Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina recebe medicação...

Santa Catarina recebe medicação para tratamento de Covid-19 pelo SUS

Santa Catarina inicia a semana com uma importante notícia para o tratamento da Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda, dia 14, as orientações para uso do primeiro medicamento ambulatorial disponível no SUS para a Covid-19: o paxlovid. O Ministério da Saúde encaminhou ao estado doses suficientes para 1.545 tratamentos.

A medicação é indicada para pacientes a partir dos 65 anos e para imunocomprometidos a partir dos 18. O remédio deve ser dado até o 5º dia de início dos sintomas e somente com prescrição médica. É preciso ser fornecido pelo SUS, sem possibilidade de compra. O objetivo é evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco.

Como medicação ambulatorial, o paxlovid é indicado para pessoas que estejam na fase inicial dos sintomas. Os pacientes que estão aptos a receber o tratamento foram divididos em grupos: grupo 1 – que tenham imunossupressão de alto grau ou idade igual ou maior que 75 anos, independentemente de comorbidade; grupo 2 – ter a partir de 65 anos, com pelo menos duas comorbidades; grupo 3 – a partir dos 65 anos, com apenas uma comorbidade; grupo 4 – a partir dos 65 anos, sem comorbidades; e grupo 5 – pessoas com imunossupressão de baixo grau, a partir dos 18 anos.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve ir até um posto de saúde, unidades de pronto atendimento ou hospitais, para fazer uma avaliação. O tratamento é contraindicado para gestantes e às lactantes a orientação é interromper a amamentação durante o uso da medicação.

O paxlovid para tratamento de paciente com Covid-19 foi aprovado pela Anvisa em março deste ano. Retroviral de uso oral, deve ser administrado por cinco dias em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença.

Santa Catarina, confirmou, no último dia 9, os primeiros cinco casos da sublinhagem BQ.1.1 do Coronavírus, causador da Covid-19. Com isso, foram emitidos alertas para reforço das medidas preventivas. Mais informações sobre o medicamento e sobre a sublinhagem do vírus estão disponíveis no site saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support