Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. SC Transferências completa 10...

SC Transferências completa 10 anos e ganha nova ferramenta de consulta

A Controladoria-Geral do Estado lançou uma nova ferramenta de consulta às transferências voluntárias, ampliando a transparência dos repasses feitos pelo Governo a terceiros por meio de convênios e outros instrumentos. A consulta está disponível no portal www.sctransferencias.sc.gov.br, que está completando 10 anos. Por meio dela, a sociedade pode consultar quem recebeu o dinheiro, o valor recebido, onde foi aplicado e quem foram os fornecedores e prestadores de serviços contratados.

“As transferências voluntárias são feitas por diferentes órgãos do Estado. À CGE cabe promover a transparência da prestação de contas desses recursos, ampliando o controle social”, afirma Cristiano Socas da Silva, controlador-geral do Estado. A nova consulta, com infográficos que facilitam a compreensão das informações, foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação (Ciasc). 

A evolução da ferramenta de consultas às transferências voluntárias é um dos cinco compromissos do 1º Plano SC de Governo Aberto, firmado pelo Governo do Estado com a Open Government Partnership (OGP). A organização internacional promove governos mais abertos, transparentes e participativos. Durante o processo de implantação, a sociedade civil foi chamada a opinar sobre a nova consulta.

História

O SC Transferências está completando 10 anos. O portal foi criado para estimular o controle social sobre as transferências voluntárias; facilitar o monitoramento sobre os repasses por parte dos gestores estaduais; e orientar entidades, prefeituras e pessoas físicas a apresentar propostas e realizar a prestação de contas de recursos recebidos do Governo do Estado. 

Antes da plataforma SC Transferências, a consulta a essas informações dependia do acesso ao processo físico. Para consultar a nova ferramenta de consultas acesse o banner Consultas às Transferências Voluntárias no endereço www.sctransferencias.sc.gov.br.

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support