SC termina Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos com recorde de medalhas
Foram 10 dias de disputas em solo paranaense, e a delegação de Santa Catarina deixou Londrina no sábado, 13, com um novo recorde de medalhas em uma edição de Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos. Foram 41, sendo 39 na primeira etapa, de modalidades individuais, e duas douradas no último dia de jogos, nas coletivas.
O Estado também estabeleceu uma nova marca de medalhas de ouro: 14. E ainda garimpou outras 16 de prata e 11 de bronze, terminando a competição escolar (o COB não aponta um campeão-geral) entre os primeiros colocados, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro e à frente de Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Foto: Divulgação / Fesporte
>>> Imagem para download na galeria
Na avaliação do chefe da delegação catarinense, Ademar José da Silva, o Estado fez um bom papel em Londrina, conseguindo uma excelente participação nas modalidades individuais e chegando a duas finais e cinco semifinais nas coletivas. “Ano após ano Santa Catarina se consolida como uma das potências do desporto escolar no país. Cabe a nós da Fesporte, e o presidente Marcelo Kowalski está empenhado nisso, seguir dando o suporte necessário para que novos pólos se desenvolvam em todas as regiões do Estado”, disse.
Dois ouros na despedida
No sábado, SC participou de cinco decisões, duas finais e três decisões de terceiro lugar. Os bronzes não vieram, com as derrotas do handebol feminino (EEB Claudino Crestani, de Palma Sola) para o Caic Barbosa de Deus (PI) por 11 x 10, do basquete feminino (EEB Gasparino Zorzi, de Campos Novos) por 54 x 40 para o SMCE Madureira (RJ) e do vôlei masculino (EM Erwin Prade, de Timbó) para o Colégio Leonardo da Vinci (SP) por 3 sets a 2.
Em compensação, nas finais as catarinenses não vacilaram. Em uma decisão eletrizante, o futsal feminino da Escola Lourdes Lago, de Chapecó, manteve a dinastia catarinense na modalidade. Saiu vencendo o Colégio Albert Einstein (RJ), tomou a virada já na etapa final e conseguiu empatar e levar a decisão para os pênaltis. Aí as meninas não desperdiçaram e foi a hora de brilhar a goleira Carol, que defendeu duas cobranças das cariocas e definiu o placar em 4 x 2. Muita festa na quadra do Colégio Marista pelo pentacampeonato de Santa Catarina no futsal feminino dos Jogos Escolares 12-14 anos: desde 2010, o Estado foi ouro com equipes de Caçador (2010 e 2011), de Criciúma (2013) e agora duas vezes com Chapecó (2012 e 2014).
E na última final do programa, o vôlei feminino da Escola Sara Castelhano Klenkauf, de Guaraciaba, confirmou o favoritismo construído ao longo do torneio e fez 3 sets a 0 (25/15, 25/14 e 25/16) no Colégio Impacto, do Pará. Com isso, as meninas (bronze em 2013) fecharam a competição sem perder nenhum set nas cinco vitórias até o ouro. As duas equipes catarinenses campeãs vão representar o país no Sul-Americano escolar, que vai acontecer em meados de dezembro em Aracaju (SE). Os campeões das modalidades individuais também serão convocados.
Os Jogos Escolares da Juventude foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola. Santa Catarina participou com uma delegação de 192 pessoas, coordenada pela Fesporte. A competição começou dia 4 com a participação de mais de 4 mil atletas escolares dos 26 estados e do Distrito Federal.
