Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde capacita servidores da...

Saúde capacita servidores da Saúde para enfrentamento de desastres

Em 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS), já capacitou um total de 354 servidores do setor de saúde de 111 municípios para o enfrentamento de desastres. As ações foram conduzidas no âmbito do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres). 

“O objetivo das capacitações é apresentar o escopo do Programa, que se baseia na gestão de risco e no desenvolvimento contínuo de ações para reduzir os impactos dos desastres na saúde humana, prevenindo Emergências em Saúde Pública (ESP)”, explica o diretor da Vigilância Sanitária, Arion Bet Godoi. 

O Programa Vigidesastres inclui a elaboração de Planos de Preparação e Resposta para Emergências em Saúde Pública (PPR-ESP), que estabelecem diretrizes para que o Estado e os municípios catarinenses possam desenvolver suas próprias orientações de enfrentamento de desastres.

Os planos visam planejar ações de resposta e medidas urgentes para o controle e contenção dos eventos emergenciais de maneira qualificada e cooperativa, promovendo a articulação entre diferentes setores e esferas de governo.

Até agora, seis capacitações foram realizadas, abrangendo municípios das Regionais de Saúde de Joinville, Mafra, Jaraguá do Sul, Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Lages, Araranguá, Criciúma, Tubarão e Florianópolis. Participaram das capacitações os secretários municipais de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica e Atenção Primária.

As capacitações foram divididas em duas modalidades: uma teórica, abordando as ações de vigilância em saúde dos riscos associados aos desastres, e uma prática, que consistiu em um exercício simulado sobre chuvas intensas.


No dia 19 de junho, a capacitação ocorreu na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, em São José, atendendo a Regional de Saúde de Florianópolis e contando com a presença de 39 profissionais do setor.

As ações foram realizadas pela Gerência em Saúde Ambiental (Gesam) e pela Divisão de Riscos Ambientais (DRA) da DIVS.  Com as atividades, a GESAM/DIVS planeja fortalecer as ações do Programa VIGIDESASTRES em todo o estado de Santa Catarina, completando a oferta de capacitações para todas as Regionais de Saúde até o final deste semestre.

Insumos estratégicos

Por meio do Programa Vigidesastres, a DIVS e a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) estabelecem o fluxo para a distribuição de kits de medicamentos e insumos estratégicos aos municípios de Santa Catarina atingidos por desastres.

Os kits contêm 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos, suficientes para atender até 500 pessoas desabrigadas e desalojadas por um período de três meses, garantindo os recursos necessários para a resposta adequada a emergências de saúde pública.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support