Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Santa Catarina registra nova...

Santa Catarina registra nova queda na geração e destinação de resíduos


Foto: CGR Biguaçu (Veolia)

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta terça-feira, 09, o novo relatório sobre o monitoramento de resíduos em Santa Catarina. Mesmo com a retomada de muitas atividades econômicas, no mês de maio a destinação dos resíduos registrou queda de 21% se comparado a fevereiro, que foi o último mês antes da pandemia. Em relação à geração de resíduos, a redução chegou a 18% no mesmo período.

Os dados são provenientes do Sistema de Controle de Movimentação de Resíduos e de Rejeitos do IMA, plataforma online que coleta e compila dados sobre os resíduos gerados ou destinados no estado. Embora a pesquisa inclua boa parte dos resíduos, como os da indústria, por exemplo, o material não leva em consideração resíduos urbanos, da construção civil e logística reversa, que são registrados em frequência semestral.

Destinação de Resíduos

Segundo o monitoramento, em 2020 a destinação de resíduos em Santa Catarina vem decrescendo todos os meses, desde fevereiro.

Entre as classes de resíduos mais recebidos no estado, os setores de processamento de madeira e da fabricação de painéis, mobiliário, papel e celulose tiveram a maior redução, com 16%.

Os que menos sofreram alteração neste período foram os resíduos da agricultura, horticultura, aquicultura, silvicultura, caça e pesca, e da preparação e processamento de produtos alimentares, com queda de apenas 0,5%.

Geração de Resíduos

A geração de resíduos também vem apresentando queda constante desde o mês de fevereiro. Os resíduos de processamento de madeira e da fabricação de painéis, mobiliário, papel e celulose, que são os de maior geração entre os que necessitam de MTR para o transporte, tiveram uma queda de 6%.

Nessa categoria de resíduos, os de processamento de madeira e fabricação de painéis e mobiliário registraram a maior redução.

Resíduos Urbanos

Os resíduos urbanos não entram neste monitoramento, pois não necessitam MTR, mas semestralmente os aterros sanitários encaminham o inventário de resíduos ao órgão ambiental catarinense.

Sobre o Monitoramento de Resíduos 

Santa Catarina é referência no país pela implementação, em 2014, do Sistema de Controle de Movimentação de Resíduos e de Rejeitos (MTR). Lançado de forma pioneira, o programa permite ao órgão monitorar toda a geração e destinação de resíduos em tempo real. 

Para garantir que todo resíduo gerado pelas atividades econômicas em Santa Catarina seja monitorado, o Instituto do Meio Ambiente aplica auditorias no Sistema MTR para verificação de destinação irregular de resíduos. Se constatado irregularidades, sanções são aplicadas ao infrator mediante auto de infração ambiental.

Nas rodovias, os técnicos do IMA e também parceiros, como Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, verificam se os veículos que transportam resíduos estão de acordo com a legislação. A ausência de MTR em um veículo implica na retenção do mesmo até a regularização e aplicação de auto de infração ambiental.

Informações adicionais à imprensa:
Claudia Xavier
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br
Fone: (48) 3665 4177 / (48) 99172 8277
Site: www.ima.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support