Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Santa Catarina pretende criar...

Santa Catarina pretende criar um projeto para aumentar a competitividade do setor leiteiro

Quarto maior produtor de leite do Brasil, Santa Catarina pretende criar mecanismos para fortalecer a cadeia produtiva e incentivar a exportação. A estratégia levantada pela Aliança Láctea Sul Brasileira prevê melhorias em logística, redução dos custos de produção e qualificação de produtores. O plano foi apresentado ao secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, nesta quarta-feira, 4.

“Daremos todo apoio à cadeia produtiva do leite, envolvendo indústria e produtores para retirar entraves que impedem o setor de crescer. Junto aos estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, vamos buscar colocar o leite na pauta de exportações do Sul do país”, afirma Colatto.

A produção de leite envolve diretamente 70 mil famílias catarinenses, sendo que aproximadamente 24 mil famílias fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado. Em 2021, Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite, respondendo por 8,9% da produção nacional.

O coordenador-geral da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies, explica que o setor vive um momento delicado, com a estagnação da produção nacional e a falta de competitividade para buscar o mercado externo. “Há oito anos a produção brasileira está estagnada em 25 bilhões de litros/ano de leite vendido para as indústrias e, enquanto em outros estados a produção encolhe, na região Sul nós continuamos crescendo. Somos responsáveis por 40% do leite industrial e temos apenas 15% dos consumidores. Só o mercado interno não nos permite crescer, precisamos nos voltar para os portos e exportar nossa produção”.

Foto: Divulgação / SAR

Hoje, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, 10 estão em Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis, Nova Erechim, Marema, Braço do Norte, Princesa, Cunhataí, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga. Os dados analisam a quantidade de litros produzidos por quilometro quadrado e demonstram a qualificação e especialização do setor produtivo catarinense.

Entre os maiores gargalos levantados pela entidade estão os altos custos de produção, que impedem competir no mercado global; baixa eficiência produtiva no campo; logística ineficiente; manter a sanidade dos rebanhos; alta volatilidade nos preços e falta de energia elétrica trifásica e acesso à internet.

A intenção da Aliança Láctea é incluir o leite em pó, pó de soro de leite, queijo e manteiga na pauta de exportações da região Sul, ampliando o mercado consumidor e garantindo a continuidade e especialização do setor. “Santa Catarina já produz leite de qualidade, com sanidade animal, qualidade e conta com a experiência bem sucedida nas cadeias produtivas de carnes. O leite hoje é o setor com os maiores ganhos marginais a incorporar e pode ter um grande impacto na economia de Santa Catarina e na vida de milhares de catarinenses”, ressalta Airton Spies.

As propostas para fortalecimento do setor produtivo na região Sul devem ser apresentados na próxima reunião do Codesul para o envolvimento dos estados vizinhos.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/
www.instagram.com/agriculturaepescasc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support