Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Santa Catarina prepara segundo...

Santa Catarina prepara segundo Plano de Ação de Governo Aberto para ampliar transparência

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) está conversando com potenciais parceiros do programa SC Governo Aberto, desenvolvido pelo Estado com apoio da Open Government Partnership (OGP). A organização internacional promove governos mais transparentes, participativos, inclusivos e inovadores. Nesta terça-feira, 11 de abril, o órgão apresentou o programa ao secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett.

“A inovação é um dos pilares do conceito de Governo Aberto defendido pela OGP. Ela é um instrumento valioso para viabilizar o controle social, que nada mais é do que a participação da sociedade na gestão pública, fomentada principalmente pela transparência e por espaços de interação entre sociedade e governo”, explica o controlador-geral Cícero Barbosa.

A proposta de parceria ao programa foi bem recebida pelo secretário Marcelo Fett. “A iniciativa é inovadora e tem todo o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Falar em Governo Aberto e mais transparência é aumentar o nível de responsabilidade por parte do poder público. E é uma ferramenta importante para estimular a relação de confiança entre cidadão e governo”, destaca Fett.

Santa Catarina é o único Estado brasileiro a fazer parte da OGP, junto com a União e as cidades de São Paulo, Osasco (SP) e Contagem (MG). Neste ano, o estado irá elaborar o 2º Plano de Ação de Governo Aberto. O documento reunirá um conjunto de compromissos para promover transparência e participação social. O processo de elaboração destes compromissos é feito em conjunto por órgãos de governo e organizações da sociedade civil. A execução das ações tem prazo até 2026.

Participaram da reunião com o controlador e o secretário, a Ouvidora-Geral do Estado Marina Rebelo, a Coordenadora do Programa SC Governo Aberto, Carolina Kichller, e a bolsista Victoria Araújo, por parte da CGE. Da SCTI, estavam presentes o secretário adjunto, Jorge Sandoval, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Quintino.

Leia mais sobre Governo Aberto no link www.cge.sc.gov.br/governo-aberto.

Informações:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br
Fone: (48) 99128-1980
Site: www.cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support