Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Santa Catarina lança Política...

Santa Catarina lança Política Estadual de Alfabetização voltada aos primeiros anos do fundamental e EJA

Para garantir a alfabetização efetiva das crianças, jovens, adultos e idosos não alfabetizados, a Secretaria de Estado de Educação (SED), lançou a Política de Alfabetização para a rede estadual de ensino nesta quarta-feira, 16. Com uma série de medidas que serão implantadas nas escolas estaduais, a Política visa garantir e ampliar o direito de aprendizagem da escrita e compreensão de leituras para os estudantes.

As ações propostas envolvem a valorização dos professores, em especial aos alfabetizadores e formação do magistério. Além disso, diversas ações já estão sendo implementadas na rede, como compra de livros para o incentivo à leitura, jogos didáticos, materiais pedagógicos e construção de novos parquinhos nas escolas.

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O lançamento teve transmissão on-line para as Coordenadorias Regionais de Educação e contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente da Rede Laço, Késia Martins, do diretor de atividades especiais do Tribunal de Contas, Osvaldo Faria de Oliveira, e conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ana Cláudia Collaço de Mello.

“Como professora, sei da importância e da necessidade de políticas voltadas à alfabetização de crianças, jovens e adultos, e da valorização e boa formação dos profissionais educadores. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Educação, vem se mostrando atento às demandas e necessidades dos alunos, buscando formas dinâmicas e criativas de ensino para a aprendizagem efetiva dos catarinenses”, afirmou a primeira-dama sobre a importância do lançamento.

Estado investiu R$ 54 milhões na proposta

O documento traz oito ações necessárias para implementar a Política na rede. Uma delas é a garantia de estrutura necessária para auxiliar na alfabetização de crianças e jovens. Para isso, o Estado investiu mais de R$ 54 milhões em ações no Projeto Ambientes Alfabetizadores. Estão contemplados nesse projeto: parques de recreação, kits de livros de literatura infantil, kits de incentivo à leitura, contendo porta-livros, tapete e almofadas, móveis escolares coletivos e coloridos e jogos didáticos voltados ao 1° e 2° ano do ensino fundamental.

“Nossa gestão olhou para a educação em todos os níveis. A Política que lançamos hoje é voltada ao ensino fundamental e à educação de jovens e adultos. É o alicerce para a construção que acontecerá nos próximos anos da história dos nossos estudantes e nas nossas escolas. Algumas propostas da Política já estão sendo implementadas e distribuídas nas escolas”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Outra ação necessária para implementação é garantir que o Currículo Base do Território Catarinense seja contemplado no planejamento dos professores da rede. Por isso, o Governo do Estado adquiriu livros técnicos e promoveu cursos de formação sobre a Política para os professores alfabetizadores em 2022. Também haverá formação continuada para docentes alfabetizadores, gestores e técnicos envolvidos no processo e promoção de estudos e pesquisas sobre alfabetização em toda a rede.

O documento também instrui para a criação de uma plataforma interativa digital para compartilhar experiências e materiais para alfabetização e o desenvolvimento de processos para avaliar a aprendizagem de leitura.

Política busca efetivar e elevar taxa de alfabetização no estado

Foto: Henrique Pizzolo / SED

Segundo pesquisa do IBGE, em 2019 Santa Catarina tinha a segunda menor taxa de analfabetismo do país, com 2,3%, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Atualmente, a taxa é menor ainda, de 2%, para a população de até 15 anos. Com a implementação da Política, o Estado pretende ampliar ainda mais as taxas de alfabetização para toda a população.

A diretora de Ensino da SED, Letícia Vieira, destacou o trabalho conjunto da Secretaria para desenvolvimento do documento. “Essa Política foi construída por muitas mãos, pensando nas melhores práticas para a aprendizagem e educação de nossas crianças. Por isso, já estamos capacitando os professores e entregando materiais para auxiliar na alfabetização”, concluiu a diretora.

Uma das bases para o desenvolvimento da Política é o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O currículo estabelece que, ao fim do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o aluno deverá aprender a ler e escrever em até três semestres letivos.

A criação do documento ainda garante a efetivação de duas metas do Plano Estadual de Educação. A meta 5 estabelece a necessidade de alfabetizar todas as crianças aos seis anos ou até, no máximo, oito anos. A meta 9 define que é necessário elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 98% e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support