ACN – Agência Catarinense de Notícias

3. Meio Ambiente
  5. Secretaria do Meio Ambiente...

Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde e Agência Nacional de Águas reforçam prevenção de eventos hidrológicos no estado

Foto: Divulgação / SEMAE

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se reuniram no começo da semana para discutir questões relevantes relacionadas à gestão e à prevenção de eventos hidrológicos críticos no estado.

A reunião contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente e Economia Verde, Sheila Meireles. A pauta principal do encontro foi a Sala de Situação, uma iniciativa que faz parte das metas estabelecidas dentro do Programa Progestão. A Sala de Situação é uma parceria entre a SEMAE, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), tendo por objetivo fazer o acompanhamento da situação hidrológica dos principais rios catarinenses.

Durante a reunião, os participantes discutiram as alterações previstas para o terceiro ciclo do Programa Progestão, com foco em fortalecer a gestão de eventos hidrológicos críticos. Nesse contexto, o Programa Monitor de Secas foi destacado como uma importante ferramenta que integrará essa meta.

A parceria entre a SEMAE e a ANA é fundamental para fortalecer a gestão ambiental e promover ações efetivas de prevenção e resposta a eventos críticos relacionados à água em Santa Catarina. Essa colaboração mútua permite a troca de conhecimentos, o compartilhamento de boas práticas e o alinhamento de estratégias para lidar com desafios e situações adversas.

A Secretária Sheila Meireles ressaltou a importância da parceria e destacou o compromisso do governo estadual em garantir uma gestão sustentável dos recursos hídricos. “A reunião foi extremamente produtiva, e a colaboração entre a SEMAE e a ANA é essencial para enfrentarmos os desafios relacionados à gestão de eventos críticos e à segurança hídrica em nosso estado. Estamos empenhados em fortalecer essas parcerias e implementar ações efetivas para garantir um futuro sustentável”, afirma a secretária. Para ela, a colaboração entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios atuais e futuros, garantindo a preservação de recursos naturais preciosos.

Também participaram da reunião, Vinicius Constante; Alessandra Daibert Couri, Coordenadora de Articulação para a gestão de eventos críticos da ANA; Guilherme Dallacosta e Gisele S. Mori.