Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretaria da Agricultura entrega...

Secretaria da Agricultura entrega guincho para colônia de pescadores de São José

Pescadores de São José são beneficiados com a entrega de um guincho para retirar as embarcações do mar. O equipamento foi cedido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, via termo de cessão de uso, e atenderá mais de 270 pescadores. O gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria, José Marcati, entregou o guincho para a Colônia de Pescadores de São José nesta terça-feira (27).

O equipamento foi adquirido com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e faz parte de uma ação do Governo do Estado para apoiar o setor pesqueiro. No total, foram investidos cerca de R$ 1 milhão na aquisição de 12 tratores e 16 guinchos que já foram entregues a 28 colônias e associações de pescadores. 

O presidente da Colônia de Pescadores de São José, João Carlos da Silva, destaca que o guincho atenderá uma antiga reivindicação dos pescadores. “De tempos em tempos, temos que puxar as embarcações do mar para reforma, pintura ou para fazer reparos, e com o guincho, isso fica muito mais fácil. Antes, isso era feito com a ajuda de caminhões ou até mesmo ônibus”, afirma.

Na oportunidade, o gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria, José Marcati, falou sobre o convênio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca com o Governo Federal que possibilitará a demarcação de todas as 837 fazendas de maricultura do Estado, localizadas entre Palhoça a São Francisco do Sul. “Serão investidos R$ 3,14 milhões e mais 20% de contrapartida do Governo do Estado em três projetos para o desenvolvimento da maricultura de Santa Catarina, com projetos de aquisição de boias sinalizadoras, estacas de aço e cabos de aço; apoio à ocupação de forma ordenada desses espaços e atendimento das exigências dos órgãos ambientais no que diz respeito à gestão e ao monitoramento desses parques aquícolas”, explica. 

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o convênio com o Governo Federal foi assinado no fim do ano passado e visa concluir um processo de regularização da atividade da maricultura catarinense iniciado em 2003. Em 2011, todas as áreas marítimas foram ordenadas e regularizadas, faltando apenas a sinalização destes parques. “Como os maricultores não tinham recursos para implantar as boias e os equipamentos necessários fechamos a parceria. A regularização irá facilitar o controle e a fiscalização da atividade por parte das instituições responsáveis”, destaca Rodrigues. 

O secretário João Rodrigues destaca ainda que a pesca extrativa marinha continua sendo a principal fonte de produção de pescado nacional, sendo responsável por 536.455 toneladas (42,4% do total de pescado) e que Santa Catarina é o maior produtor nacional em pescado. “Na pesca industrial a estimativa é de uma safra com 136 mil toneladas e na pesca artesanal com 14 mil toneladas, totalizando 150 mil toneladas ao ano, por isso o apoio do Governo do Estado aos pescadores catarinenses”. 

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}