>>> Ouça a entrevista do chefe da delegação na Rádio Secom
As 41 medalhas de SC nos Jogos Escolares 12-14 anos:
Ouro – 14
Atletismo (2): Heloísa Dias (EEB São Ludgero/São Ludgero) – salto em distância
Revezamento 4×75 metros masculino – Leonardo Cubam (EEB Nicolau Gesing/Braço do Norte), Wellington Garcia (EBM Machado de Assis/Blumenau), João Souza (Colégio Extensão X/Araranguá) e Erik Marques de Oliveira (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte)
Ciclismo (1): Vitória Chavier Claudino (EEB Frederico Navarro Lins/Rio do Sul) – Resistência
Futsal Feminino (1): EEB Lourdes Lago (Chapecó)
Ginástica Rítmica (4): Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville), Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau), Maiara Regina Cândido (EBM Pedro I/Blumenau) e Amanda de Oliveira (EEB João Martins Veras/Joinville) – Por equipes
Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) – Individual geral
Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) – Bola
Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) – Fita
Natação (2): Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó) – 50 metros Livre
Ana Giulia Pereira Zortéa (Colégio Marista/Criciúma) – 100m Peito
Tênis de Mesa (3): Ranifer Almeida Meurer (Escola Modelo Gaertner/Rio do Sul) e Taís Grazioli (Escola José Theobaldo Utzig/Pinhalzinho) – Duplas feminino
Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) e André Albuquerque (Colégio Estimoarte/Florianópolis) – Duplas masculino
Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) – Individual
Vôlei Feminino (1): EEB Sara Castelhano Klenkauf (Guaraciaba)
Prata – 16
Atletismo (7): Gabriela Xistel (Escola Avelino Marcante/Joinville) – lançamento de disco
Gabriela Xistel (Escola Avelino Marcante/Joinville) – arremesso de peso
Ellen Anfilóquio (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte) – 80m com barreiras
Erik Marques de Oliveira (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte) – 75 metros rasos
Leonardo Cubam (EEB Nicolau Gesing/Braço do Norte) – 250 metros rasos
Lucas Pacheco (EEB Júlio Scheidemantel/Timbó) – salto em altura
Revezamento 4×75 metros feminino – Ellen Anfilóquio (EEB Annes Gualberto/Braço do Norte), Micaela Mello (EEB Maria do Carmo de Souza/Palhoça), Heloísa Dias (EEB São Ludgero/São Ludgero), Karoline Bernardes (EEB Aderbal Ramos da Silva/Florianópolis)
Ciclismo (1): Vitória Chavier Claudino (EEB Frederico Navarro Lins/Rio do Sul) – Prova por pontos
Ginástica Rítmica (3): Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau) – Individual-geral
Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau) – Bola
Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau) – Fita
Natação (2): Amanda Amorim (Colégio Marista/Criciúma) – 50 metros Borboleta
Revezamento 4x50m Livre feminino
Xadrez (3): Thiago Carsten Dobuchak (Colégio Bom Jesus/Blumenau) – Individual
Thiago Carsten Dobuchak (Colégio Bom Jesus/Blumenau) – Blitz
Caroline Dartora Zago (EBM Concórdia/Concórdia) – Individual
Bronze – 11
Atletismo (3): Ludmila Cardoso (EEB Zenaide Schmitt Costa/Gaspar) – 250 metros rasos
Henrique Sabel (Escola Pedro Aleixo/Massaranduba) – lançamento do disco
Amanda Arrial (EBM Santa Cruz/Concórdia) – pentatlo
Natação (6): Cristian Machado (EBM Machado De Assis/Blumenau) – 100m Costas
Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó) – 200 metros Livre
Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó) – 100m Livre
Ana Giulia Pereira Zortéa (Colégio Marista/Criciúma) – 100m Costas
Revezamento 4x50m Medley misto
Revezamento 4x50m Medley feminino
Tênis de Mesa (2): Ranifer Almeida Meurer (Escola Modelo Gaertner/Rio do Sul) e Taís Grazioli (Escola José Theobaldo Utzig/Pinhalzinho) – Equipe
Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) e André Albuquerque (Colégio Estimoarte/Florianópolis) – Equipe
Mais informações para a imprensa:
Rodrigo Braga
Ass. Comunicação Fesporte
(48) 8802-7742