Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Secretaria da Agricultura promove...

Secretaria da Agricultura promove painel sobre exportação de carne suína

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca promove nesta terça-feira (13), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, a partir das 19h, o painel “Qualidade da Carne Suína Catarinense e o Mercado Japonês”, que será ministrado pelo adido agrícola na Embaixada do Brasil em Tóquio (Japão), Gutemberg Barone de Araújo Nojosa, na abertura da sexta edição do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. O evento será realizado de 13 a 15 de agosto.

O simpósio é considerado um dos mais importantes eventos técnicos de suinocultura com a missão de debater tendências e antecipar temas e tecnologias relacionadas à produção de suínos. Vão participar do painel, além do adido agrícola do Brasil na Embaixada em Tóquio, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipesc), Rui Vargas, e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri.

“Com a habilitação de frigoríficos catarinenses para exportar para o Japão, agroindústrias e técnicos estão atentos às exigências desse cobiçado mercado, por isso, a importância desse evento para o setor”, destaca o secretário João Rodrigues. O acesso ao painel de abertura do simpósio é gratuito.

As novas perspectivas mundiais com a abertura de novos mercados também serão apresentadas pelos convidados. Durante os três dias do simpósio, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnicas (Nucleovet), com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Uma das apostas do simpósio será a palestra “Perspectivas Mundiais para a Carne Suína Brasileira: Mitos e Fatos” com Rui Vargas, presidente da Abipecs. Vargas abordará os reflexos no país com a abertura de novos mercados como o Japão, que passará a comprar carne produzida em Santa Catarina.

Maior importador mundial do produto, o Japão compra cerca de um 1,2 milhão de toneladas por ano. Atualmente, Santa Catarina é o único Estado brasileiro que pode vender carne suína ao país japonês, pois é o único livre de febre aftosa sem vacinação.

A palestra “Qualidade da Carne Suína e Fatores que a Influenciam” será apresentada pela professora Dra. Ana Maria Bridi. Para a especialista, as etapas da cadeia produtiva devem ser normatizadas e certificadas para garantir a padronização do produto e satisfazer os novos conceitos de qualidade que foram incorporados recentemente, como a segurança alimentar e o respeito dos sistemas de produção ao bem-estar do homem, dos animais e pelo ambiente.

Entre os temas técnicos, destaque para “Disenteria Suína: Situação brasileira”, “Disenteria Suína Controle e Erradicação”, “Análises de Resíduos Veterinários e Contaminantes em Carnes” e “Atualizando o Manejo Nutricional de Matrizes Suínas Hiperprolíficas”. Mais informações e a programação completa estão no site www.nucleovet.com.br.

Confira o boletim produzido pela Rádio Secom

  Baixar áudio

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support