Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Santa Catarina sedia evento...

Santa Catarina sedia evento internacional de fruticultura

Maior produtor nacional de maçã, Santa Catarina é ponto de referência para evento internacional sobre fruticultura. Nesta quinta-feira, 12, São Joaquim foi sede do VII Field Day on Rootstocks from CG Series e IX Giro Técnico que reúne profissionais de vários países para a disseminação de conhecimento técnico-científico para produtores de maçã de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, participou da abertura do encontro e destacou a importância do setor produtivo para o agronegócio catarinense.

“Nós estamos aqui para incentivar os produtores rurais. Queremos unir todos os elos do setor produtivo, formar parcerias e buscar soluções. O agronegócio catarinense é competitivo e eficiente, temos que valorizar nossos produtores rurais e dar condições para que os jovens continuem investindo no meio rural. Nós queremos levar as inovações, que já estão disponíveis na cidade também para o campo. Quem está no campo precisa ter internet, energia elétrica de qualidade, boas estradas e garantia de safra. Eventos como esse são importantíssimos porque disseminam as informações e trazem o que há de mais moderno para os fruticultores catarinenses”, destaca Valdir Colatto.

Santa Catarina espera uma safra de 599,8 mil toneladas de maçã, mais da metade de tudo o que é produzido no país. O estado conta com 15,3 mil hectares plantados e aproximadamente três mil produtores de maçã, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo. As principais variedades produzidas são Gala e Fuji.

Indicação Geográfica da Maça Fuji

A Maçã Fuji da Região de São Joaquim é um dos produtos tipicamente catarinenses. Esta foi a sexta Indicação Geográfica (IG) conquistada por Santa Catarina. A certificação, na categoria de Denominação de Origem (DO), abrange uma área de 4.928 quilômetros quadrados nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Foto: Epagri

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. A Denominação de Origem parte do pressuposto de que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto.

Foco na sanidade vegetal

Santa Catarina faz parte da única região do mundo a erradicar a Cydia pomonella. A praga, também conhecida como traça da maçã, pode causar grandes prejuízos aos produtores rurais e está longe do território catarinense há quase 10 anos.

A Cydia pomonella é considerada o pior inseto praga da fruticultura no mundo e mantê-la fora de Santa Catarina exige um trabalho contínuo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e produtores rurais. A abertura de mercados é apenas um dos resultados obtidos após a erradicação da praga, pois a qualidade geral dos frutos também é preservada, uma vez que não é necessário o uso de inseticidas para o controle da doença nos pomares.

VII Field Day on Rootstocks from CG Series e IX Giro Técnico

O evento é promovido pelo Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. O encontro, voltado para o setor produtivo da maçã, reuniu 350 participantes de diversos países e contou com atividades em Caxias do Sul, Vacaria, Bom Jesus e São Joaquim

Agenda em Jaguaruna

Na noite desta quinta-feira, 12, o secretário Valdir Colatto participa da abertura da 1ª Festa da Melancia de Jaguaruna. Desde de dezembro 2021, o município é oficialmente reconhecido como Capital Catarinense do Produtor de Melancia. Jaguaruna possui a maior área plantada da fruta em Santa Catarina, são 600 hectares cultivados por 70 famílias. Para este verão, a colheita esperada é de 15 mil toneladas.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/
www.instagram.com/agriculturaepescasc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support