Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. SC tem a maior...

SC tem a maior geração de empregos do Sul do Brasil nos primeiros meses de 2023

Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

A população de Santa Catarina é quase 40% menor que a dos vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, mas mesmo assim o estado teve a maior geração de postos de trabalho formais no Sul do Brasil durante os quatro primeiros meses do ano. O saldo no primeiro quadrimestre foi de 55.675 vagas, o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo (190.094) e Minas Gerais (92.205). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira, 31, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O governador Jorginho Mello destaca que os resultados são robustos, mas ainda tem espaço para melhorar. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui”, afirma, reforçando que agora o desafio é criar oportunidades para acelerar a geração de novos empregos.

Na divulgação dos dados do Caged para abril, Santa Catarina teve um saldo positivo de 7.012 vagas. É um número menor do que o registrado em alguns meses do primeiro trimestre do ano, mas suficiente para manter a liderança catarinense entre os estados do Sul. Os setores de serviço, comércio e construção foram os que tiveram mais saldo positivo na geração de empregos em abril.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, são muitos os motivos para esse resultado positivo. “O povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um ativo muito importante. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios”.

Em abril, o país gerou 180.005 postos de trabalho com carteira assinada, resultante de 1.865.279 admissões e 1.685.274 desligamentos no mês, tendo saldo positivo em 23 das 27 unidades da federação e nos cinco grandes grupos de atividade econômica, como foi o caso de Santa Catarina.

O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, adiciona que Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país, 88,2% dos catarinenses empregados nos primeiros três meses do ano. “Isso contribui muito para esses dados, temos também a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação”.

Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support