Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Santa Catarina pode ter...

Santa Catarina pode ter escritório de representação do governo Italiano no 2º semestre

A instalação em Florianópolis de um “sportello consolare”, um escritório de representação do Governo Italiano, visando ampliar os serviços consulares em Santa Catarina para o próximo semestre de 2023 foi o principal encaminhamento da segunda reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália da Assembleia Legislativa. O grupo se reuniu nesta quarta-feira, 24, na presidência da Casa com o secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Juliano Froehner.

A notícia dessa primeira conquista foi anunciada por Froehner, que sinalizou ainda que o governo catarinense ambiciona mais: a criação de um consulado italiano em solo catarinense para atender todos os pleitos da comunidade com descendência italiana no Estado, que corresponde a 68% da população.

“Santa Catarina é um estado internacional. Por isso, o nosso objetivo é que tenhamos um consulado, que vem ao encontro das demandas da Frente”, reiterou.

Avanço

Coordenador da Frente, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou que este é um avanço significativo. Ele lembrou que um dos pleitos da Frente é justamente a criação, no Estado, de uma Agência Consular de Carreira. A instalação de um ‘sportello’ seria uma situação intermediária entre a atual e a de uma “agência consular de carreira” – esta pressupõe o envio, pelo Ministério, em Roma, de pessoal específico.

“A chegada desse escritório é o primeiro passo. A expectativa é muito grande. É um grande avanço sediarmos um escritório de negócios”, afirmou Caropreso, que solicitou ao secretário Froehner que a chegada do “ sportello” seja oficializada pelo governo catarinense, através de uma carta de intenções encaminhada ao governo italiano.

Sobre a Frente Parlamentar

O objetivo da Frente Parlamentar SC-Itália é incentivar e desenvolver relações bilaterais entre os dois países, além de fomentar relações econômicas, sociais e intercâmbios educacionais.

Além de Caropreso, a frente é integrada pelos deputados Ana Campagnolo, Jair Miotto, Marcos Vieira, Antídio Lunelli, Paulinha, Nilso Berlanda, Volnei Weber, Matheus Cadorin, Altair Silva, Napoleão Bernardes, Ivan Naatz e Luciane Carminatti.

Fonte: Agência AL

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support