Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde libera...

Secretaria da Saúde libera aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 na população de todos os grupos prioritários

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), liberou a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 em toda a população, acima dos 12 anos, dos grupos prioritários elencados para a vacinação. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) que descartou a necessidade de aguardar a finalização de uma fase para dar início a outra.

De acordo com o MS, inicialmente os grupos prioritários foram divididos em fases para facilitar a operacionalização da vacinação. No entanto, tendo em vista a entrega oportuna das vacinas para os estados e a capacidade de distribuição, não existe mais a necessidade de escalonar a aplicação de doses. Sendo assim, estão aptos a tomar a vacina Pfizer bivalente contra a Covid–19 todas as pessoas que integram um dos grupos prioritários:

– abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI);
– idosos com 60 anos ou mais;
– pacientes imunocomprometidos;
– população das comunidades indígenas e quilombolas;
– gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
– trabalhadores da saúde;
– pessoas com deficiência permanente;
– população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Foto: Cristiano Andujar/SECOM

Apesar da liberação, a gerente de imunização da DIVE, Arieli Fialho, esclarece que os municípios têm autonomia para definir as próprias estratégias de vacinação. “A nossa recomendação é que a população sempre busque informações com a secretaria de saúde da cidade onde mora sobre os locais e horários de vacinação e grupos que estão sendo vacinados. Isso porque um município pode optar por liberar um grupo antes ou depois, de acordo com a disponibilidade de doses, equipes de vacinação, entre outros motivos”, destaca a gerente.

Para receber a dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente, além de fazer parte de um dos grupos prioritários, é imprescindível que a pessoa tenha 12 anos ou mais, tenha se vacinado com pelo menos duas doses de vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) e tenha tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

O público-alvo total dos grupos prioritários para receber a dose da vacina bivalente é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. O estado de Santa Catarina já recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu aos 295 municípios catarinenses 671.094 doses. Até o momento, segundo o vacinômetro federal, foram aplicadas 110 mil doses.

A SES reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support