Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Santa Catarina tem 5%...

Santa Catarina tem 5% dos municípios em estado de atenção para seca  

Apesar do dezembro chuvoso no Litoral, o abastecimento público em Santa Catarina se encontra em estado de atenção em 5% dos municípios analisados. É isso que indica a edição n°46 do Boletim Hidrometeorológico que apresenta uma análise integrada das condições meteorológicas. 

Dentre os 295 municípios, 246 estão em normalidade e 13 atenção frente à estiagem e 36 não encaminharam informações de atualização da sua situação. As cidades com abastecimento público em atenção são: Anchieta, Bandeirante, Concórdia, Coronel Martins, Correia Pinto, Guaraciaba, Itapiranga, Pouso Redondo, Romelândia, Salete, Santa Helena, São Cristóvão do Sul e São Joaquim.

A previsão para o trimestre entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, que compreende o início e toda estação do verão no Hemisfério Sul, indica que o volume de chuva previsto deve ficar próximo à média climatológica no Grande Oeste, Planaltos e acima da média nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí.

Dezembro marcado por diferenças de precipitação entre regiões

A chuva em dezembro continua apresentando características distintas entre o Oeste e o Litoral catarinense. O número de dias sem chuva variou entre 21 e 27 dias dos Planaltos ao Extremo Oeste. Já no Litoral, choveu entre 13 e 17 dias em média.

Com o aumento no volume de chuvas nos últimos meses, as previsões estendidas mostram que a estiagem hidrológica tende a uma melhora a curto prazo. Mesmo com a estabilidade na maior parte das regiões, é fundamental que o Estado siga o monitoramento constante das condições hidrológicas.

:: Confira aqui o boletim na íntegra aqui

Sobre o Boletim Hidrometeorológico

O Boletim Hidrometeorológico é uma publicação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), e da Defesa Civil de Santa Catarina, com a parceria da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support