento em longo prazo e com uma metodologia que pense o Estado como um todo e fortaleça os municípios, que é justamente ao que o ZEE se propõe”.

O prognóstico está em consulta pública  aqui e recebe sugestões até o próximo dia 23 de dezembro, quando será disponibilizado o documento de subsídios a gestão do território, produto final do ZEE. Para a coordenadora da Coordenadoria Técnica de Integração e Planejamento Ambiental (Ceipa) da Sema, Monica Koch, a consulta faz parte do “processo participativo de construção de políticas de ordenamento territorial”. 

Koch acrescenta ainda que “nossos técnicos se dedicaram a projetar as fragilidades e potencialidades do uso do solo na região e indicar possíveis ações para um desenvolvimento socioambiental equilibrado”, conclui.

Acesse o documento aqui: https://sde.sc.gov.br/index.php/biblioteca/zoneamento-ecologico-economico/rh9/2655-prognostico-rh-9/file

Importância do ZEE

O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de organização do território a ser seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas. Ele tem suas diretrizes e funções descritas por legislação federal e estadual.

Para executar os estudos do ZEE, a SDE e a Sema, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), montaram uma equipe multidisciplinar de consultores e servidores especialistas em suas áreas de atuação, que envolve biólogos, oceanógrafos, geógrafo, engenheiro-agrônomo, engenheiro civil, arquiteto urbanista, sociólogo e economista.
Fotos: Arquivo/ Sema


Texto: Pablo Mingoti 

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support