Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde realiza reunião para...

Saúde realiza reunião para alinhamento de ações contra a dengue na Grande Florianópolis

Para analisar o cenário epidemiológico de Palhoça e São José, que concentram a maior parte dos casos de dengue de Santa Catarina, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, juntamente com técnicos da Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis, da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 10.

O encontro ocorreu em Palhoça, que registra a maioria dos casos (650). “A situação em alguns municípios é mais complexa, como é o caso de São José e aqui. Precisamos intensificar as ações em conjunto com os municípios. Por isso, trabalharemos com medidas coordenadas que ultrapassam as secretarias de Estado da Saúde e dos dois municípios, mas também junto com a assistência social e com as demais estruturas de governo para que a gente possa minimizar os efeitos e evitar o máximo possível óbitos causados por dengue, uma doença que você pode prevenir”, relatou Carmen Zanotto.

Além disso, a adaptação do Aedes aegypti à região foi um dos pontos abordados. “O vetor está adaptado ao clima. Estamos vivendo um período de intenso calor e com chuvas significativas. Isso torna o ambiente propício para a reprodução e proliferação do mosquito e estamos passando pelo período sazonal da doença”, destacou Fábio Gaudenzi, médico infectologista e superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

Esse cenário e a situação de intensa vulnerabilidade social de alguns bairros da região tornam o controle ao mosquito ainda mais difícil. “Eliminar os criadouros segue sendo a melhor estratégia de prevenção à dengue. E o que encontramos em muitos locais e que preocupa bastante é lixo a céu aberto, por exemplo. Por isso, precisamos unir esforços e tentar reduzir os números. Cada um fazendo sua parte para eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, alertou João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

Ações conjuntas

As medidas de controle ao vetor serão implementadas de forma organizada na Região da Grande Florianópolis. E para isso, será instalado em breve um centro de gerenciamento que vai concentrar e organizar as ações.

“Pretendemos aumentar o número de agentes de endemias. Temos um déficit desses profissionais e levaremos isso ao Ministério da Saúde. Queremos também buscar, junto ao Ministério e à Fiocruz, a expertise que eles têm em outros estados para que possamos adotar em Santa Catarina e minimizar os efeitos da doença. Em outra frente solicitar ao Ministério que se faça o mesmo esforço adotado durante a pandemia e que adquira as vacinas e as disponibilize para os Estados e municípios que tenham a necessidade de imunizar a sua população”, explicou Carmen Zanotto.

Dengue

Na presença de febre de início abrupto, associada à forte dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, nas articulações e fraqueza, deve-se procurar atendimento em um serviço de saúde para evitar o agravamento do quadro.

Apesar de não haver um medicamento específico contra o vírus da dengue, o diagnóstico precoce é muito importante para reduzir o risco de dengue grave e de morte pela doença. A hidratação é o principal tratamento contra a dengue.

A Dive ainda orienta os profissionais de saúde do estado a utilizar o fluxograma de classificação de risco e manejo do paciente com dengue, disponível aqui, mantendo atenção especialmente para grupos como crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, assim como para os sinais de alarme e gravidade da doença.

Confira aqui o último informe epidemiológico da dengue.

Prevenção

– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
– Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support