ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Secretaria do Meio Ambiente...

Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde e Agência Nacional de Águas reforçam prevenção de eventos hidrológicos no estado

Foto: Divulgação / SEMAE

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se reuniram no começo da semana para discutir questões relevantes relacionadas à gestão e à prevenção de eventos hidrológicos críticos no estado.

A reunião contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente e Economia Verde, Sheila Meireles. A pauta principal do encontro foi a Sala de Situação, uma iniciativa que faz parte das metas estabelecidas dentro do Programa Progestão. A Sala de Situação é uma parceria entre a SEMAE, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), tendo por objetivo fazer o acompanhamento da situação hidrológica dos principais rios catarinenses.

Durante a reunião, os participantes discutiram as alterações previstas para o terceiro ciclo do Programa Progestão, com foco em fortalecer a gestão de eventos hidrológicos críticos. Nesse contexto, o Programa Monitor de Secas foi destacado como uma importante ferramenta que integrará essa meta.

A parceria entre a SEMAE e a ANA é fundamental para fortalecer a gestão ambiental e promover ações efetivas de prevenção e resposta a eventos críticos relacionados à água em Santa Catarina. Essa colaboração mútua permite a troca de conhecimentos, o compartilhamento de boas práticas e o alinhamento de estratégias para lidar com desafios e situações adversas.

A Secretária Sheila Meireles ressaltou a importância da parceria e destacou o compromisso do governo estadual em garantir uma gestão sustentável dos recursos hídricos. “A reunião foi extremamente produtiva, e a colaboração entre a SEMAE e a ANA é essencial para enfrentarmos os desafios relacionados à gestão de eventos críticos e à segurança hídrica em nosso estado. Estamos empenhados em fortalecer essas parcerias e implementar ações efetivas para garantir um futuro sustentável”, afirma a secretária. Para ela, a colaboração entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios atuais e futuros, garantindo a preservação de recursos naturais preciosos.

Também participaram da reunião, Vinicius Constante; Alessandra Daibert Couri, Coordenadora de Articulação para a gestão de eventos críticos da ANA; Guilherme Dallacosta e Gisele S. Mori.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support