Governo do Estado reforça apoio a Xanxerê nos serviços de saúde
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, esteve na manhã desta quarta-feira, 22, em Xanxerê, no Oeste do Estado e colocou os serviços e a estrutura da pasta à disposição do município. A cidade que decretou situação de Calamidade Pública foi atingida por um tornado na tarde de segunda-feira, 20.
Desde as primeiras informações sobre o fenômeno climático em Xanxerê, a Secretaria do Estado da Saúde está mobilizada para atender e dar apoio ao município e às vítimas do tornado. A regulação estadual e o Samu foram acionados para viabilizar transferências, e as emergências dos hospitais – inclusive de unidades da Capital, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão – colocadas em prontidão para receber vítimas.
Medicamentos e uma equipe de 12 profissionais formada por médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem foram enviados pelo hospital de Chapecó para dar atendimento e assistência a vítimas em Xanxerê.
Nesta quarta-feira, 22, o secretário e uma equipe da secretaria visitaram o Hospital Regional São Paulo e percorreram bairros da cidade. No hospital, oito pessoas estão internadas, uma em observação na emergência e mais de 70 atendimentos foram feitos desde o início do evento, na segunda-feira. Kleinübing parabenizou as equipes do hospital, pelo pronto atendimento e pela resposta rápida assegurada às pessoas que tiveram algum tipo de ferimento com a intempérie.
“Viemos para ver o estado destas vítimas, nos solidarizar. Conversamos com pacientes e com a direção do hospital para saber da necessidade de material, além dos gastos efetuados com atendimento emergencial, medicamentos, aluguel de geradores e combustível. O Estado vai repor esses recursos assim que a unidade finalizar o relatório com os custos”, disse o secretário, que estava acompanhado na visita pela superintendente de Hospitais Públicos Estaduais, Cristina Pires; pelo o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi; pela superintendente de Serviços Especializados e Regulação Lucia Regina Schultz e pelo gerente do Samu Cesar Korczaguin.
João Paulo Kleinübing informou ainda que junto, com o secretário da Saúde do município, Nédio Conci, foram definidas estratégias de atendimento à população, desde a recuperação das duas unidades de Saúde que foram afetadas no Bairro Bortolon e dos Esportes, recomposição de materiais e medicamentos. “Há muito o que se fazer no atendimento para as comunidades, por isso estamos aqui”, destacou Kleinübing.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC