Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Santa Catarina entrega documento...

Santa Catarina entrega documento inicial para o planejamento da Bacia do Rio Canoas e Pelotas

Com a missão de cuidar e orientar a gestão dos principais rios do Estado, foi entregue na na última quarta-feira, 22, o lançamento dos dados obtidos na primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoas e afluentes do Rio Pelotas. O instrumento é um planejamento para gestão dos recursos hídricos destas importantes bacias hidrográficas para a região.

Para a elaboração dos estudos, foi contratada a HRA Engenharia e Meio Ambiente, que fez a apresentação do documento intitulado diagnóstico. O evento aconteceu no dia mundial da água como ato simbólico, na Associação Empresarial de Lages (ACIL) e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas de 18 municípios da região. Entre os participantes, estavam empresários, acadêmicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O encontro contou também com a presença do Presidente do Comitê de Bacias Canoas-Pelotas, Altherre Branco. Para ele, a expectativa é que o plano se concretize da melhor forma possível. “Esse é um projeto esperado por todos, há muitos anos e com certeza será um sucesso assim como o evento que encaminha a finalização da primeira etapa”, destaca.

O Coordenador do Plano de Recursos Hídrico, o engenheiro Víctor Luís Padilha, explica que todos os dados que foram levantados, vão servir para diagnosticar como está a situação das águas em um caráter quantitativo e qualitativo.

Após a apresentação dos dados e informações, os estudantes da UDESC realizaram uma visita na estação de tratamento da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), em Lages, onde entenderam todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água.

Estão programados diversos encontros regionais, oficinas e audiências públicas para garantir a participação dos diferentes segmentos da sociedade das bacias hidrográficas e do Comitê Canoas e Pelotas. O próximo encontro será realizado no município de Curitibanos na próxima terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores do município, a partir das 14h.

Sobre o Plano de Recursos Hídricos

O Plano é um projeto do Governo de Santa Catarina e está sendo acompanhado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Canoas e afluentes do Rio Pelotas. Com os dados é possível criar um cenário de metas e indicadores que garantem o uso sustentável dos recursos hídricos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support